domingo, 5 de agosto de 2012

Sabe Qual é o Jogo ?

Quero mostrar algo sobre o consumo.
Por que o consumo ?
O consumo tem uma relação direta com as matérias primas utilizadas para fazer as coisas que constituem os bens de consumo. Quanto maior o consumo, maior é a quantidade de matérias primas necessárias para produzir os bens de consumo.

O problema não seria o consumo se o bem que compro hoje tivesse uma longa duração, mas, se isso acontecer demoraria muito para precisar comprar outro.

A melhor maneira que encontrei para explicar o consumo foi este vídeo que ainda não foi proibido, mas poderá ser proibido e sair do ar a qualquer momento rsrs, digo isto porque a verdade incomoda muito e, principalmente, os interesses que sentirem uma ameaça poderiam evitar sua divulgação. 

Acesse enquanto for possível rsrs
 



O consumo é uma das coisas mais desiguais que você possa imaginar.


Terrivelmente desigual quando não há acesso aos bens essenciais para uma vida digna, poderia colocar imagens sobre a fome, a falta de saúde ou cenários semelhantes, mas entendo isso como contribuir para que sua cabeça reproduza essas cenas.
Desigualdades em níveis extremos existem, sabemos disso, as encontramos facilmente em centenas de países, não apenas na África. 

Por outro lado, podemos criticar um povo que tem sofrido durante as últimas décadas intensa lavagem cerebral para aumentar o consumo?

Você que entende algo de marketing e de merchandising, veja esta imagem que aparece num filme de Marilyn Monroe. Viu ?!

As batatas !!! viu as batatas ? Me diga, qual o homem que não ia associar no inconsciente, uma mensagem de uma mulher sensual e linda com as batatas ? Coma batatas !

Um povo que hoje é o maior consumidor do planeta porque seus cidadãos receberam durante décadas mensagens massivas em filmes e televisão para comprar e comprar sem parar ?

Existem antecedentes históricos complexos e difíceis de interpretar, para entender melhor e pegar o fio da meada tem que começar com a situação reinante depois da Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos viveram uma década (1918 a 1928) de prosperidade pelas exportações crescentes à Europa, afetada pela guerra e que estava recuperando sua produção, mas, na medida que a capacidade europeia foi aumentando, simultaneamente, diminuiram as quantidades importadas dos Estados Unidos.

Quando houve queda nas exportações as indústrias americanas saturaram o mercado interno.
Muita oferta e pouca demanda, que podemos ler "muito produto e pouco consumo", fez despencar os preços e as indústrias diminuíram a produção, dando o seguinte passo numa espiral de queda, com a consequente demissão de operários, que por sua vez agravou o consumo.
Assim chegou a década dos anos trinta, palco da tristemente célebre "Grande Depressão" (veja link) e para tentar sair dela foi criado, na época do primeiro mandato do presidente Franklin Delano Roosevelt, o New Deal (Novo Acordo)(veja Link), implementado no período de 1933 a 1937. Sobre a eficacia do New Deal  para sair da Grande Depressão não há consenso.
Veio a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e depois, durante a presidência de D.Eisenhower, o seu conselho de assessores econômicos declarou: "O propósito último da economia americana deve ser o de produzir mais bens de consumo". Mais claro impossível.


Os americanos foram vítimas de um plano organizado, algo que foi arquitetado como uma política pensando numa solução, mas, que fez crescer as corporações que dominaram e aperfeiçoaram os mecanismos para um consumo crescente, que atinge agora proporções insustentáveis.

Vejo uma onda em movimento, uma onda que esta varrendo desigualdades e esta tornando este mundo melhor, esse vídeo faz parte dessa onda, porque ele explica e na medida que ficamos conscientes e entendemos podemos ter um papel mais decisivo no avanço e crescimento de melhores condições de vida.

Sonhos ?

Sim, mas sabe o que é pior do que ter sonhos ?

Ser vencido por esse sistema que o vídeo aborda.





Mantenha e alimente os sonhos por um mundo melhor e uma vida mais digna para todos !



Por favor, espalhe !!!

Nenhum comentário: