sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Andando nas Férias (El Salvador)

Aproveitando as férias vim para El Salvador. Fica na América Central , mapa a seguir:


Dá para perceber que é bem pequeneninho, tem 21.041 km², uma extensão territorial próxima à do estado de Sergipe (21.190 km²).
A população é de 7.066.403 habitantes, comparando com alguns países da América do Sul seria próxima à do Paraguay (6.831.306 hab.) e quase o dobro do Uruguay (3.477.778 hab.).


Nestes dias esta chovendo muito e foi declarado estado de emergencia pelo presidente Mauricio Funes. Na WIKIPEDIA consta que o presidente esta casado com a paulistana Vanda Pignato, representante do Partido dos Trabalhadores (PT) para a América Central. Sua campanha eleitoral foi realizada por João Santana, marqueteiro das campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva em 2006 e de Dilma Rousseff em 2010.


Acho interessante essas coincidências, embora minha visita a El Salvador não tem nada a ver com isso. Acontece que nasci aqui, neste pequeno pais da América Central do qual, obviamente, gosto muito.


Tinha quase 15 anos de não vir. Encontrei mudanças em San Salvador, agora tem mais centros comerciais e um dinamismo ainda maior.
O movimento esta relacionado com a densidade demográfica do país, que é de 341 hab. por km², ocupando o 22º lugar entre quase 200 países.
No continente americano tem cinco países com uma densidade maior (Bermudas, Barbados, Porto Rico, Martinica e Aruba), todos são ilhas. Todos tem menos de 300.000 habitantes, exceto Porto Rico (3.916.632 habitantes).


O que tem de bom por aqui ? Muita coisa, esta tudo concentrado. Terra de lagos e vulcões. O lago mais bonito chama-se Coatepeque, veja:




O melhor de tudo acho que é a maneira de ser do povo. Simpáticos, bem humorados, hospitaleiros. Tem fama de trabalhadores e competitivos, acho que esta relacionado com a densidade demográfica e com a necessidade de sobreviver, é fazendo alianças e juntando forças que conseguem ir para frente. Diga-se de passagem, são festeiros, o que não é um caraterística única deles na região. Terra de salsa e cumbia, entre outros ritmos.


Tem uma comida que é a marca deste pais. Talvez você nunca ouviu falar. Chama-se "Pupusas". Para ter uma primeira ideia veja:
As pupusas são feitas na plancha (chapa), são de massa de milho e sempre tem recheio. O recheio varia, pode ser de queijo, ou de outros sabores.
O queijo fica derretido dentro, é algo delicioso, impossível comer uma só. Acompanhada de uma salada chamada "curtido" que consiste em repolho finamente cortado e temperado com vinagre, sal e outras coisas.


Hummm, deu vontade...até mais !








Nenhum comentário: