segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Pensamentos de uma Arara Azul

Uma Arara Azul
tem as cores do céu,
azul lindo e amarelo sol.

O que será que pensa 
uma Arara Azul ?



   Esse foi um vídeo que fiz no Parque das Aves, aqui em Foz, é um lugar muito interessante. Lá se "Hospedam" as Flamingas. 

Uma Arara é uma figura que se presta ao humor, acho que é associação com tanta piada sobre papagaios.



OBS.:
Gostaria de fazer um esclarescimento dirigido aos queridos leitores de Portugal, que é o segundo País que mais visitou este Blog até hoje, sigo a ortografia utilizada no Brasil, muitas palavras tem uma escrita aparentemente incorreta, como já terão percebido rsrs (diga-se de passagem, esses "rsrs" significa "risos", é o mesmo que hahaha, jajaja, kkkkk,...rsrsrs).



Não vou prometer som tão cedo, mas senti a sua falta... Bem, poderia dizer que meu objetivo não era esse, já entrei nas legendas meio sem querer, só para experimentar. Achei engraçado as araras e é muito interessante como as imagens vão puxando as legendas. Acho que não vou ter como escapar e terei que aprender a colocar som, uma coisa leva a outra...
 


domingo, 28 de agosto de 2011

Bandeira ao Vento !


O vento muda
as coisas andam
aquelas que são flexíveis
  dançam na direção do vento.

A força do vento
nas bandeiras dos barcos
marcam territórios em alem mar
pedaços de patriotismo
surcando o azul marinho.

Nem todas as coisas andam
quando o vento muda;
Algumas param esperando o vento que se foi,
congelam sua ação na mudança.

A força do vento é igual
num momento e num local
dai para frente será sempre diferente.

Bandeiras são como pessoas
tremulam ao vento suas cores
suas ideologias ao vento expõem.

Energias diferentes tremulando,
ao vento contam histórias,
conversam nos portos da vida
antes de zarpar para alem mar

O vento muda
Os barcos voltam ao mar
ou congelam no porto 
com suas rigidas bandeiras .
                
                                                                                                     Dan


Obs. Essa imagem é a primeira de um tipo diferente, reparem que não esta como video porque você não esta clicando para ele começar, ele é um "Gif". É como se fosse uma foto que se mexe...rsrsrs

Olhando ela de novo dá vontade de dar o nome de: "Conversa entre Bandeiras".  (você sabia que as bandeiras conversam quando estão no Porto...Sim, é sempre uma conversa ao sabor do vento...Contam-se muitas coisas que viram no mar...Ah, sim, são as bandeiras dos barcos a conversar... sobre muitas coisas dos marinheiros se fala... Não posso contar, é conversa entre bandeiras...)

Gente, imagino tanta coisa, acho que é falta de namorada...


Manipulações de um Protozoário


Esta semana me chamou a atenção uma noticia, olhem só o que os cientistas foram descobrir...

A noticia era sobre resultados de  uma pesquisa biológica da Universidade de Stanford (USA).  Tratava-se de uma pesquisa sobre Toxoplasmose  e os ratos, que são HOSPEDEIROS dessa doença. 

Inicialmente confundi com a “Leptospirose”  transmitida por ratos  e  que todos os que bebemos uma cervejinha na lata conhecemos bem, de tanto ouvir falar que a latinha poderia ter sido contaminada pela urina do rato e que a urina do rato transmite essa doença.

São doenças diferentes, uma é causada por uma bactéria e a outra por um protozoário. Outra  diferença  é que  a Leptospirose  pode ser  fatal e a  toxoplasmose normalmente não é problemática, exceto na gravidez. A semelhança esta em que as duas atacam seres humanos  e na sua transmissão  estão envolvidos os ratos.

Mais de metade da população mundial tem anticorpos específicos contra a toxoplasmose, o que significa que muitas pessoas estão ou já estiveram infectadas.

Feito esse esclarecimento,  a pesquisa  dizia que o protozoário ( toxoplasma gondii )   multiplica-se no intestino dos gatos, que são os  que  transmitem a Toxoplasmose aos humanos.  Isso mesmo, ele existe nos ratos e nos humanos, além de outros animais, mas o protozoário somente faz a multiplicação dele no intestino dos gatos.

Os gatos e os ratos são apenas veículos para o protozoário da toxoplasmose. Sendo que ele precisa chegar até o intestino do gato para poder se multiplicar.

Sabemos da conhecida relação entre gatos e ratos.  Antológica.

Era um fato conhecido desde o ano 2000, nos meios académicos pelo menos, que a infecção pelo toxoplasma provocava o interesse do rato "doente" pela urina do gato. A reacção foi denominada “atração fatal por felinos”.


A novidade, que faz uma diferença enorme, é que descobriram onde esta atuando a substância no cérebro dos ratos.  A pesquisa revelou que o protozoário da toxoplasmose,  quando esta no corpo dos ratos, produz uma substância que atua na mesma região cerebral do estímulo sexual.

Sabe o que significa para um rato perder o medo dos gatos? Pior do que isso, sentir-se atraído pela urina dos gatos e ficar andando por ai onde o bichano urinou ?

Quando isso acontece é bem provável que o rato vá parar no intestino dos gatos, que é  justamente o lugar onde  o protozoário  precisa chegar para conseguir multiplicar-se. 
O protozoário não chega no intestino do gato por sorte, a substância que solta no corpo do rato atua de tal maneira que o rato abaixa a desconfiança natural e mais do que isso, na pratica, é atraído pelo gato ! 

Quase não consigo acreditar nisso! Descobriram, simplesmente, que o protozoário manipula o rato para conseguir chegar ao intestino do gato. Um lugar do qual nenhum rato quer ouvir falar.



sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Minhas Amigas Flamingas

Fui visitar minhas amigas Flamingas, estavam ocupadas conversando e passeando frente ao espelho, mas quando me viram me deram um alô. 
São muito simpáticas, adoram uma cor de rosa e um salto alto, sem contar o espelho.

Filmei meu encontro com elas, foi aqui em Foz, vejam:


Fiquei observando elas e acho que aprendi um pouco mais do jeito de ser delas. Elas tem estilo, gostam de andar elegantes.


domingo, 21 de agosto de 2011

Artigos Importados !

A valorização da moeda de um pais leva a dificultar as exportações e por outro lado facilitar as importações. Essa é uma equação básica.


Uma consequência dessa equação, no Brasil, era ver os artigos importados como caros. Uma herança dos tempos em que  a moeda era desvalorizada e para os importadores no Brasil saia caro o investimento, além do  produto importado ter que concorrer com um produto nacional mais barato.


Nos tempos de moeda desvalorizada, a importação de artigos de boa qualidade, deixou também  a impressão que os importados eram bons.


Os tempos mudaram, o Real esta atualmente valorizado.

Quando a moeda fica valorizada, a situação se inverte. Os importadores, agora com moeda forte, encontram muitas bugingangas, mercadoria barata. Tudo mundo sabe que preço é uma coisa e qualidade é outra.
Seria demais esperar boa qualidade.


O produto nacional fica caro em relação aos importados, com o Real valorizado, provocando uma enxurrada de importações.
A maior parte da população não faz ideia das coisas que estão sendo importadas. Tudo, praticamente tudo esta sendo importado, sem necessidade, não é falta no mercado interno, é oportunidade de negocio, uma mercadoria qualquer que pode ser comprada a um preço mais barato no exterior e vendida mais cara no Brasil.

Tem horas que fico impressionado com as coisas que estão sendo importadas. Fiz umas imagens de um artigo importado.



Vocês vão pensar que é brincadeira, pode ter um lado cómico, mas é verdade. 

Na hora que estava filmando isso tem um lance que a grua dá uma ilusão de óptica e parece que vai mandar "pro espaço" um operário, vejam neste outro a seguir:

Não há como negar a iniciativa e a originalidade do importador brasileiro, vale tudo !





Pequena Obra Prima

O bom de tentar e tentar é que uma hora a gente pode conseguir rsrs.

Fiz esse video aqui em Foz, era sábado, pouco trânsito.
Dá vontade de buzinar nesse carro que não anda e já tem o sinal verde aberto.
De repente passa uma moto ! Se o cara tivesse ido teria pego a moto, que sorte ! e olha de repente veio outro carro, só pode estar com defeito esse sinal...rsrs

Bem, a bandeira esta linda. Movimentos no alto,  perfeitos.

Tudo mundo sabe que fiz uns efeitos no video, as coisas não aconteceram bem assim. 

Modestia aparte acho que agora já estou no ponto de iniciar a brincadeira. rsrs




Para iniciar a brincadeira comecei pelo título rsrsrs...tudo bem, o video esta razoável, ou dito de outra maneira: os outros foram piores. Então, a conclusão óbvia: estou melhorando ! rsrs

Vou fazer uma visita a minhas amigas flamingas, aqui em Foz tem um lugar muito interessante com muitas aves. Acho que elas vão sair bem na próxima fita rsrs.

sábado, 20 de agosto de 2011

Barquinho dança até no Porto

Ondas sempre tem,
barquinhos dançam sempre mais;
Mesmo ancorado no Porto,
qualquer marola entra agua;
Quando o barco grande dança,
barquinho já esta no fundo do mar.
                                                     Dan




Sigo na aprendizagem, esse foi um vídeo que tirei no Porto de Ancud, na Ilha de Chiloé-Chile. Aproveitei para fazer um exercício com ele sobre a questão do movimento. Lembrei desse lugar, das mariscadas e dos "Embrujos de sus cafés". 

Diga-se de passagem esse cenário é um terror para o que estou fazendo, pelas cordas que delatam tudo, pelas figuras que avançam no espaço das outras, mas, valeu como exercício justamente por isso.  


Bom fim de semana para  vocês.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Escada Rolante

As escadas são símbolos de ascensão, de superação, de subida na vida.


O modelo mais moderno são as escadas rolantes, inventada no finalzinho do século 19. Ficaram mais populares com as grandes lojas de departamentos e mais ainda com os Shoppings Centers.


A escada rolante é algo bem democrático, trata tudo mundo igual, basta subir nela e o resultado esperado, subir ou descer, vai acontecer com qualquer pessoa que a use, sem distinções de nenhuma espécie.


Já desconfiaram que o vídeo teste de hoje é uma escada rolante...rsrs   Pois é, sou um caçador de movimentos. Ando prestando atenção às cenas cotidianas onde tem movimentos, a escada rolante tem um movimento muito chamativo rsrs.


Essa foi uma escada num aeroporto (Santiago-Chile). É um exercício do tema de movimentos. Essa escada rolante chama a atenção do tratamento diferenciado, leva uns para cima enquanto outros ficam parados, inexplicável, como a vida.


video






quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Charmes Diferentes

Assim como cada um tem uma impressão digital diferente, assim também cada mulher tem um charme único.
Bla bla bla ta ra ra e tudo mais...este é outro teste, estou tentando progredir com esta questão rsrs...


O melhor é que percebo meus erros, o pior é que não tenho a menor ideia de como corrigi-los rsrs


As meninas estavam numa entrevista ou algo assim; Favor desconsiderar o som porque ainda não estou ligando para isso rsrs.


video

domingo, 14 de agosto de 2011

Nova Tentativa... "A Fontezinha"


Que acham ?
Eu acho que estou melhorando rsrs
Ainda estou na fase de aprendizado, mas esse já foi um vídeo que fiz de um shopping que tem aqui perto (Foz/Argentina). As fontezinhas tem uma graça, aquela sozinha dá um show expresando a natureza mutante da agua.
Ao ficar paradas a gente imagina figuras, como acontece quando olhamos as nuvens.
A primeira esta parada num momento em que vi nela uma elegante fada da agua, a chamei de Princesa Ninfa, ela é elegantissima, um porte vertical e uma agilidade na agua impressionantes !
Já a Fontezinha fica em segundo plano, respeita as hierarquias do mundo das Fadas, ela não é subversiva, é do bem; Não quer competir com elegância, a questão dela é a manifestação da sua origem, sentir as gotas de agua e fazer subir elas, borbulhar em toda sua refrescância máxima, sentir a queda e mergulhar para a seguir subir num impulso até onde o folego faltar e ai se deixar cair, vivir , até a última gota do seu ser.
Por isso gostei dela !
Não é uma gracinha ?




Obs.     Acharam muito rápido ? Também achei rsrs, vou melhorar isso na próxima. No YouTube coloquei a fontezinha com as seguintes frases:
Fontezinha inquieta,
no meio de outras tantas
que parecem congeladas,
paradas no tempo,
apenas tu estas viva
no meu coração.
 
                               Dan

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Primeira Aproximação

Bem, essa foi minha primeira aproximação com algo que estava querendo já tem algum tempo. 

É ainda um exercício, estou iniciando, espero melhorar.

Já deu um clique na foto ? Se não clica nela não sabe do que estou falando rsrs.


Bem, fiz outros exercícios, vou colocar aqui em breve.


Também não gostei muito, mas a questão é que estou descobrindo o caminho.


Até mais.

Obs. Sim, não sei o nome da senhora da foto, acho que é jornalista porque estava na internet numa entrevista, não sei qual país.

Sobre essa tal Felicidade !


Bem, não gosto de postar para vocês o link dos vídeos, prefiro colocar os vídeos aqui e que tenham a opção de vê-los aqui. Acontece que a legenda não esta vindo junto, infelizmente, assim que só resta a opção do link, pelo menos por enquanto.

O Dan Gilbert é um sujeito que faz pesquisas e fala empolgadamente sobre os resultados. Algumas vezes são coisas fáceis e outras nem tanto, essas dá a impressão que houve algo que ele não disse. Mas ele aborda tanta coisa interessante que a gente "deixa prá lá" e continua acompanhando o que esta falando.

Aqui ele vai falar sobre uma parte do cérebro humano, o córtex pré-frontal, que é o responsável pela capacidade que temos de simular experiências (sem passar por elas) e que corresponde à parte do crânio que desenvolveu-se mais, ao comparar crânios dos homens da idade da pedra com os dos homens modernos.


Fala também sobre a felicidade sintética, algo que construimos para ser felizes e compensar qualquer coisa que aconteça no mundo real, lembra um tipo de compensação ou ver o lado bom das coisas, ficando feliz com isso.

Tem muita coisa do que ele diz que faz sentido.

Seria longo ficar escrevendo aqui o que ele disse, por outro lado o que chama minha atenção pode ser diferente do que vai chamar a sua atenção.



Garanto apenas que tem muitas mais coisas interessantes do que as que você será capaz  de anotar rsrs


Espero que gostem.


Pode lembrar Polyana, a questão seria:  Ela era feliz ?





Daniel Gilbert é professor de psicologia na Universidade de Harvard


Caso tenha gostado, a pesar do Dan Gilbert falar meio rápido, vou colocar mais um, que aconselharia para quem tiver muito interesse no assunto, trata sobre os erros que cometemos ao avaliar expectativas.
Dan Gilbert on our mistaken expectations | Video on TED.com


segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A Morte da Formiguinha, que dó, que dó !

Os irmãozinhos gémeos viraram noticia com o caso da formiguinha.
Para quem não assistiu fica aqui o vídeo do Gustavo lamentando o falecimento da formiguinha rs.





Depois de virar noticia ganharam presentes, já viu ?
"Que lindo, que lindo"

http://youtu.be/3_O8ubkb6Vk