terça-feira, 30 de abril de 2013

Línguas e Alfabetos

A linguagem pode ser oral, escrita ou ainda outra, como a dos sinais ou gestos.
Quando crianças todos aprendemos a falar a língua dos nossos pais, a linguagem falada é sempre a primeira que aprendemos a usar.
Depois quando vamos para escola, ou ainda em casa, aprendemos o alfabeto.
O alfabeto é o começo da linguagem escrita, o fundamento para poder ler e escrever.
Basicamente um alfabeto serve para transcrever sons (fonemas).
De acordo com o "Etnologue" existem, atualmente, um total de 7.105 línguas faladas no mundo.
O "Etnologue Language of the World" faz pesquisas desde 1951 e constitui o mais abrangente e atualizado estudo sobre as línguas faladas no mundo. Apresenta gráficos por continentes e informação sobre cada uma.
Neste outro Link vai encontrar as 52 línguas mais faladas no mundo, mas, esses dados servem apenas para ter uma idéia porque já estão um pouco defasados. As línguas que nessa listagem ocupam os últimos lugares são faladas por 17 milhões de pessoas.
Das milhares de línguas, muitas não tem escrita, as que tem escrita utilizam letras que pertencem a um determinado alfabeto ou podem usar figuras que representam conceitos e não ter alfabeto, como é o caso do mandarim (chines).
A escrita Chinesa é caraterizada pela ausência de um alfabeto. As línguas chinesas (Mandarim, Cantonês e Hakka) escrevem logogramas (idiogramas) que representam conceitos e não apenas sons como ocorre com os alfabetos.
As outras línguas escritas possuem alfabetos, que são relativamente poucos, considerando as milhares de línguas faladas no mundo.
Em termos de quantidade de pessoas que os utilizam, os principais alfabetos são: Latino ou Romano, Árabe, Cirílico, Bengalí, Devanagari, Gurmukhi, Shahmukhi, Oriya, Hiragana, Katakana, Hangul (Coreano), Tailandês, Amhárico, e Grego. Mais adiante vou colocar exemplos de cada um.
Algumas línguas são parecidas entre si e é muito mais fácil aprender elas.
De acordo com o Ethnologue, para quem fala espanhol a língua mais parecida que existe é o português, porque entre eles há 89% de similaridade.
Depois do português, a língua mais próxima do espanhol é o Catalán, com 85% de similaridade, e em terceiro lugar o italiano, que tem 82% de similaridade com o espanhol.
Outras línguas derivadas do latin apresentam também muita semelhança, por exemplo, o espanhol com o francês tem 75% de similaridade e com o rumano 71%.
Em gráficos comparando as milhares de línguas faladas no mundo, encontramos gráficos comparativos no Ethnologue, veja a seguir os do espanhol, português, francês, italiano, catalán, e rumano:

 


Além da semelhança na língua falada, no aprendizado dos idiomas o mais fácil é aprender línguas que usam o mesmo alfabeto que já conhecemos.

Nesse caso a linguagem escrita é sempre utilizada no aprendizado da línguagem falada.
Pode ocorrer que, como falar e ler/escrever são coisas diferentes, aprendamos a ler e escrever muito bem o novo idioma e temos dificuldade para falar corretamente.
Isso pode acontecer com pessoas que falam línguas derivadas do latim, como as que aparecem nos gráficos acima, quando querem aprender línguas que o Ethnologue classifica como germânicas, tais como o Inglês, alemão e línguas escandinavas, por exemplo, norueguês, dinamarquês e sueco.
Três línguas disputam os primeiros lugares de língua mais falada no planeta.
Na disputa estão o chinês (mandarim), o inglês e o hindi.
O inglês é a língua com maior quantidade de falantes, segundo este link (veja), disputa com outras duas línguas que são o mandarim (China) e o hindi (Índia), estas ocupam posição de destaque em função da população desses países.
Diferente do inglês que é utilizado como língua "franca"(veja Link).

O inglês e o alemão, de acordo com os estudos linguísticos, possuem 60% de similaridade.
As línguas ditas germânicas tem pouca semelhança com as derivadas do latim, por exemplo entre o inglês e o francês existe apenas 27% de similaridade, mas, todas elas usam o mesmo alfabeto.
 
Todos nós desenvolvemos uma forte associação entre a língua falada e o alfabeto que aprendemos e usamos no dia a dia para ler e escrever.
Estamos muito acostumados com essa associação.
Automaticamente ao ver o simbolo "A" ou "T" lembramos de um som.
Falar, ler e escrever são atos diferentes que juntamos e fusionamos em uma coisa só que constitui nossa comunicação com o mundo e que inclui gestos e sinais.
Podemos considerar que, atualmente, todo o conhecimento humano esta dividido em 7.105 compartimentos, um para cada língua que existe.
Em cada um desses compartimentos esta o acervo cultural produzido por todos os seres humanos que falaram essa língua ao longo da história.
Alguns compartimentos são muito grandes, a informação codificada sob a língua inglesa é muito maior do que a de uma língua falada por poucos indivíduos.
Têm línguas extintas, que não tem mais ninguém que as fale no cotidiano.
São as famosas línguas mortas. Os casos que considero mais impressionantes são o do Latim, o Egípcio e seu sucessor o Copta.
O Egípcio foi falado e há registros do seu uso datados de 3.400 a.C (link english). O Prof. Gunter Dreyer do Instituto Arqueológico Alemão no Egito, descobriu que foram os egípcios e não os sumérios, que inventaram a escrita.
O fato é que o egípcio foi extinto (veja Link), num processo que durou mais de três mil anos e pode ser visto neste link, até sua extinção e substituição pelo Copta.
O Copta (veja Link), que significa egípcio, teve seu apogeu no século III até o VI, depois foi gradualmente substituído pelo árabe. Hoje não existe mais como língua cotidiana, mas, ainda é mantido nas liturgias da Igreja Ortodoxa Copta e da Igreja Católica Copta.
O caso do latim, extinto, é igualmente impressionante.
Durante 500 anos foi a língua oficial da Republica Romana e depois a do Império Romano. Hoje não existe como língua cotidiana, embora a Igreja Católica o usa e o latim clássico é ensinado em algumas escolas, sem contar seu uso esporádico em várias áreas, como por exemplo, o direito e a botânica.
Quando dominamos uma língua, além do acesso a essa parte do acervo cultural da humanidade, ficamos com passaporte livre para nos comunicar com as pessoas que falam essa língua.
Depois de passar anos acostumados a ler e escrever usando um alfabeto podemos querer aprender um idioma que usa outro alfabeto.
Os alfabetos acima citados têm link e neles pode ver as línguas e países que os usam.
Para fazer uma comparação vejamos agora um pequeno exemplo de alguns deles.
A seguir algumas letras de cada alfabeto, exceto em Árabe e Bengalí dos quais foi colocado um texto, o primeiro artigo da Declaração dos Direitos Humanos, para ter um exemplo do conjunto das letras em dois alfabetos diferentes.

 Árabe:
 Declaração dos Direitos Humanos
 Bengalí 
 ধারা ১: সমস্ত মানুষ স্বাধীনভাবে সমান মর্যাদা এবং অধিকার নিয়ে জন্মগ্রহণ করে। তাঁদের বিবেক এবং বুদ্ধি আছে; সুতরাং সকলেরই একে অপরের প্রতি ভ্রাতৃত্বসুলভ মনোভাব নিয়ে আচরণ করা উচি

Devanagari, अ  आ   इ   ई  उ  ऊ  ए  ऐ ओ औ

Gurmukhi, ੳ ਅ ੲ  ਸ  ਹ  ਕ  ਖ  ਗ ਘ ਙ

Shahmukhi,       ق   ظ  س  ڈ چ    ٹ  پ  ب  ا

Oriya,

         ଅ ଆ ଈ ଊ
 ଌ ଐ ଓ







 ଞ ଟ













Hiragana  (Lingua Japonesa e Oquinauano)
  Ficheiro:Hiragana small.png

Tailandêsก ข ค ฅ  ฆ ง จ ฉ ช ฌ  ฐ  ณ 
Grego  α β γ Δ δ ε ζ η θ κ λ μ  ρ Σ   φ  ψ

Latino ou Romano, A B C D E F G H I J ...

Comparando as amostras acima pode ver que para quem usa o alfabeto latino, também denominado romano, todos os outros alfabetos do mundo são muito diferentes, exceto dois: O grego e o Cirílico
Na verdade o alfabeto grego tem símbolos que conhecemos da matemática ou de alguma outra ciência, e pensando em letras apenas o cirílico tem letras que parecem conhecidas.
A mesma coisa acontece para as pessoas que usam o alfabeto cirílico, o mais parecido ao alfabeto deles é o alfabeto latino.
Vejamos algo sobre cada um desses dois alfabetos.
O alfabeto latino ou romano é o mais utilizado no mundo.
Esse alfabeto é utilizado para escrever em todo o Continente Americano e em toda a Europa Ocidental, além de grande parte da Oceania e do Continente Africano.
As línguas que utilizam o alfabeto latino para escrever são: Inglês, Espanhol, Português, Italiano, Francês,Catalão, Alemão, Polonês, Neerlandês (Holandês), Sueco, Dinamarquês, Norueguês, Islandês, Indonésio, Malaio, Vietnamita,e Turco, para citar apenas os que tem maior quantidade de falantes.
O alfabeto cirílico (veja Link) é utilizado para escrever as seguintes línguas: Russo, Ucraniano, Bielorrusso, Búlgaro, Sérvio, Macedônio, Cazaque, Uzbeque, Mongol, Quirguiz e Tadjique (usa também árabe).
Vejamos alguns gráficos dessas línguas, para poder comparar com aqueles outros das línguas  derivadas do latim.



 

Quando alguém que usa um desses dois alfabetos quer aprender algum idioma que usa o outro alfabeto encontra facilidades pelo fato de ter letras conhecidas .
A facilidade são as letras em comum. Elas são cinco: A, M, O, K, T.
Simplesmente, cada uma delas representa o mesmo som em ambos alfabetos.

Também encontra algumas dificuldades, não apenas nas letras novas que não existem no alfabeto que já conhece, mas, também porque existem várias letras que são iguais e o som delas é diferente no outro alfabeto.
Esse é o caso das seguintes letras: m, p, r, c, g, H, U, y... mas, esse é um tema que quero abordar com mais detalhes na próxima postagem.


FIM

 

Nenhum comentário: