sábado, 24 de novembro de 2012

Aparências em Alagoas

Durante as férias visitei praias do estado de Alagoas (Brasil), algumas muito belas, pela limpidez  e colorido em muitos tons de azul e verde esmeralda e. além disso, pela temperatura agradável e as lagoas naturais, naquelas praias que têm arrecifes próximos, como a Praia do Francês (Alagoas).




Visitei outras praias que têm também essas qualidades, como a de Barra de São Miguel e a famosa Praia do Gunga (Alagoas) onde apareço nessa foto.


Além de praias paradisíacas, Alagoas têm a Foz do Rio San Francisco, que faz a divisa com o estado de Sergipe. Essa foto é do lado de Alagoas, próximo ao Pontal do Peba, onde começam as extensas dunas que se estendem até chegar ao mar.

Tive a oportunidade de ir no Canyon do Xingó do Rio San Francisco, no final do passeio têm uma parte que é assim:


Durante os passeios chamaram minha atenção as mulheres em biquíni.

Não tanto as que eram bonitas e sim aquelas que serenamente espalhavam o protetor solar pelo corpo, que não eram exatamente daqueles que a mídia propaga como padrão de beleza.
Eram mulheres normais, se alguém fosse reparar ia descobrir estrias, celulite, e todo aquele tipo de coisas que as mulheres lutam para modificar.
 
Não tinha nenhuma mulher com aqueles corpos que saem nos anúncios da T.V., nem as que saem nas capas de revista.

Graças a Deus elas estavam desfrutando do passeio e não pareciam ter nenhum tipo de problema com essa parte estética.
Digo isso porque fico incomodado com o estereótipo de beleza feminina que a mídia propaga na TV e nas revistas.
O que me incomoda é que o padrão de beleza da propaganda não representa à maioria das mulheres e que isso pode criar uma pressão psicológica sobre a maioria usando um padrão que é da minoria.

Quer ver um exemplo de algo parecido?
Por que é que nós consideramos que estrias são feias ? Para mim deveríamos considerar elas lindas. 
Deveriam ser marcas valorizadas, deveriam ser o que são: registros de quem foi mãe, porque a maioria das estrias femininas vem da maternidade.
Se a maternidade é bela, então, tudo que esta relacionado também deve ser aceito.
A palavra "Estria" não deve ser colocada no porão, dita em voz baixa, não, estrias são lindas sim, porque são registros de algo que todos nós admiramos.

Por outro lado todos sabemos que a obesidade é uma consequência da modernidade e do estilo de vida que é comum nas grandes cidades, principalmente, devido ao sedentarismo e alimentação com produtos industrializados. 
Pode ser que o sedentarismo e a falta de exercícios ou as dietas alimentares incorretas estejam carregando a culpa pela obesidade e no futuro descubramos que a responsabilidade dos alimentos industralizados é maior.

Lembro que a indústria do tabaco usou a mídia para associar a ação de fumar com um estilo de vida, hoje estão proibidos os comerciais, mas, a minha geração sofreu uma lavagem cerebral com essa associação em que fumar era chique e uma mulher fumando era glamourosa, um homem então era um galã sedutor com uma aura de riqueza e esplendor.
Hoje algo semelhante é feito pela indústria dos refrigerantes. Ainda hoje você pode reparar que a principal marca de refrigerante associa a ação de beber esse refrigerante com felicidade.
O que têm a ver a felicidade com beber um refrigerante ?  Só se for a felicidade do vendedor.


O marketing de qualquer produto é apresentado por um rosto lindo e no corpo escultural de uma modelo. Enquanto mais linda a modelo supõe-se que o produto será melhor ?

Enquanto o produto se vende associado à beleza magra, quantas mulheres enriquecem as clinicas que fazem lipo-aspiração ?
Sem contar as mulheres que enfrentam uma cirurgia para mudar algo que esta em desacordo com o padrão de beleza ditado pela mídia.

Ao pesquisar a palavra "Estrias" o que mais encontra é como fazer para acabar com elas.
Se procurar bem vai ficar sabendo que a principal causa é a maternidade.
A segunda causa é engordar, porque a pele têm um limite de flexibilidade sem deixar sinais.
Sou contra esse bombardeio maciço do que é um corpo bonito, que é feito como sem querer, como se os únicos seres humanos disponíveis para ser modelos fossem as mulheres magras.
Nada contra elas, são uma minoria e respeito minorias, mas, embora reconheça um certo exagero na minha afirmação, pois têm modelos nem tão magras assim, na verdade sou contra o bombardeio de um padrão de beleza que transforma as pessoas em vitimas, que uma vez influenciadas pela mídia dedicam recursos e esforços, ao ponto extremo de fazer cirurgias para mudar sua aparência.

Existe uma diferença entre exercícios para manter uma atividade física que contribua com a boa saúde e exercícios físicos visando aparência.

Em fim, isso tem outro lado, do qual também não escapo, infelizmente, que é fazer pré-julgamentos baseados na aparência de um desconhecido.
Entendo do profundo do meu coração que a obesidade, assim como a maneira como um desconhecido se veste, não deve influenciar o que penso dele.

Ah, por que é diferente com os conhecidos ? Os conhecidos e amigos ou familiares aceitamos sem nos importar muito com a aparência deles.
Como posso superar o julgamento da aparência num desconhecido ? Olhando ele como vejo um conhecido. Existe um afeto, diversos níveis de carinho para com os conhecidos, mas, como ver um desconhecido como se fosse um amigo?
Existe o caminho do "Namastê". Reconhecendo o divino no outro.
Cada um pode desenvolver sua própria técnica.
Um torcedor de um time pode imaginar que o outro é fanático pelo mesmo time.
A resposta para mim é encontrando neles uma afinidade, algo que temos em comum.
Vitimas da mídia, por exemplo, ou se estamos numa praia em Alagoas, gostamos de algo em comum.

Acredito que o fato de estar tendo esta grande experiência de seres humanos e viver nestes tempos é algo que obviamente temos em comum. 
Claro que isso poderia fazer mais sentido se pensar que outras galaxias e outros mundos podem estar servindo para que outros seres evoluam.

Estar nesta época nos torna irmãos, temos um destino comum, terremotos, tsunami, guerras ou paz.
O corpo humano nos torna irmãos, anatomia e fisiologia que temos em comum.
O planeta Terra nos torna irmãos, é uma casa que temos em comum.

Ah, em Alagoas também tem falésias, essa a seguir é uma que gostei muito:


 Ela fica frente à praia Jacarecica do Sul, que é do tipo selvagem, para quem gosta de ficar num lugar mais solitário, veja imagem a seguir.


 FIM


Um comentário:

Maria Luiza disse...

Oi Dan
Que férias maravilhosas!
Estou aqui vendo as suas fotos em tela cheia e admirando a grandiosidade dessas praias. Lindo o contraste das cores!
Diante de tanta beleza, quem se importa com um corpo obeso ou com estrias? Estando num lugar assim, se esquece de tudo, até mesmo dos padrões pré-estabelecidos de corpo perfeito que a mídia insiste em apresentar para vender os seus produtos. Parabéns pela postagem!
Abraços
Luiza