domingo, 8 de abril de 2012

Base Histórica

Quero abordar questões que acho importantes, mas, envolvem datas.
Para entender a história de 4.000 a.C, ou seja, aproximadamente, seis mil anos atrás, é bom dar uma olhada geral na história da humanidade, colocar em ordem de tempo os eventos mais relevantes.

Achei necessário fazer um resumo para deixar como base.
Esta base é o que, atualmente, consideramos a história humana.

Em museus vi esqueletos de dinossauros, montados com os próprios ossos que foram deles, tudo bem, aceitei isso como um fato da existência deles.
Houve uma extinção em massa na terra, incluindo os dinossauros, aproximadamente 65,5 milhões de anos atrás. Essa extinção é um fato, é conhecida como evento K-T , o que a ocasionou não se sabe, a teoria mais aceita é que um asteróide caiu no México, no estado do Yucatan, que seria a Cratera de Chicxulub.
No entanto, existem pelo menos outras dez teorias tentando explicar essa extinção em massa.

Aceitei também como fato os resultados de trabalhos semelhantes feitos com ossos humanos.
Uma das conclusões básicas desses trabalhos é que a forma dos ossos dos humanos atuais, Homo sapiens, vai até cento e noventa e cinco mil anos atrás (195.000).
Vamos deixar de lado os hominídeos anteriores, como os fósseis de Homo habilis, Homo ergaster, Homo erectus, que cobrem até dois milhões de anos atrás.

Quais são os fatos do que aconteceu nesses quase 200.000 anos que nossa especie habita a terra ?

Para começar, tínhamos um "primo", o Homem-de-Neandertal, que foi extinto cerca de 30.000 anos atrás.
Ele não era da nossa mesma espécie Homo sapiens, seus ossos mostram diferenças, veja a seguir uma comparação dos crânios:


Os fosseis de Neandertais foram encontrados na Europa.
Até agora, nunca foram encontrados na África e grande parte da Asia.
Veja mapa (à direita)








 Baseados nos registros fósseis, os Neandertais habitaram a Europa até oeste da Asia.
O território que ocupavam os Neandertais era ocupado por eles milhares de anos antes que o Homo sapiens chegasse a esses lugares.
Veja, no mapa logo acima, a região habitada pelos Neandertais.

Os Cro-Magnons eram os Homo sapiens que foram contemporaneos dos Neandertais. Conviveram com eles e, muito provavelmente, contribuíram com a sua extinção.

Nos últimos 30.000 anos, depois que os Neandertais foram extintos, o Homo sapiens foi a única espécie de homem na terra.

O que fazia ? Como vivia ?  Bem, considera-se que até 10.000 a.C., vivia na Idade da Pedra Lascada ou Período Paleolitico eram nômades, caçadores e coletores, já dominavam o fogo.

O período Neolítico(aqui inclui o Mesolítico), a idade da pedra polida, vai de 10.000 a.C. até 3.000 a.C., é marcado pelo inicio da agricultura e criação de animais.O homem deixa e ser nômade e vive em vilas próximas de rios.


A invenção da escrita marca o fim do período Neolítico.
Simultaneamente ao desenvolvimento da escrita ocorrem as "Idades dos Metais", que foram as seguintes (veja Links)
A Idade do Cobre aproximadamente entre 2.500 a 1.800 a.C.
A Idade do Bronze 
A Idade do Ferro 
Enquanto a tecnologia dos metais evoluía, também evoluía a escrita. Vamos seguir a sua evolução.

Hieroglifos 
Os mais antigos existem desde antes de 3000 a.C., ou seja, menos de 6.000 anos atrás.

Escrita Cuneiforme
A escrita cuneiforme é considerada a primeira da humanidade.Foi criada pelos Sumérios, aproximadamente, 3.500 a.C., ou seja menos de 6.000 anos atrás.

Com essa base já é suficiente.
Recapitulando:
Os crânios e ossos de Homo sapiens mais antigos encontrados pelos arqueólogos tem 195.000 anos, antes encontram-se ossos mas são de Neandertais, que não é exatamente a nossa espécie.
A idade da pedra lascada (Paleolítico) e a idade da pedra polida (Neolítico e Mesolítico) acabaram, aproximadamente, em 4.000 a.C.


Nenhum comentário: