sábado, 8 de janeiro de 2011

O que interessa aos Homens ?

Em relação às mulheres o que interessa aos homens é fazer sexo.

Isso de uma maneira bem simplista. Da mesma maneira simplista poderia se dizer que o que interessa às mulheres é ter filho(s) e assegurar para ele(s)o melhor.
A maneira simplista de ver as coisas tem muitas exceções, tem homens que acham que sexo não é o principal, assim como algumas mulheres não tem certeza se querem ter filhos.
Porque? A vida moderna modificou não apenas nossa maneira de viver, mas também nossa maneira de pensar.
Iniciamos nossa história, como espécie humana, sendo predadores. Também éramos coletores, mas, imagino que pelas emoções ou pelo prêmio ser mais desejado e dar mais status, as atividades de caçar e pescar dominavam as atenções.
Claro, não era a mesma coisa contar na caverna como encontrou uma fruta do que contar como conseguiu caçar a presa. Até hoje, os caçadores e pescadores continuam com esse costume ancestral. Sem esquecer que era necessário para comer.
Isso foi durante milhares de anos e nossa espécie tornou-se o maior predador do planeta.
Desenvolvemos armas para conseguir nosso alimento,lanças, arco e flecha, entre outras, além de armadilhas e estratégias para abater animais que eram mais rápidos e em alguns casos maiores que nos.

Não deixamos de pensar como predadores, só que acabamos com a fartura de presas e fomos obrigados a cultivar o alimento.
A necessidade de cultivar o alimento nos fixou na terra, viramos agricultores e criadores, ai as coisas começaram a ficar cada vez mais complexas.A propriedade da terra, a vida em cidades, a troca de mercadorias e serviços, a evolução do conhecimento, a lâmpada, o vaso sanitário, a penicilina, a imprensa para fazer o vinho e aquela outra (imprensa de Gutenberg), tecnologias modernas como a televisão, o telefone, o computador e a internet, apenas para citar algumas coisas que significaram mudanças, até chegar onde estamos.

Será que em plena era da informática conseguiríamos entender se as programações básicas do predador continuam nos dirigindo no mundo moderno, após tantas camadas de adaptações necessárias à nossa sobrevivência ? Ou será que as mudanças pelas quais passamos alteraram nossas programações básicas?

Então, quais eram as programações básicas do predador ?
Ele caçava porque tinha necessidade de comer. O que representa "comer" para um organismo ? Significa repor as energias necessárias à continuação da própria vida. Posso chamar de "manutenção" ?
De acordo, ele caçava para se manter vivo. Também vivia em abrigos, cavernas, evitando ficar exposto às condições climáticas adversas e ao ataque de outros predadores. Essa proteção ao corpo faz parte da manutenção.
Será que tinha alguma atividade que não estava ligada com a manutenção ?
Sim, tinha um par de atividades que não eram visando manutenção, uma era pintar cavernas, vamos deixar de lado porque eram poucos pintores numa atividade esporádica.
A outra atividade era bem procurada e muito frequente: o sexo. Essa atividade deve corresponder a outra programação, mas, para que o sexo ? Todos os animais tem o sexo para reprodução da espécie. Fomos muito eficientes no quesito reprodução. Seria a segunda programação básica.

Caso essas duas fossem as únicas programações, as poderíamos descrever como: "Promover a manutenção e a reprodução"
Serviriam para justificar os comportamentos de busca do alimento, do abrigo, do parceiro para conseguir a reprodução e do cuidado com a prole.
Mas que coisa trabalhosa, promover a manutenção e a reprodução, porque vamos fazer isso ?
É verdade, significa muito esforço, trabalho sem fim, a troca de que ? Bem, a Mãe Natureza colocou alguns incentivos... os prazeres.
No caso mais claro, a fim de promover a reprodução, o incentivo é o prazer sexual.
A reprodução não estaria garantida apenas com o incentivo do prazer sexual, a única coisa garantida seriam as festas! Vamos considerar outro incentivo para a reprodução: a maternidade. Entendendo como maternidade o prazer da mãe em ter e cuidar o filho.
Os homens poderiam discordar, porque não sentem esse prazer. Sinto muito desapontar alguém , mas é verdade, a maternidade não é um prazer real e direto para os homens.
Bem, os incentivos não são iguais para os dois sexos, ambos sentem prazer sexual, mas, depois da fecundação, apenas a mulher tem o prazer da maternidade. Salvo as exceções da era moderna.

Vamos continuar, quais seriam os prazeres da manutenção ? Obviamente, as pessoas gostam de comer!




Nossa sociedade esta ficando obesa. O prazer de comer existe, com certas exceções modernas.
Temos prazer também em sentirmos confortáveis e tudo que tem a ver com conforto esta ligado à manutenção. Queremos estar quentes no frio do inverno e gostamos de refrescarmos no calor sufocante do verão.

Coisas óbvias, sim, porque são as programações básicas.

O que é que interessa aos homens modernos ?  É o sexo.
Alguns até já desistiram de procurar sexo com mulheres, existe uma ala dissidente que esta se virando.

As mulheres modernas querem assegurar ajuda para carregar o lado que ficava só com elas: o da maternidade. Então querem um parceiro que tenha qualidades para dar suporte ao que vem depois do sexo. Querem compromisso sério e duradouro.

Inconscientemente buscam qualidades que vão passar aos filhos, então consideram fundamental a inteligência, assim como tudo que indique boa saúde (altura,boa forma física, etc).

Para arrematar  elas chegaram à conclusão que o parceiro, durante e depois da maternidade, é melhor que seja carinhoso, simpático, alegre, atencioso, goste de crianças, tenha uma conversa agradável, bom humor,  seja romântico e ajude nas tarefas domésticas.

Para fazer uma seleção filtrando os homens agressivos, que as poderiam ferir num momento de fúria, elas também querem que os homens sejam educados, respeitosos, emocionalmente estáveis e não sejam ciumentos.

Ainda mais, as mulheres também querem que os homens gostem de atividades agradáveis, já que estamos falando de um longo tempo juntos, por isso eles devem gostar de cinema, pipoca, barzinho, ir em restaurante, ser sociáveis, viajar, ir na praia, sem contar afinidades específicas tais como: fotografia, teatro, determinados esportes, vinho, determinado tipo de música, ser temente a Deus ou uma determinada crença, e o mais importante de tudo: gostar de dançar !

Isso é tudo ? Sim, só isso. Sem contar é claro com o desejável bom nível cultural, bom gosto e estar de bem com a vida.
Bem, tem o aspecto financeiro, como vai ser o parceiro e dividir (ou pagar todas) as contas é necessário que seja generoso e apresente características que garantam que a mulher não vai passar dificuldades e entrar num barco furado, então, ele deve ser: trabalhador, estável financeiramente, independente, de garra, decidido, dinâmico, objetivo, criativo, com iniciativa e não gostar de jogos.

Para evitar que outra mulher pegue um partidão desses, ele deve ser fiel, amigo, honesto, sincero, cúmplice e companheiro.

Tem os casos particulares, quando a mulher já tem filhos, nem precisa dizer que a relação entre o novo parceiro e eles deve ser para lá de boa.

Isso é tudo. Ninguém fala de coisas elementares, que são próprias do papel do homem, tais como: entender de mecânica de carros, consertar coisas elétricas e encanamentos, ser forte para carregar pesos, não ligar para botar o lixo para fora, porque homem é para essas coisas.

Parece brincadeira ?  Você sabe que não é ! Alguém escolhido para um compromisso sério e duradouro não pode ser qualquer um !

Existem exceções ? Bem, tem os jovens e belos para os quais as mulheres sempre farão uma exceçãozinha. Um homem com as características sonhadas com certeza vai conseguir mulheres que, aparentemente, não ligam para um compromisso sério.
Um outro predestinado que pode conseguir sexo sem compromisso é o herdeiro de grandes fortunas. Apesar de tudo, cada uma dessas mulheres que cede aos apelos dos jovens boa pinta ou dos ricos, bem no fundo do coração tem uma ilusão: pegar eles num compromisso duradouro !

Para os mortais comuns resta apenas adaptar-se, por isso se fala muito do "homem sensível", nos perfis masculinos deve ser cada vez mais frequente encontrar os adjetivos citados acima, sabem porquê? Porque eles querem sexo !

Aqueles que se mostram obstinados em continuar com o comportamento machista e descartam entrar num compromisso duradouro, podem considerar as seguintes alternativas:
   1.Abrir mão da religião ocidental e aderir ao Qur’an (Corân), mas é um paradoxo, porque permite a poligamia mas é dentro de um marco legal. Pode ser entendido como um compromisso múltiplo, com até quatro mulheres, de caráter sério e duradouro.
   2.Adaptar-se e mudar o comportamento usando a neurolinguistica, hipnose, ou técnica semelhante.
   3.Uma solução eventual, seria recorrer aos serviços da profissão mais antiga do mundo. A longo prazo pode ser o caminho mais barato e fácil, fazendo sexo com mulheres lindas escolhidas na hora. No entanto, extremamente arriscado à saúde, mais do que qualquer esporte radical.
   4.Alguns podem virar religiosos. Sem vocação é um tiro no pé. Se tiver vocação talvez não queira mulher. Se tiver vocação e quiser sexo sem compromisso vai ser noticia algum dia, a menos que sua religião permita.


Nos perfis femininos encontro mulheres que cumpriram com a programação da reprodução, já tem filhos adultos e não tem mais interesse em ter filhos. No entanto continuam querendo um parceiro com as qualidades de um companheiro para criar filhos.
Sabem porque ? porque faz parte de uma programação básica que comanda os desejos e tudo mais, ela guia o comportamento. Livrar se disso equivaleria a que os homens não considerassem o sexo como motivo principal.  Sabem quando isso vai acontecer ? N.... exatamente!

Fazer o que ? eles não tem outro incentivo nas suas programações básicas !

Finalizo com uma reflexão, os adjetivos que citei aqui são alguns dos mais frequentes nos inúmeros perfis femininos que vejo, mas sabe algo que me chamou a atenção ? Vi poucas mulheres colocando a palavra "amor" ou a conjugação dela: Que me ame !

Nenhum comentário: