terça-feira, 14 de agosto de 2012

Ditos de um Comentarista Anônimo

Existem milhares de blogs, publicando sobre todos os assuntos que você possa imaginar e em qualquer um deles, qualquer um de nós, pode dar sua opinião através da internet.
Isso acontece também em todos os Jornais, qualquer noticia pode ser comentada, por qualquer um de nós.
A mesma coisa nas redes sociais, desde que a pessoa que publicou deixe aberto, qualquer um de nós pode deixar sua opinião.

Todos os comentários que você fizer ficam lá por um tempo indeterminado, como testemunhas da sua maneira de pensar e, provavelmente, seguirão lá muito tempo depois de todos nós termos partido.

Tem muita gente deixando bilhetinhos espalhados em tudo quanto é canto, na forma de comentários.
Os comentários são aquele tipo de bilhetinhos que parecem fugazes, instantâneos, que se perdem atrelados a uma noticia que por si é efémera.
Parecem. Mas, pode algo que fica gravado por tempo indeterminado ser transitório ?

A vida de um comentário independe da noticia em que foi publicado, depende de muitas outras variáveis que são dinâmicas, como o interesse pelo tema, a importância dos envolvidos, a biografia do autor,  mas, as letras de um comentário são da mesma natureza que as que usaram os poetas e filósofos, a vida das letras depende, principalmente, do que foi dito.

Hoje ví uma notícia sobre a pipoca (Pop Corn) feita no micro ondas, que era sobre um aromatizante artificial, denominado "Diacetil", que imita o cheiro da manteiga e que supostamente esta relacionado com o Mal de Alzheimer.
Pois bem, achei engraçado e ao mesmo tempo verdadeiro um comentário dessa notícia que dizia assim:
"Não custa nada evitar, afinal eu já evito o hormônio da carne, o antibiótico do frango, o mercúrio do peixe , a nitosamina dos embutidos, o colesterol do ovo, o glutamato do tempero, a gordura trans da margarina, a gordura saturada da manteiga, os agrotóxicos do vegetais , a soja transgênica, o BPA da agua engarrafada, o caramelo da coca-cola, os adoçantes dietéticos, o formol do leite longa vida, os açucares refinados e é claro o sal. Fora também o alumínio da panela e o tóxico teflon"
Estava assinado por "Fallout F."

Ao lado do nome desse comentarista tinha um número, seiscentos e tantos, entendi que era a quantidade de comentários que ele tinha feito, achei uma quantidade muito grande, mas, como tinha achado interessante o primeiro e como sou meio curioso, fui lá ver os outros comentários dele.
Olha só este outro sobre o tema dos alimentos que não fazem bem à saúde:

"Depois que teve aquele episodio da síndrome hemolitíco-urêmica na Alemanha, com muitas mortes e nefropatias graves, causada pelo broto de feijão orgânico , passei também a evitar produtos naturais, comecei a me alimentar de paçoca mas logo em seguida descobri a existência da aflatoxina, fui para o vinho tinto (que é bom ao coração), mas ai descobri que aumenta o risco de câncer e hepatopatia, além de neurotóxico. Luz eu não tomo desde que surgiu o buraco do ozônio. Café só coado,expresso faz mal."




Bem, selecionei umas perolas desse mesmo comentarista, você deve lembrar que o campo dos comentários é uma espécie de palco, onde sobe muita gente para aparecer, onde todos mostram sua cultura, seja pouca ou muita, e ocorrem entreveros de egos.
Esse tipo de arena  guarda semelhança com uma luta de MMA, sem uma gota de sangue, nem por isso isento de agressividade e onde sempre perdem os mais violentos que expõem argumentos do seu fanatismo.

Veja a seguir uma amostra desse hábil comentarista:

"O único motivo desta descoberta da física ter 450 comentários (mais do que qualquer noticia do estádio do Corinthians), é o nome "partícula de Deus". É só uma metáfora seus invertebrados! "

"Como o Haiti não exige visto para brasileiros, pela reciprocidade não devemos exigir visto para haitianos , só para espanhóis, americanos e australianos (vejam só que lógica excelente)"

"Entendi sua lógica, para não ser dogmático devo aceitar coisas sem evidência ao mesmo tempo que devo negar os fatos com evidência.  "

"Judeus representam 0,2% da população mundial, ou são muito competentes ou vc está sendo paranóico."

"Comer carne tb é crime contra a vida, alias comer salada tb."

"Falar que ateísmo é crença e o mesmo que falar que careca é cor de cabelo"

"Sou bem informado e nunca soube disto, procurei na internet e não achei. Tem certeza que não sonhou? Quero a fonte por favor"

"Cara , vc escreveu bobagem suficiente para ser preso."

"Desculpe a minha "arrogância", mas vc não pode despejar comentários infundados ,sobre um assunto que não domina, num espaço público e esperar não ser ácidamente criticado." 

"Conhecendo o Brasil há muito tempo, acho mais fácil a explosão de Alcântara ter sido causada por uma bituca de cigarro"

"O meu maior pesadelo é o seu maior sonho, a aposentadoria."

"Todo mundo morre, pq não viver um pouco antes de morrer?" (Essa ai era a respeito de um instrutor de rapel que morreu ao cair de uma cachoeira e alguns dos comentários questionavam o alto risco da atividade)

De tanto ler os comentários dele ficou claro que ele é um médico que mora em São Paulo, morou na Suíça, viajou o mundo fazendo cursos e conhecendo, entende de aviões, tem uma opinião política mas não é partidário, possui um bom humor, que beira a ironia e gosta de argumentar, como vocês viram tem um lado filosófico e tudo isso compõe seu estilo.

Seus comentários mudam ao entrar na área da saúde, que é a área que vivencia e na qual deve ter um conhecimento profundo.
O que ele fala do SUS e os comentários a respeito de procedimentos e comportamentos médicos mostram o que deve ser a realidade brasileira nesse setor. Não vou reproduzir porque merecem um destaque maior e ser tratados num espaço mais apropriado.
Para que não fique curiosa, vou citar um par de comentários dele sobre saúde. Não espere alegria rsrs.
"Quem é contra a lei do aborto, não deveria usar DIU de cobre ou pilula do dia seguinte, pois funcionam como microabortivos."

Para finalizar, um comentário sobre uma decisão da Justiça a respeito de um clube de SP aceitar parceiro gay como dependente:

"Motivos para evitar a homofobia:
Homossexuais são 2-5% da população, nunca serão maioria e nunca será obrigatório.
Ninguém está livre de ter filho g@y. Rejeitar acabaria com nossa felicidade e nunca com os comentários.
Ninguém vive como manda a Bíblia, nem o Kaka, porque atacar só um grupo?
Hemorróidas acometem 50% da população , com tamanha ameaça com o nosso, porque se preocupar com o dos outros?"

Se você ainda não é comentarista, sugiro que tente, vai descobrir uma maneira de crescimento pessoal que pode dar retornos inesperados.


OBS:
 Sobre um levantamento do ano de 2011, a respeito da PF (Policia Federal) ter flagrado desvio recorde de recursos públicos, o Fallout F. escreveu:

"O argumento petista de que era melhor que os governos anteriores está perdendo força". 
Um comentário que mostra como as letras não passam de moda, independente da noticia, pois esse comentário cai como uma luva no tratamento que o Governo do PT dá aos funcionários federais em greve.

Nenhum comentário: