segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Un Poquito de (P)rosa

Le dije a la brisa:






Obs.
A madrugada chegou,
marcando a hora da retirada,
tive que largar tudo,
para tentar o nada,
sonhar,
enquanto a p rosa  ficou inacabada,
invadindo espaços para ter tamanho,
é a vida, devo largar tudo,
quando chega a hora.
No dia seguinte,
apaguei quase tudo,
só ficou a brisa,
porque ela viu os matizes,
viu também que,
com uma pergunta e
uma onda do mar,
dá para fazer um coração.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Um lugar chamado "Omelas"

Refletir é bom, de vez em quando, dar uma paradinha na rotina e observar a vida.
Hoje deixei o carro na oficina e vai ter que ficar lá uns dias para consertar um amassado que fiz dando ré, num estacionamento que uso cinco dias na semana, bati num poste que sempre esteve lá. Pura distração.
No porta malas ficou marcado o espaço do poste, enfim, isso já faz mais de um mês e só hoje consegui arrumar um tempo para ficar sem o carro.
A inércia é uma força que tende a manter o mesmo movimento, para ficar como esta, e tem algo muito parecido com ela nas rotinas do dia-a-dia. Por semelhança também a chamarei de inércia.

É necessário refletir sobre o preço que pagamos para tudo continuar como está. Caso o preço seja inaceitável é melhor orar e pedir forças para conseguir quebrar a inércia.
Omelas tem a ver com isso.

Depois de deixar o carro na oficina fui andando a pé e olhando as coisas.
Andando a pé e sem pressa você vê coisas que parece que são invisíveis quando você passa na frente delas dirigindo um carro.
Andei até o centro, ao correio, onde tenho uma caixa postal. No meu caso, uma caixa postal é um costume que parece não fazer muito sentido, talvez seja uma questão de inércia.

Passei na frente de duas escolas de idiomas, entrei na primeira por impulso, curioso para saber os cursos oferecidos. O curso de italiano chamou minha atenção, dai na segunda escola entrei para comparar com a primeira.
Se você dá um passo numa direção, a inércia faz você dar outro passo, se você não toma cuidado -de repente- esta andando num caminho que você não tinha imaginado.
Sim, então gostei e acabei fazendo a matrícula no curso de italiano nessa segunda escola, porque os preços eram melhores, o sistema parece bom e recebi uma aula demonstrativa que gostei. 
Além disso meus conhecimentos de italiano tem como base um curso de extensão universitária que fiz há décadas, completamente insuficiente para qualquer coisa. 
Por outro lado, sempre gostei do italiano. Numas férias recentes estive num lugar que quase todas as pousadas eram de italianos, na mesa de jantar falava-se italiano, nos passeios também, ai senti a necessidade de melhorar, que melhorar nada, de aprender esse idioma pelo menos num nível razoável.
Isso sem contar que um dos meus avôs era descendente de italianos e que sempre quis ir conhecer Veneza.

A mente sempre justifica, vai apresentar as razões mais plausíveis e depois outras tiradas de sei lá qual baul da memória para mostrar que algo que você já decidiu faz todo o sentido do mundo.


Quando entrei no correio fui abrir a caixa postal, vazia, deve ser porque estou recebendo muita correspondência em casa (rsrs). 
Uma vez que tinha tempo disponível fui falar com a atendente para ver a questão do número da caixa postal.
Explico, esse número, durante anos, foi 858, escolhido entre muitos disponíveis porque é igual aos três primeiros números do CEP (zip code) da cidade.
Pois bem, todo ano renovo o contrato e, da última vez, fui surpreendido porque tinham mudado meu número! Sem me consultar. Pensem num sujeito indignado, era eu. 
O gerente dos correios explicou que tinham reduzido a quantidade de caixas postais para 500, obviamente, não foi possível manter meu número, mas, iriam colocar ambos números, caso renova-se, e não haveria problema.
Tudo bem, naquela época renovei por mais dois anos, que era o máximo. Esse tempo seria suficiente para ir avisando o novo número a quem envia correspondência para mim, que são sempre contas.

Então, já tem dias que quero saber quanto tempo falta, porque tenho que avisar do novo número a quem manda correspondência. Mas, sempre ando correndo e nunca paro para perguntar.

Hoje, a funcionária do correio acessou o sistema e me disse: Mas você conseguiu abrir essa caixa? 
Eu estranhei e pensei logo, o que será que vão me aprontar agora...falei: Porque?  
Ela disse: Porque era para estar trancada, venceu em Agosto (2011).
Isso é impossível, falei para ela, renovei recentemente por dois anos !  
Ela ficou na dúvida e verificou o número anterior (858) e o "novo" que eles me deram. Ai falou: venceu em Agosto sim. Lógico que isso é impossível. Para confirmar ela foi e pegou os papeis do contrato que eu tinha assinado.
Pois é, incrível como o tempo passa ! Parece que foi o ano passado e já foram mais de dois anos !
Bem, renovei por mais dois anos.
Eu também me pregunto agora: para que ? Em vez de avisar do novo número da caixa postal, poderia mudar o endereço completo para receber na minha casa e não ter mais a caixa. 

A inércia é mais forte que a razão. "Seguir como está" é uma força ! Para mudar deve exercer outra força maior em sentido contrário. O pensamento rápido não tem força suficiente para vencer a inércia. 
Tomar uma determinação ou uma atitude sim, isso sim pode vencer a inércia.
O certo para vencer a inércia é criar um hábito, isso exige disciplina até virar um hábito. 
Um hábito é, obviamente, uma questão de inércia.
O fogo pode ser utilizado para controlar o fogo.

Querem saber onde fica "Omelas"?
É um lugar que fica no lado contrário da utopia.
No entanto, é um lugar lindo, apenas pessoas cultas e inteligentes moram lá, desfrutando de muita prosperidade, beleza e deleites.
Apesar disso, é um lugar onde moram os que foram vencidos pela inércia.
Alguns, poucos, por uma questão de princípio saem de lá. Eles não concordam com o preço que a cidade paga por toda a felicidade e preferem não desfrutar desse paraíso. 
Os que deixam Omelas partem para a escuridão, sem promessas, deixam a felicidade certa pelo incerto, com o esforço enorme, gigantesco, de quebrar a inércia da felicidade que poderiam desfrutar se concordassem em pagar o preço.
Quem esta morando lá paga um preço. Tudo tem um preço, não tem ?
Não é um preço material, quer saber qual o preço ? veja o link acima, e vai saber.


Obs.
Clique no link, vai lá dar uma olhada, para ir lá vai ter que vencer uma certa inércia, garanto que é muito interessante.
"The Ones Who Walk Away from Omelas"é um conto de Ursula K. Le Guin.
 

sábado, 21 de janeiro de 2012

O Garoto e o Tio Fester

O Garoto(The Kid, 1921) é um filme de Charlie Chaplin e o papel do garoto é feito pelo ator mirim John Leslie "Jackie" Coogan Jr., mais conhecido como Jackie Coogan.






Vou mostrar uma cena do filme, antes é bom lembrar que os filmes de Charlie Chaplin, como esse de 1921, não tinham o auxilio da voz e do conteúdo que pode ser transmitido com o significado da palavra.



A linguagem do cinema mudo é o gesto, a mímica, o movimento do corpo, o olhar, o sorriso, as mãos que falam, enfim, apenas lembrando... Outra coisa, Charlie Chaplin é um comediante, todos sabem, certo, ahhh e claro, estão atuando (rsrs risos), são atores.



Tudo bem, então olha esse menino, Jackie Coogan, nesta interpretação de uma cena de "O Garoto"(The Kid, 1921):





 Não olhe muito, se não você vai chorar (rsrs).

Aqui entre nós, que coisa fantástica ! Que menino ! Mesmo sabendo que esta atuando, não dá para escapar da emoção que passa nos gestos, comove até às pedras !


Vamos deixar o garoto, Jackie Coogan, nessa interpretação de cortar o coração e vamos procurar outros atores mirins em alguma cena engraçada, para equilibrar o pranto (rsrs).


Bem, para arrancar o riso da plateia existem vários tipos de comédia, a comedia pode ser do tipo "Pastelão", muito bem utilizada por Charles Chaplin com suas perseguições e situações embaraçosas que provocam facilmente o riso das pessoas.

Encontrei dois atores mirins numa cena que representa um outro tipo de comédia, bem longe da comédia pastelão, eles eram os dois filhos de um casal bem original e toda sua família era, digamos, diferente: "A Família Addams"
No seriado de tv, faziam parte do elenco original três atores mirins, um era Lisa Loring, no papel de Vandinha (Wednesday Friday Addams) , outro era Kenneth Weatherwax como seu irmão Feioso (Pugsley Addams), ambos eram os filhos de Morticia Frump Addams (Carolyn Jones) e Gomez Addams (John Astin).
O seriado de TV abria com esta musiquinha:
A letra da abertura (chamada) em português vou ficar devendo rsrs


O papel dos meninos é opacado pelo dos seus pais.

Gomez e Morticia, são um casal exemplar, apaixonados, onde o amor entre eles deixa tudo bonito, leve, num contraste com o terror ou horror que é intrínseco ao papel que eles estão representando e que nós só conseguimos aceitar com um riso.
Somos obrigados a rir, não dá para levar a sério, fica cômico e o riso é automático.
Porque acontece ? Sei lá, esse é outro território onde a razão não deve entrar, nunca deve ser explicada uma piada.
Foi engraçado, ótimo, é assim mesmo, vamos rir e pronto.



Veja esta cena romântica de Gomez e Morticia, no cementério, no quintal da casa deles rsrs 



Tio Fester é engraçado só de ver. Ele tem a estranha habilidade de conduzir a eletricidade.
Olha e me diz se não é engraçado:
Tenho uma surpresa para você. 
Ele é o terceiro ator mirim da Família Addams. 
Sim, é um pouquinho crescido para ser considerado ator mirim, mas, ele é Jackie Coogan

Jackie Coogam, aquele mesmo garoto com Charlie Chaplin. Ele, assim como Shirley Temple, serão sempre lembrados como atores mirins.

Depois, nos filmes que foram feitos para o cinema, o Tio Fester foi representado por outro ator, na verdade dois atores, porque Christopher Allen Lloyd fez ele nos dois primeiros filmes e depois Patrick Thomas fez o terceiro filme. 

O Cristopher Lloyd você conhece de outros filmes, é o mesmo que fez o professor Emmett Brown na trilogia "Volta ao Futuro", no carro convertido em máquina do tempo.

Ahh, as viagens no tempo... vamos deixar para o futuro. 
Até mais.


Obs.
Fiquei  imaginando o menino Jackie Coogan numa viagem ao futuro, andando com a mãe dele dentro de um supermercado do século XXI, de repente, o garoto quer uma coisa bem cara, a mãe ignora e puxa ele bem devagarzinho, chamando a atenção dele para uma outra coisa qualquer lá na frente, ele, com muita experiência, abre o berreiro, aquele berreiro,rsrsrs...
Acho que você talvez tenha lembrado de uma cena familiar, rsrs você deveria ter filmado, um ator mirim existe dentro de cada criança, não é verdade ?
Até mais.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Charlie Chaplin

Ele foi o homem que fez mais pessoas rir, em toda a história da humanidade.
Ele sempre dizia que um dia sem rir, é um dia perdido.


Nasceu na Inglaterra em 1889, em 16 de abril, no finalzinho da era Victoriana, uma época em que o cinema, simplesmente, ainda não existia no mundo.
Porém, faltava muito pouco para o primeiro "cinematógrafo" ser patenteado (L.Bouly,1892) e utilizado para fazer o primeiro filme pelos irmãos Lumière em 1894.


Os primeiros dez filmes feitos e apresentados pelos irmãos Lumière em Paris, em 1895, no Salon Indien du gran Café, tinham uma duração de menos de um minuto cada um. Um dos de maior duração era "LArroseur Arrosé" que durava 49 segundos.


Os irmãos Lumière acreditavam que a invenção teria utilidade científica, principalmente, assim como também registrando fatos, como documentários, e não concordavam em que fosse utilizada com fins de entretenimento, razão pela qual negaram-se a vender um cinematógrafo a Georges Méliès, que viria ser um dos pioneiros no desenvolvimento inicial da nova arte de fazer filmes.


Chaplin viveu uma parte da sua juventude em plena "Belle Époque", no meio de inovações tecnológicas que estavam em evolução e popularizando-se, como o automóvel, o avião, o telefone e o próprio cinema.
Também fez parte da sua juventude a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), que coincide com uma fase em que ele foi contratado por vários estúdios dos EUA, inicialmente no Keystone, depois com o Essanay Studies e com o Mutual Film Corporation, e assinando seu último contrato no First National.
A partir dai independizou-se fundando, em 1919, a United Artists, junto com mais três sócios.


Vejamos algo da sua obra.



No filme "O Circo" tem este trecho muito bom, quando entra por engano na gaiola do leão, lembra...



Os filmes eram escritos, produzidos e dirigidos por ele mesmo, que era também o ator principal.
Chegou a ter seu próprio estúdio de cinema (Charlie Chaplin Studios), construído por ele em Hollywood (EUA) no qual fez os filmes O Garoto (The Kid,1921), Em Busca do Ouro (The Gold Rush,1925), O Circo (The Circus,1928), Luzes da Cidade (City Lights,1931),Tempos Modernos (Moderns Times,1936), O Grande Ditador (The Great Dictator,1940), Luzes da Ribalta (Limelight,1952), entre outros.


Nos seus "studios" apenas não foram produzidos os primeiros filmes, como por exemplo  O Imigrante (The immigrant, 1917), feito antes da construção dos Studios, além dos filmes posteriores à sua "expulsão" dos EUA, em 1952, tais como Um Rei em Nova Iorque (A King in New York, 1957) que foi o último filme com ele de protagonista e só foi estreado nos EUA em 1973.


O último filme escrito e produzido por ele foi A Condessa de Hong Kong (A Countess from Hong Hong,1967), no qual ele só fez uma ponta e os atores principais foram Sophia Loren e Marlon Brando.
Nesse último filme ele fez também a trilha sonora.


Charlie Chaplin também compôs várias músicas, vou colocar uma, acho que já sabem qual vai ser.


A sua primeira esposa foi Mildred Harris, quando ela tinha 16 anos e ele 28, tiveram um bebê, que veio a falecer poucos dias depois.O casamento durou menos de 2 anos.

Sua segunda esposa foi Lita Grey, quando ela tinha 16 anos e ele 35.
Conheceram-se durante a gravação do filme  Em Busca do Ouro (The Gold Rush,1925).
Tiveram dois filhos, Charles Spencer Chaplin Jr e Sydney Earle Chaplin.
Estiveram casados, aproximadamente, três anos, até setembro de 1927.





Sua terceira esposa foi Paulette Goddard, quando ela tinha 25 e ele 47 anos. 
Foi um casamento secreto, sem testemunhas conhecidas.
Era atriz e atuou em "Tempos Modernos"(1936), divorciaram-se seis anos depois (1942).
Ela atuou também com Chaplin em "O Grande Ditador"(1940).
Paulette Goddard fez muitos filmes para a Paramount Pictures. 
Não tiveram filhos.







Sua quarta esposa foi um longo casamento.
Oona O'Neill tinha 17 anos quando casou com Chaplin, que tinha 57 anos. 
A jovem, a quem ele procurava e não encontrou nos casamentos anteriores, finalmente apareceu na sua vida.

Foi um casamento longo e feliz.

Tiveram oito filhos, nascidos entre 1944 e 1962.  
Estiveram casados mais de 35 anos, a morte os separou.
Até o falecimento dele, no Natal de 1977, com 88 anos, ela cuidou dele.
Oona O'Neil Chaplin veio a falecer em 1991. 
Esta sepultada ao lado dele.
A morte separou esse grande amor, durante os anos finais, e depois os uniu para sempre.








Charles Chaplin tem muitas frases que ficaram famosas, por exemplo...




Uma frase dele, que acho muito significativa diz o seguinte:







Tem uma cena que acho linda, do filme Em Busca do Ouro (The Gold Rush,1925), em português é a "Dança dos Pãezinhos"(The Fork Dance ou "The table dance"), fiz um gif, vejam:


Chaplin tem várias poesias, tem uma que é atribuída a ele, chamada "Quando Me Amei de Verdade" ("When I Startes loving Myself"), que na verdade parece ser do livro de autoria de Kim McMillen, mas, certamente não teria sido tão divulgada se não tivesse sido atribuída a ele.
Na minha humilde opinião acho bom que não seja ele o autor dela rsrs.


Tem uma outra poesia que é atribuída a ele, mas, mesmo que não seja, essa faz bem o estilo dele, nos trechos finais diz assim:


Tem uma que parece muito com a letra de Smile, em português é assim:


Um gif final...




sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Casamento Engraçado

Melissa, naturalmente, um tanto nervosa, só que é daquelas mulheres que podem ter um ataque de riso rsrs

Ele, Andrew, com um bom sentido de humor.

Este video tem a ceremonia de casamento deles, uma das mais engraçadas que você já viu na vida.






sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Café Coffee Kaffee кофе Kava Caffè


Fiquei chocado ao ler no livro "A Ponte para o Sempre" de Richard Bach, na página 25 a 26, quando ele entra num estabelecimento e o empregado oferece, com uma pergunta assim: "Café ?" ele escreveu a frase: "café como  desdejum ? Essa não ! Uma  porcaria amarga... moem de casca de árvore ou algo parecido. -não, obrigado respondi."  


Minha surpresa foi por dois motivos, o primeiro porque nunca pensei que alguém bem instruído pudesse saber tão pouco a respeito do café.
Outra porque gosto desse autor, lí quase todos os livros dele e encontro muitas afinidades com o que escreve, me surpreendeu que ele não aprecie o café, questão de gostos.
Lembrei de um conhecido samba, que aproveito para colocar aqui. 

Isso foi o motivo deste breve artigo,"com sentimento", sobre sensações que o café evoca, como vocês verão.
Pretendo esclarescer com este ponto de vista alguns aspectos dessa bebida, que encanta e fascina uma enorme quantidade de pessoas.

Para falar de café quero entrar pela porta da cozinha, onde estão os aromas e os sabores.

Ao abrir essa porta encontro os profissionais que classificam o café. Sim, o café é classificado, como os vinhos, degustando o sabor e determinando a sua qualidade de bebida.
O senhor Davi Pinto Teixeira é considerado o mais experiente provador do café do Brasil, tem mais de seis décadas determinando a qualidade do café (foto no final) e na opinião dele as mulheres acabarão dominando este setor de degustação e classificação do café.

Também é feita outra classificação avaliando o grão, medindo seu tamanho (peneira) e outros parâmetros de qualidade que vão determinar o "tipo", para conhecer sua pureza e os cuidados que recebeu onde foi produzido e beneficiado.

Vamos ver agora uma belíssima estrela branca:

Essa maravilha é a flor do café. Bela ! Sua beleza alva é singela!
Ela é uma estrela, de cinco pontas, que parece abrir-se ao máximo, suas pontas agudas parecem lanças que avançam em todas as direções.
 

Ela me lembra o esquema do pentagrama traçado na figura humana do "Homem Vitruviano", que foi desenhado por Leonardo da Vinci . A flor do café tem um equilíbrio, algo sóbrio e belo.

E o cheiro ? Inesquecível !!! Lembra aroma de azahar. Intensa fragância de azahar. Muito agradável.

Um cafezal no dia da florada é uma festa alva, os ramos do café parecem nevados.
Nesses lugares onde os homens jamais, nunca, viram a neve, você pode explicar a eles a aparência da neve dizendo: Sabe, a neve é como quando o cafezal esta em flor ! então, eles exclamariam: Ahhh ! então a neve é linda!
O cafezal em flor é muito, mas muito mais lindo que a neve ! As flores soltam uma fragrância maravilhosa!
Acho que já falei. Pois é. É algo que repetiria mil vezes !
A fragrância que exala um cafezal em flor é um aroma que todo ser humano deveria experimentar nem que fosse uma vez na vida !

Obviamente, as abelhas correm, digo, voam atrás dos segredos escondidos na flor do café . Apenas as abelhas sabem. Não sei o que será, mas elas ficam loucas! Pra lá e pra cá, num zumbir incansável! Como se estivessem recolhendo ouro, pegam e guardam, voltando en seguida por mais !

A flor do café é efémera, as abelhas sabem isso também, por isso visitam todas as flores que podem. Pretendem ficar com elas todo o tempo possível, como um amor que o destino quer levar e as abelhas vão curtir enquanto existir.

Depois elas vão fazer um mel...finisimo ! Transformam em mel a lembrança da flor do café ! Que delicioso tributo prestam em homenagem à flor que perfumou os campos.

Bom, a flor vira fruto, com os sábios procedimentos da natureza, onde a abelha fez seu papel. Mas, diga-se de passagem, não é só abelha que tem no cafezal em flor, tem de tudo quanto é bichinho, uma enorme diversidade de insetos, num dia de festa para a vida.

Sim, o fruto. É parecido com uma cereja.
Ao ficar maduro vira vermelho.
Tem umas variedades que são amarelas.
Os galhos ficam cor de rubi. Lindos ! Belíssimos !
Acha que estou exagerando ?

Então, veja rubis de verdade ai ao lado.

E me diga que concorda, levando em consideração que é uma linguagem como se estivesse explicando a um cidadão que nunca na vida viu frutos do café.
Não quero comparar com tomates, nada contra os tomates. Porquê ? É que os frutos do café são preciosos, exóticos, mas, entre os rubis e o café tem outras, digamos, coincidências.

Se você quiser saber as propriedades atribuídas ao rubi, vai encontrar que auxilia na concentração e dá força mental. Considerada uma pedra de energia, que estimula a motivação e a  visualização. Parece que estou descrevendo o efeito da bebida do café. Incrível não é ?

A maioria das pessoas que trabalha na lavoura de café estão acostumados e não percebem as coisas da mesma maneira como as estou descrevendo.
Acontece com outros espetáculos da natureza.
São como pescadores na beira do mar, que não entendem como um turista do interior quase se ajoelha avistando de repente um mar azul-verde turquesa !


Ah, sigamos em frente, que temo ficar sem palavras indo neste ritmo, até chegar ao café ainda falta contar alguns segredos.

A planta de café, o cafeeiro, chega até ai.
Depois que o café esta maduro começa um processo que os homens foram aperfeiçoando ao longo de séculos.
Os países concorrem pela qualidade do café, é uma questão de honra. Influência dramáticamente no preço.
O café é muito influenciado pelas condições de temperatura e de chuvas na hora certa.
Por isso os café de certos lugares de montanha são de uma qualidade melhor.
No entanto, cafés produzidos no mesmo lugar podem ser completamente diferentes, caso tenham recebido tratamentos diferentes após a colheita.

Nossa, a colheita !
É a época em que é necessária mais gente para cuidar da produção.
São muitas as pessoas necessárias para colher o café e, dependendo do lugar, tem um impacto na economia local e regional.
Isso vai depender também do preço do café, que sempre anda num sobe-e-desce histórico.

Porque precisa muita gente ? É que o café é retirado dos ramos a mão !
Existem máquinas que podem ser utilizadas, dependendo da inclinação do terreno e outros aspectos, mas, ainda o método manual é o mais utilizado, apesar de muito oneroso.

Depois o café é levado para iniciar o proceso de secagem, isso geralmente é feito em "terreiros".

Se fosse explicar para alguém da cidade, diria que os terreiros são como grandes áreas de estacionamento rsrs, só que no lugar de carros é colocado o café espalhado no chão.
Nesses "terreiros" o café é seco com o calor do sol, de maneira natural, sendo mexido para que o que estava embaixo também pegue sol.
Essa é a maneira tradicional, mas, existe outra maneira que é o café despolpado. Nesse caso o café cereja é colocado em máquinas para separar a casca dos grãos.
Nos despolpados, depois de tirar a casca, os grãos de café ainda ficam recobertos por uma outra pelicula, denominada "pergaminho" e que parece com a casca do arroz, só que mais fina.
Não conhece a casca do arroz ? Tudo bem, vou colocar uma foto e vai ter uma boa idéia do que é esse tal de "pergaminho". 

No café de terreiro a casca, o pergaminho e os grãos vão ser sêcos no terreiro tudo junto e vai separar só depois que estiver sêco. Quando esta sêco parece um coquinho e por isso é chamado de café em coco.
Ao lado está um grão de café (crú), com parte do "pergaminho" de fora.
Lembra que o café cereja era quase esférico ? Então como é que esse ai tem uma parte plana ?
É que cada fruto de café cereja tem duas dessas, ou seja que tem dois grãos dentro daquele fruto vermelho.

Os dois grãos, quando fazem parte do fruto,  ficam frente a frente pela parte plana e o conjunto é mais ou menos ovalado, meio arredondado.

O café é exportado, principalmente, nessa forma, em grão crú.

No mercado é encontrado, geralmente, já torrado.

Depois disso, todo mundo sabe, vai ser moído e transformado no café em pó.

 
A partir daqui voltamos à cozinha, que foi onde iniciamos esta nossa volta, tentando esclarescer aspectos do café.

Quando se fala no preparo do café entramos no território dos gostos e preferências.
Existem muitas formas de preparo, cada povo tem a sua. Dai que tem o café Turco, o cafezinho brasileiro, o expresso, sem contar as misturas como o Capuccino, até ai tudo quente, mas, tem os cafés frios, que parecem milk shakes.


domingo, 1 de janeiro de 2012

Antes y durante 2012 (en Español)

Siente la esperanza. Ella es el portal para sintonizar y entrar en armonía con un futuro mejor.

Un nuevo ciclo fomenta la esperanza.
El comienzo de un nuevo ciclo conlleva la posibilidad.
La posibilidad de que? De lo que tú quieras.
Hasta de ser una nueva persona y dejar el dolor para atrás.

La esperanza es fuerte, ella abre la imaginación! Sé generosa contigo misma y mirate feliz, no tengas miedo de eso.

Un nuevo ciclo es la puerta, puedes intentarlo, si, puedes recomenzar si quieres!

Ten el coraje de acercarte a cosas nuevas.
Valor para tratar de manera nueva con los temas ya conocidos.

Un nuevo período trae buenas sorpresas, bien grandes.

Deja que el amor encuentre el lugar en tu vida!

Cuando el cambio es necesario, tu crecimiento espera que hagas una jugada, hazla ya que la transformación es la única razón de estar aquí.
La transformación tuya en un ser más desarrollado.

La posibilidad de crecimiento espiritual siempre vale más que la material.

Manten al niño, que hay en tí, alegre!

Suelta tu esperanza y deja que la línea positiva se establezca.

Estas dentro de una comunidad, piensa en ellos  y  lo estarás haciendo por Tí !

Ten actitudes de amor, ya sea en pensamiento, palabra o acción y estarás  invocando la fuerza más poderosa en este universo.


Quien quiera que sea su maestro, sigue su buen ejemplo!


El aprendizaje te espera, elije el tema que desees.

Comparte. Tus alegrías, tu sonrisa, tus planes, tus sueños, lágrimas, todo lo que puedas.


En este mundo caótico hay muchas víctimas desamparadas, unete a un grupo que abogue la causa que tocó directamente tu corazón.


Serás bendecida de mil maneras, cuando menos te lo esperes!
 
Sé fiel. Fiel a tu propósito, tus convicciones, tu amor, tu evolución espiritual y también ayuda siempre, a todos los seres!

 


Mira este video:








OBS.1
Feliz año nuevo!
 Constelacion de Orion


OBS 2>
Esta é a mesma publicada em português no dia 31/12/2010.