segunda-feira, 30 de maio de 2011

Nova Fotografia

Uma foto normal todos a conhecemos, são como as quatro a seguir:






A nova técnica, de Jamie Beck, chamadas de "cinemagraphs" (cinemagrafias), mistura a foto estática que todos conhecemos, com movimentos que são comuns num vídeo. É uma foto, mas se mexe em alguma parte, pode ser o efeito do vento nos cabelos ou na roupa, podem ser outros efeitos que dependem da criatividade do artista.
Coloquei um vídeo que tem as fotos, cada uma é uma foto. Estão dentro de um vídeo, mas cada uma é uma foto, vejam:


Quem gosta de fotografia vai querer fazer, acho que é uma nova técnica que mistura o efeito da foto com o movimento. Como se faz ? aparentemente é usando photoshop, editando um vídeo e deixando uma camada de máscara imóvel, como um "Gif", em outras palavras não sei ainda exatamente como se faz isso, se alguém souber de um bom tutorial para este tipo de "fotos" agradeceria muito a informação.
Tem um tutorial (inglés) que dá uma boa ideia para começar, veja em http://www.tested.com/news/how-to-make-your-own-cinemagraphs-a-new-take-on-gifs/2253/  e nele tem comentários de "Rallier" que é bom ler.

Um comentário:

*Laudi* disse...

Esta nova técnica com fotografias é sensacional, dá vida a uma fotografia. Fiquei com dúvidas agora... Como seria fazer uma postagem de uma foto dessas, trabalhada como gif, em nossos perfis, com no facebook ou no orkut. Acho que talvez não seria possível pois o efeito de gif não acontece quando salvamos as fotos no nosso computador, que é a partir deste que postamos nos sites. Ou seria possível? Seria maravilhoso ver nossas fotos com movimento, ou mesmo a natureza, campos de girassóis, etc... pois gosto de criar álbuns com imagens de natureza nos sites que participo.