domingo, 27 de novembro de 2011

Música para Nós (Brasil)




Essa música de "Las Ketchup", foi considerada satânica em Espanha. No México também. Numa cidade de Honduras (San Pedro Sula) foi proibida nas escolas. Porque ? nessa música usam uma palavra, que não é espanhol: "Aserejé". Se for pronunciada de certa forma poderia ser entendida como "A ser herege". Pode ?


Essa turma nunca ouviu Pagode rsrs.  Acho que foi uma jogada de marketing para chamar a atenção do público.


Agora, você reparou que o vídeo anterior esta em inglês, espanhol e essas palavras em suposto dialeto Assab ? Depois conto sobre o tal dialeto.


A seguir outra tão parecida que diria que é uma versão dirigida a um outro público (Brasil), não apenas por estar em português, mas porque usa termos como "malandro" e as moças incluem mulatas. As Ketchup são 4 irmãs espanholas, diga-se de passagem o pai delas tem o apelido de "El Tomate"(sério). 
Bem, coisas de marketing, que deu certo como todos lembram, ainda para evitar problemas o titulo mudou para "Ragatanga", conhece ?
 

Agora, uma versão em inglês, produzido por mentes impactadas de algumas consumidoras adolescentes americanas rsrs...



Uma equivalente, impacto dessa música em adolescentes brasileiros. Vejamos:
Acho que as meninas treinaram mais, mesmo assim, é inegável a herança maravilhosa que carregam no sangue, o povo brasileiro na música e na dança é um show.
No final desse vídeo a menina diz: a gente não podia escolher uma música melhor ? rsrsrs
Puxa, ela estava certa ! Era um trabalho em espanhol, mas a mídia bombardeia com Ragatanga e não com dança Flamenca. Se fosse o professor nunca aceitaria isso como um trabalho de espanhol ! Querem algo representando espanhol num show de dança, que seja Salsa !rsrs




Voltando à música, para quem não esta entendendo o que esta sendo dito tão rapidamente, aqui esta um vídeo para entender:




Agora a tradução na versão para um público que é supostamente como você:


Bem, não vou deixar você na dúvida do que significa "Aserejè ja de jè de jebe de jebere seibiunova..." Pois é, resumidamente: nada !  Foram inventadas.
Na versão oficial seriam as palavras que o Dj Diego, da música das Ketchup, pronuncia ao tocar uma música em inglês ("Rapper's Delight",Sugar Hill Gang,1979)  e como ele não sabia inglês ficaram daquele jeito.


Na versão de um dos críticos, que enxerga heresia ou faz marketing, as palavras estariam no dialeto africano da tribo Assab da Eritréia. Parece bem distante da verdade.  A versão oficial prevalece.


O que me chama mais a atenção é a coragem. A coragem dos produtores de "Ragatanga" de modificar o "Aserejé" e dirigir essa música e sua coreografia de dança para o Brasil. 
Atrever-se a entrar no mercado brasileiro com isso, um mercado consumidor conhecedor de danças e super criativo nesse ramo de coreografias, é ter coragem. 
Souberam fazer as modificações necessárias, interpretando bem que: "se gostam de dança e música, então vão gostar disto !" rsrs


sábado, 26 de novembro de 2011

Dança de Salsa ou Luta de Rua ?

Nas férias estava andando, numa rua chamada Promenade (Santa Monica), e parei para assistir uma "turma" dançando Salsa.
Havia um movimento meio organizado, sem dúvida, talvez tinha alunos de alguma escola de dança de Salsa.


Depois de ter feito, recentemente, os GIF do post sobre passos de Salsa... francamente, a comparação não era muito favorável à dança na Promenade.


Contudo, após aplicar as devidas compensações, baseadas na categoria não profissional, considerando que era diversão, reconhecendo a coragem, vendo a espontaneidade, enfim, melhor deixo que você aprecie...

Você viu que eles estão rindo ? Acho que é isso que interessa.


Afinal de contas o que importa é estar bem, desfrutar de um momento e rir das tentativas que não dão tão certo quanto imaginamos que dariam.



Vou colocar uma música de Salsa...rsrs
Acho que não é bem a salsa que você espera ouvir ou ver  rsrs, está dito o que posso dizer...rsrs
Mas, antes também quero dizer que a Salsa tem um conteúdo, pode contar uma história, inventada ou do imaginário popular.
A letra dessa é muito famosa, para você: "PEDRO NAVAJA"




Pois é, "La vida te dá sorpresas, sorpresas te dá la vida" rsrs


Estou com remorso rsrsr, vamos lá, outra Salsa para você e aproveito para tocar no assunto de competições, os espectáculos de dança de Salsa são meio acrobáticos, criam muitos passos. Além disso, uma das fases da salsa foi uma dança mais sensual, que aparece aqui no vídeo a seguir.

É isso. Inté.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Salsa


Um dos ritmos latinos mais conhecidos é a Salsa. Na história da música latino americana sua aparição é relativamente recente.
O disco que é reconhecido como inicio do género musical Salsa foi gravado em 1974 por Willy Colón e Rubén Blades.
A raiz da Salsa é cubana e vem de um ritmo denominado "Son Cubano".

"Son Cubano" é da primeira década do século passado (1910) e entre os nomes das bandas que se destacam na sua história deve-se mencionar o "Cuarteto Oriental" que depois deu origem ao "Sexteto Habanero", la "Sonora Matancera", "Banda Gigante" (Benny Moré) e "Casino de la Playa". O "Son Cubano" por sua vez nasceu da "Rumba".
Devido ao embargo económico imposto a Cuba, houve uma separação na evolução musical do Son tocado no continente e na ilha. Em Cuba o ritmo "Son" continuou sendo chamado com esse nome, derivando depois na "Timba Cubana" e ambos estreitamente ligados à Salsa.

Da mesma maneira que a música foi havendo modificações nas danças do "Son" e da "Salsa".
Inicialmente os pares dançavam soltos. Acima esta, em velocidade mais lenta, o principal passo da Salsa.

 Outro passo básico é esse a seguir.
No inicio, quando ainda era "Son", os movimentos eram mais exagerados que os atuais.
Depois a dança mudou para o entrelaçamento dos pares, isto foi uma influência dos franceses que estavam em Cuba.  Não eram turistas franceses em Cuba ! Tem algo interessante aqui, vamos  explicar melhor isto...

SALSA Também é Cultura
Os franceses chegaram em Cuba fugindo da revolução do Haiti (1802-1804). Depois houve imigração francesa de outros lugares, mas, no inicio foi a independência do Haiti, ex colónia francesa, que levou um grande número de imigrantes franceses a Cuba.
É interessante notar que entre os refugiados havia escravos (haitianos) que levaram o ritmo "Tumba Francesa" para Cuba.
Tumba em espanhol significa túmulo, mas não se tratava de um desejo dos escravos de ver o túmulo dos franceses (rsrs). Tumba Francesa é um ritmo que mistura som da África Ocidental com musica tradicional francesa. O nome vem do instrumento predominante, o tambor, denominado "tambours" em francês e dai para tumba não foi mais que um passo. 
Depois que os imigrantes franceses estavam instalados em Cuba, muitos foram novamente expulsos em 1808, perseguidos pela guerra entre Espanha e Francia.  
Lembrando que Espanha foi invadida (1808) pelo exercito francês de Napoleão Bonaparte e sendo Cuba uma colónia da Espanha naquela época, não facilitou a vida dos franceses por lá.
Muitos franceses expulsos de Cuba foram para Lousiana (USA), antiga colónia francesa, que já era um território onde franceses haviam se refugiado da revolução haitiana, reforçando a influência do ritmo Tumba Francesa no berço do Jazz.

Como tudo mundo sabe a Salsa tem giros. A continuação um giro simples frontal.

e outro giro simples invertendo posições, a seguir:
A Salsa, como música, esta ligada -depois de Cuba- com a cidade de Nova Iorque (New York,USA). Foi lá que os imigrantes latinos deram sua contribuição no caldeirão musical, onde foram colocados todos os temperos para a Salsa. 
Apenas para citar a origem de alguns dos famosos nomes ligados com a Salsa:
Willy Colón, nascido no Bronx, New York(USA), seus pais eram de Porto Rico.
Johnny Pacheco, originário da Republica Dominicana. Músico e criador de Fania Records, principal difusor da Salsa.
Rubén Blades, nasceu em Panamá. Autor de "Pedro Navaja", entre muitas outras.
Celia Cruz, nasceu em Cuba. Foi a cantora da banda Sonora Matancera. Uma das suas músicas é "Azúcar !"

Acima um passo de Salsa com giro da dama e abaixo um giro do par.


A  Salsa, como música, passou depois por uma fase denominada de "Balada Salsa" e depois por outra conhecida como "Salsa Romântica". As caraterísticas dessas fases refletem o esforço de sobre vivência, para se adaptar ao mercado consumidor e fazer frente aos outros estilos musicais concorrentes. 

Bem, o homem gira de vez em quando rsrs, a seguir giros de ambos.

E a salsa continua seu caminho, apesar dos saudosistas que lembram de uma percussão mais forte e maior criatividade, a Salsa continua mudando a parte da melodia, como se observa na Salsa Colombiana, e re-encontrando a versão cubana na Timba. 

Para finalizar, um passo bem legal.



OBS.:
Caso os GIF ainda não estejam na velocidade normal favor dar um tempinho e logo vão ficar bem.
No canal de Carlos Morales (rius64  no YouTube) encontram-se excelentes vídeos de dança, dos quais foram feitos os GIF aqui mostrados. Os dançarinos, de acordo com Carlos Morales, são:
Fernando e Becky, ambos vestidos de preto. Também onde Becky esta de vestido azul.
Gary e Melissa, a dama loira de vestido vermelho e também na última com vestido preto.
Gary e Becky, apenas ele de camisa vermelha, no par girando.

domingo, 20 de novembro de 2011

Viagem ao Oeste

Nosso planeta gira do ocidente (oeste) para oriente (leste). 
O sol sempre sai mais cedo nos países e lugares que estão ao leste de onde nos estamos. 
Por essa direção do movimento de rotação, o sol, a lua e todas as estrelas, "nascem" sempre no ponto oriental (leste).

Os fusos horários são diretamente influenciados por essas posições relativas.

Quando fazemos uma longa viagem indo para o sentido oeste "somem horas". 
Ao comparar o nosso relógio e os relógios do local do destino, existe uma diferença que marca como se tivéssemos existido e o tempo não tivesse sido contado.


Vamos supor que numa viagem a um lugar que fique ao oeste deixemos nosso relógio como esta e que a viagem seja de 6 horas e para facilitar vamos supor que também sejam 6 horas a diferença entre os fusos horários entre os locais de origem e de destino. 

Nessas condições, ao chegar a esse destino nosso relógio estaria marcando 6 horas a mais e todos os relógios do local do destino estariam marcando a  mesma hora em que iniciamos a viagem. 

Caso tivéssemos saído à meia noite, ao chegar nesse lugar seria meia noite do mesmo dia que saímos. Nosso relógio estaria marcando 6 horas da manhã. Como se tivéssemos vivido e o tempo que passou não tivesse sido contado.


É uma coisa mágica !   Ainda que entendamos todas as explicações.


Continuando nessa nossa viagem, ao chegar no aeroporto verificamos que nosso relógio esta com uma diferença e mudamos ele, para que marque a hora certa do local. 
Vamos nos hospedar e como esta de noite vamos para a cama. Dormimos mais ou menos, estamos cansados pela viagem mas um tanto agitados. 
Quando amanhece estamos com fome, acordamos cedo. Porque ? Porque nosso relógio biológico não foi desligado e para ele é hora do almoço.


A partir dai é um desencontro de horários entre nosso relógio biológico e os relógios do local. 

Acordamos de manhã cedo com fome, não temos apetite no almoço e de noite queremos ir dormir cedo. Porém, as pessoas desse local  não acordam tão cedo para comer, nos convidam para almoçar e querem conversar e passear de noite.
Como já sabemos o que esta acontecendo, passamos a colaborar para acertar nosso relógio biológico e começamos a comer menos de manhã e mais na hora do almoço, nos distraindo de noite para não dormir cedo, assim aos poucos vamos vencendo o Jet Lag. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Jet_lag).

Para fazer a adaptação do relógio biológico, supõe-se que é necessário um dia para cada hora de diferença no fuso horário, mas o Jet Lag só vai aparecer em viagens onde as diferenças de fuso horário sejam acima de 4 horas.

Caso a viagem tenha sido nas férias, pode ser que depois de estar acostumado esteja na hora de voltar.


Para amenizar o Jet Lag sugere-se ir se adaptando aos horários do local de destino antes de viajar.


Imaginem agora a tripulação dos aviões comerciais, como vai fazer um piloto de avião para controlar o Jet Lag ? Obviamente que se houver desconforto vão ter que tomar algo para regular.


Quem regula esses ritmos em nosso organismo é a glândula pineal. Ela produz a "Melatonina" e essa substância tem tudo a ver com a regulação do sono e dos ritmos circadianos. Escrevi sobre ela há pouco tempo, porque fiquei impressionado com o que li a respeito.

Conheci uma pessoa que usa, um colega meu de quase 70 anos, mas que desenvolve um trabalho até depois da uma da manhã e tem o sono atrapalhado.
Ahh, lembrando que a Melatonina apenas é produzida pelo nosso organismo durante a noite.
Se não dorme, não é  produzida ! esse meu colega sofria pesadelos e acabaram quando começou a usar a melatonina, conseguindo dormir bem depois disso.


Particularmente durmo tarde da noite, de madrugada, mas, durante a semana de trabalho tenho que acordar cedo, com isso as horas de sono são quase 5. É pouco e são de qualidade inferior que as que teria se fossem 7 ou 8  horas continuas durante a noite, porque a melatonina produzida foi pouca e não deu tempo aos outros processos.
No final de semana acontece de ir dormir mais tarde, uma vez que não tem que ir no trabalho no dia seguinte. A quantidade de horas de sono pode ser compensada, porém agora sei que a Melatonina não foi produzida, porque apenas é produzida na escuridão.
Com isso cria-se um círculo, durante o final de semana, de dormir tarde e acordar tarde. O círculo é quebrado quando chega a segunda-feira. Parece com um Jet Lag.


Bom, no Brasil não tem a Melatonina a venda. Moro em Foz, aqui é a região da triplice fronteira. Estou com ela e vejo que tem 2 formulações, produzidas pela Sundown nos USA.
Depois lhes contarei. Com um detalhe, não tomo nem aspirina. Sou totalmente contra ao uso de "remédios".
Esta seria uma exceção. Porque ? Bem, os Crop Circles para mim são algo muito especial. Quem não esta entendo o que isso tem a ver, explico: a molécula da melatonina apareceu no Crop Circle do dia 23 de julho deste ano (2011). Para não repetir tudo aqui peço para ver o que esta neste blog no dia 10/11/11.

Depois tem outras coisas, a glândula pineal produz serotonina de dia e melatonina de noite. Depois que a melatonina é produzida outras substâncias passam a ser produzidas, entre elas a pinolina. 
São nomes engraçados. 

Hoje não esta funcionando bem o carregamento de vídeos do Youtube para este blog. 
Talvez teria colocado um que trata da Pinolina. Tudo bem, apenas para aquelas pessoas que se interessam, primeiro acessem o You tube, depois coloquem para pesquisar todas as seguintes palavras: pineal serotonina melatonina pinolina. Não tem erro. É um vídeo sobre a importância do sono (em espanhol). Tem uma abordagem esotérica. 

Já que não posso colocar esse vou colocar outro sobre lustres de hotel.
O que tem a ver tudo isso com lustres de hotel ?
Vejam:
video



Pois é, não parece parte de um sonho ?






sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Dançar

A dança é uma manifestação tão maleável, de uma plasticidade enorme, um movimento em mutação, admiro a dança das águas, nas fontes e cachoeiras.

Ao colocar em câmara lenta o movimento de uma fonte percebe-se a criatividade, nenhum momento é igual a outro.
A coreografia nunca se repete, jamais na natureza. Mesmo numa fonte artificial, ainda que seja a  mesma bomba d'agua e o mesmo volumem de saída, a fonte dá um show único a cada instante. Vejo isso constantemente porque filmo muitas fontes, atrás do movimento.

A dança é uma manifestação criativa da parte feminina do universo. 
A natureza feminina da mulher é fortemente atraída pela dança. A maioria das mulheres que experimentaram a dança desejam um parceiro que saiba dançar. 
A dança é prazerosa e encanta quem a pratica e também os que a observam. 
Além de ser uma boa opção para ocupar um tempo livre. 

Na dança de salão o British Dance Council, cuja função é a disseminação e realização de eventos de dança de salão, inclusive competições, reconhece entre os ritmos latinos: o samba, a rumba, o chá-chá-chá, o jive e o paso doble. Entre os chamados modernos estão: o foxtrot, o quick step, a valsa lenta, a valsavienense e o tango.

Pela sensualidade, mostrar sua beleza ou sintonizar seu corpo com a música, um espírito feminino  gosta de experimentar as muitas sensações da dança.

 As fontes d'agua algumas vezes, em alguns lugares, parece que param para olhar uma mulher dançar.



segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Desejo de Turista

Achei uma fonte,
cheia de moedas,
de muitos países.

Cada uma atirada,
ancorada a um desejo,
que aguarda ser cumprido.

Esperava ver desejos
por boa saúde, ter dinheiro,
conseguir aquele amor.

Esses não eram maioria,
mas no meio de tantos,
tinha alguns bem comuns:

"Ter muita sorte na roleta,
que meu numero ganhe,
sete vezes seguidas !"

"Receber par de Ases,
que no flop virem outros dois,
e todos na mesa indo All In !"

"Que na máquina que esteja,
eu ganhe tudo !
fazendo barulho sem fim !"

Desejos de jogadores,
na fonte de um casino,
normal em Las Vegas.

De repente, desejo de prata em círculo dourado,
"Desejo que o Corinthians ganhe !"
inacreditável ! Até aqui !!!

rsrs não fui eu !!!

Um Casamento Moderno

Fui num casamento ontem. 

O convite que recebi era bonito, grandão, naquele papel especial de convites de casamento, desenhado naquela letra manuscrita. Foi uma das coisas tradicionais, assim como o vestido branco da noiva, o juramento e o beijo, que continuam como sempre. Além do brinde e o tradicional  ritual das alianças.


Outras coisas receberam a influência dos tempos modernos, a começar pelo lugar e o rito, que não foi numa igreja ou templo e sim no mesmo salão onde depois aconteceu a festa. 
Acho que foi porque ele era divorciado, principalmente, mas poderia também ter sido porque não quiseram fazer dentro de uma determinada religião.
Os convidados assistiram tudo como se estivessem bem perto, porque estava sendo filmado ao vivo e transmitido em 6 telões distribuídos no grande salão. Podiam ser vistas com detalhe as expressões dos noivos.Graças a isso percebi o que mais me emocionou nessa cerimonia, depois conto.

Uma coisa que achei bem moderna foi enviar o presente pela internet, pelo menos no meu caso e de alguns amigos que entramos no site da companhia de viagens e lá estava a lista de casamento, era só escolher o valor da cota e concluir, com a chance de enviar uma mensagem desejando felicidades. 

Algumas músicas no meio acredito que não são novidade, além de citar versos de poemas que tem tudo a ver.
Depois que a cerimonia acabou os convidados continuaram onde estavam, os recém casados se retiraram e depois voltaram, devidamente apoiados pelo protocolo e músicas apropriadas.

Deu tudo tão certo que não tenho dúvidas que ensaiaram muito. Alias, como sou observador, reparei num  momento em que o novo casal estava de saída e caminhando a passo lento, atrás deles vinha a pequena dama de honra, uma menina talvez de uns 4 ou 5 aninhos, que ficou separada deles pela longa cauda do vestido da noiva. A daminha de honra andava com muito cuidado para não pisar na cauda, que avançava a um paso na frente dela e que acabou escapando.
Sem muito ensaio acho que ela pisava encima da cauda rsrs.

A ceia foi no sistema de buffet, precedido de uma pequena apresentação e no final de tudo os recém casados foram em cada uma das mesas. Depois começou o baile, mas eu tive que me retirar antes e não posso dar mais detalhes.


Sim, um casal moderno sem dúvida, já tinham a casa montada e moravam juntos, pouco tempo antes, digamos, menos de um ano. 


Sinceramente, a cerimonia e tudo foi tão perfeito que não teria me tocado emocionalmente, se não fosse por um detalhe, em duas ocasiões, quando estavam junto ao altar, os lábios dele disseram "Te Amo" em silêncio. Vi nela uma surpresa e a seguir sorriu encantada.
Para mim, era o toque que faltava.


sábado, 12 de novembro de 2011

Envesgar para ver 3D

Talvez nunca antes na sua vida ouviu a palavra "envesgar".
Sabe o que é "Vesgo"? A pessoa que tem estrabismo, que é estrábico, quando os olhos não tem o paralelismo normal.   O estrábico pode ser convergente, divergente e vertical. 

Pois bem, o estrábico convergente é aquele que tem um olhar como se suas pupilas estivessem vendo a ponta do nariz. Envesgar é imitar esse olhar.

O que acontece quando isso é feito é que aproximamos o ponto focal. Imagine que esta olhando uma fotografia a 30 cm (12 polegadas) de distância, ao olhar ela envesgado vai trazer o ponto focal para menos do que isso, vamos supor para 20 cm (8 polegadas) ou menos.

Para que fazer isso ?   Pode fazer para brincar e tirar foto, sempre vai ser interessante, mas, tem uma outra utilidade, inacreditável, que é conseguir ver em 3D. 

Quando olha envesgado 2 imagens idênticas, colocadas uma ao lado da outra, vai aparecer uma terceira imagem no meio das duas. Sem beber nada, apenas envesgando rsrs

É muito interessante. Vai acontecer que a linha do meio que separa as duas imagens começa a se abrir e dá lugar à terceira imagem. Só fazendo para acreditar rsrs

Como é uma questão de treino, a não ser que você seja um felizardo estrábico convergente, deve começar por umas imagens simples, antes de tentar com as imagens duplas. Nas imagens simples o que acontece é que se tem 3 objetos vai enxergar 4, se tem 4 vai enxergar mais do que 4. Sem beber nada !rsrs

A seguir tem várias figuras simples para um treino inicial, pode pausar o vídeo e parar a figurinha, tente o olhar envesgado e o sinal que já conseguiu é quando veja mais elementos dos que tem na figura original. Depois das figurinhas simples vai aparecer uma em movimento, essa você deixa correr sem pausar, ela parece com um tubo espiralado e no meio dele estão atravessando "coisinhas".



Agora que já conseguiu com as imagens simples, vamos para as duplas das que falei.
   
 



Isso é apenas o começo mas é tudo que precisa para continuar sozinha, depois que consiga envesgar pode viajar em imagens que são algo assim como fractais coloridos e que supostamente estimulam regiões específicas do cérebro.
Essas imagens (vídeos) pode encontrar no Youtube, abaixo coloquei um link e ao ver um encontra outros.

O vídeo de onde tirei isso foi produzido pela Fundação Soliris, em espanhol e com a finalidade de exercitar a glândula Pineal. O link é o seguinte:  http://youtu.be/-55hWGPAhzI

As imagens feitas especificamente para usar óculos 3D e que normalmente tem camadas de cores diferentes (vermelho e azul), não mudam olhando elas envesgado, porque estão baseadas em outro principio, o mesmo se pode dizer de outras técnicas, como a que mostra as imagens com pulinhos de lado (Efeito Pulfrich). Outros tipos de óculos existem (obturador ativo). Há uma tendência de conseguir a visão 3D e muitas técnicas estão sendo inventadas nos aparelhos de TV.  No meio disso tudo, é interessante saber que podemos conseguir a 3D olhando envesgado para um par de fotos rsrs.




OBS.
Estou em Curitiba-PR para o casamento de Aline e isso me esta levando a filosofar... acho que vai ser como um oásis, no meio da aridez e o desencanto de tantos desencontros e divórcios, assistir à cerimonia comemorando o amor e ver dois amigos celebrar sua união.



quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Melatonina e Glândula Pineal

Nos Crop Circles, que não vou me deter a explicar o que são porque imagino que tudo mundo já sabe, apareceu, no dia 23 de julho deste ano (2011), o que foi interpretado como sendo a molécula da Melatonina.
 


Particularmente não conhecia nada a respeito. Fui na Wikepedia e o que encontrei foi algo que achei importante divulgar.


Mas, para que vou repetir se você pode ir direto na fonte ? Melhor cada um tira suas próprias conclusões. O link é o seguinte:



Sim, esta em inglés, mas esta completo. 

O mesmo conteúdo em portugués não tem nem a quarta parte. 
Mas, conhecendo meu povo, se quiser ver que não é a mesma coisa o link é o seguinte http://pt.wikipedia.org/wiki/Melatonina 

Em espanhol tem uma versão mais ou menos. Recomendo fortemente que acesse a versão em inglés.

Esclaresço que nunca comprei Melatonina e acho que só com um acompanhamento médico me atreveria. Não conheço ninguém que use. A partir de agora vou procurar saber mais.

Achei umas imagens muito interessantes sobre visão 3D relativas à glândula Pineal. Colocarei na próxima.



domingo, 6 de novembro de 2011

Palcos de Sonhos

Visitamos lugares em sonhos,
alguns talvez inexistentes,
sabemos onde outros ficam.

Reconhecer lugares sonhados,
é inesperado e surpreende,
mas o conhecido aconchega.



Andar numa cidade, lugares novos,
de repente: "eeiii ja estive aqui !",
descobrir palcos de sonhos.

Viajamos para conquistar o direito, de voltar no lugar,
nas asas do pensamento.


Garimpar nas viagens,lugares desconhecidos,
que visitamos em sonhos. 


Surpreende reconhecer palcos, aguardo atento e ansioso,
reconhecer a atriz.




OBS:
Sem contar que escrevi sobre as cinemagrafias em 30de maio(2011), passaram 3 meses desde que fiz a minha "Primeira Aproximação" em 04 de Agosto(2011), acho que meus "GIF" melhoraram, você não acha ?

Essas ai foram tiradas dentro do Casino Rio (Las Vegas,Nevada,USA). Gosto de jogar Torneios de Póker, mas desta vez dediquei mais tempo a tirar fotos, espero poder mostrar para você.