sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Artigo Científico sobre as Lágrimas da Mulher

 A seguir coloco um artigo do jornal The New York Times (10 jan 2011) (Tradução: Eloise De Vyldera) a respeito de uma pesquisa publicada na revista "Science".
Como poderão ler, a ciência esta começando a descobrir  os efeitos das lágrimas das mulheres nos homens.
Reparem que a pesquisa foi feita apenas com as lágrimas das mulheres, porque não tinham encontrado um homem que chorasse, que coisa incrível ! Porém, finalmente acharam UM... puxa vida, um legítimo exemplar do "Homem sensível" foi encontrado !  Mas, um pensamento chegou de última hora: Será que ele é Homem mesmo ?





 10/01/2011 -

Sinais químicos nas lágrimas femininas diminuem excitação sexual

The New York Times
Pam Belluck
Pesquisa sugere "um novo papel funcional para o choro"
Quando choramos, podemos estar fazendo mais do que simplesmente expressar nossas emoções. Nossas lágrimas, de acordo com uma nova pesquisa surpreendente, podem estar enviando sinais químicos que influenciam o comportamento das outras pessoas.
A pesquisa, publicada na revista “Science”, pode começar a explicar algo que deixa os cientistas perplexos há gerações: por que os humanos, aparentemente de um jeito diferente de qualquer outra espécie, choram por motivos emocionais?
Em vários experimentos, os pesquisadores descobriram que os homens que sentiam o cheiro das lágrimas emocionais de uma mulher se tornavam menos excitados sexualmente do que quando cheiravam uma solução salina neutra que escorria pelo rosto das mulheres. As descobertas apareceram sob várias formas, inclusive nos níveis de testosterona, nas respostas da pele, na imagem cerebral e nas descrições que os homens fizeram sobre sua excitação.
“Os sinais químicos são uma forma de linguagem”, diz um dos pesquisadores, Noam Sobel, professor de neurobiologia no Instituto Weizmann em Israel. “Basicamente o que descobrimos foi o sinalizador químico para a palavra 'não' – ou pelo menos 'não agora'.”
Sobel disse que os pesquisadores começaram com as mulheres porque quando pediram “voluntários que pudessem chorar com facilidade”, não encontraram homens que tivessem o “choro fácil” e pudessem preencher os vidros de coleta facilmente. Felizmente, diz ele, “agora temos um homem que chora.”
 “Temos de usar lágrimas frescas”, com menos de duas horas após a coleta, diz Sobel, então as voluntárias eram chamadas com frequência para chorar mais, um mililitro cada vez. As mulheres, que tinham entre vinte e poucos e trinta e poucos anos, assistiram cenas de filmes como “Uma Prova de Amor” e “Quando um Homem Ama uma Mulher” e de um filme israelita, “Broken Wings”, outro filme utilizado foi “Laços de Ternura”.
Em um experimento, sentir o cheiro de lágrimas aumentou as chances de os homens classificarem as mulheres que viam em fotos como menos atraentes. Em outro, para estabelecer um contexto de tristeza, os homens assistiram a uma cena do filme “O Campeão” depois de inalar lágrimas ou solução salina. Os homens ficaram igualmente tristes com as lágrimas e a solução salina, mas aqueles que sentiram o cheiro das lágrimas mostraram menos excitação sexual e níveis mais baixos de testosterona.
Por fim, os pesquisadores usaram as imagens do cérebro. Eles mostraram aos homens cenas do filme9 ½ Semanas de Amor”. Ressonâncias magnéticas funcionais identificaram a excitação dos homens em áreas específicas do cérebro. Então eles sentiram o cheiro de lágrimas ou de solução salina e assistiram a filmes tristes. Os que haviam cheirado lágrimas mostraram menos atividades nas regiões cerebrais que mostravam excitação.
Sobel disse que qualquer que seja a origem evolucionária do choro emocional, ele não está afirmando que suas descobertas têm modernas aplicações românticas.



 O texto integral pode ser encontrado no seguinte link:
http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/nytimes/2011/01/10/sinais-quimicos-nas-lagrimas-femininas-diminuem-excitacao-sexual.jhtm

2 comentários:

Lu Cabral disse...

Boa tarde meu querido...
Deu um tikim de trabalho mas achei vc.
Sou a lourdinhajm do Par Perfeito..
srsrrs

Bjsssssss

lourdinhama2@hotmail.com

tata disse...

Estou aqui Dan pra dizer o quanto vc é especial, escreve textos muito interessantes, como este que fala sobre a lágrima, que pra mim é o transbordar da emoçao.
Deixo a letra da música de Guilherme Arantes,
Lágrimas de Uma Mulher


Que mistério pode haver, na lágrima de uma mulher
Quando abre os seus segredos
Que momentos de aflição há no tremor da sua mão
Onde esconde os seus medos

No abandono do teu pranto eu me perdi
Não sabia o que dizer pra consolar
Tive raiva destas mágoas que puseram em você
Tive pena dos que nunca te puderam conhecer Oh! Oh!

Refrão

Eu sinto muito cada dor que te marcou
Ou que modificou seu jeito de amar
Dos estragos improváveis de um carinho de curar
Os escudos invisíveis para um homem penetrar Oh! Oh!