sábado, 1 de novembro de 2014

Bonaire e Aruba

Bonaire e Aruba são duas ilhas com um mar belíssimo em comum, além disso compartilham uma história e muitas outras coisas, mas, para quem pensa em fazer turismo elas apresentam diferenças notáveis.

Tive a oportunidade de estar nas duas e percebi um contraste significativo entre elas e quero mostrar aqui, para que você saiba mais sobre essas duas joias do Caribe.
 
Aruba na verdade dispensa apresentações, esta incluída nos cruzeiros pelo Caribe e sua grande popularidade pode ser medida até num site de busca, ao colocar os nomes das duas ilhas no Google, retornam quatro vezes mais páginas sobre Aruba do que a respeito de Bonaire.  

Aruba tem uma grande quantidade de hotéis e boa infraestrutura turística.
De fato, o que se vê em Aruba é algo parecido a outros lugares,  uma orla marinha urbanizada com grandes hotéis na frente de praias com areia branca. A diferença é, certamente, o mar Caribe na frente, com mais tons de azul dos que você possa imaginar. 


Em Bonaire continua o mesmo paraíso de aguas azuis, mas um pouco diferente, nada de grandes hotéis na orla, até as praias são diferentes, a maioria com muitos fragmentos de corais, onde ficam botes ou passeiam despreocupadamente alguns pássaros.







Na verdade, as praias de corais em Bonaire indicam um tesouro escondido, que é justamente a razão da ilha ser o destino para aqueles que gostam de mergulho: vida marinha preservada em pleno Mar Caribe, onde a visibilidade dentro da água é sempre muito grande.
Para quem não sabe, Bonaire se destaca muito nessa atividade (mergulho).
 
Em Aruba também existem lugares para mergulhar, mas, Bonaire é considerado um lugar especial não apenas pelos cenários preservados e pela riqueza da vida marinha, mas também pela enorme oferta de serviços voltados para a pratica do mergulho.

Por outro lado, em Oranjestad, a capital de Aruba, atracam grandes navios de cruzeiros marítimos, com milhares de turistas que se divertem nas lojas da cidade e ocupam as praias.


 

Antes de entrar mais fundo nos detalhes, vejamos um pouco do contexto geral.

Bonaire e Aruba, junto com Curaçao, formam um arquipélago que fica na costa da Venezuela e antes fazia parte das Antilhas Neerlandesas ou Antilhas Holandesas, uma entidade política que foi dissolvida em outubro de 2010.

Atualmente, Aruba e Curaçao são países que fazem parte do Reino dos Países Baixos e Bonaire é um município especial do Reino dos Países Baixos.

Veja um mapa de Aruba.
O território de Aruba, com 193 km², é menor que o de Bonaire (282 km²), mas sua densidade demográfica (570 hab/km²) é quase dez vezes a de Bonaire (58,66 hab/km²). 
Segundo o censo de 2007/2010  suas populações eram de 101.000 habitantes (Aruba) e 16.541 hab. (Bonaire), aproximadamente.
Esse dado, da população e densidade populacional de cada ilha, é muito importante, pois é algo que você realmente percebe ao andar pelas duas ilhas. 
Em Bonaire, quando você esta na capital, Kralendijk, a maior cidade da ilha, sente que está numa pequena cidade do interior, de fato é uma pequena cidade, com algo em torno de 5.000 habitantes (3.600 hab. em 2006). 
Ao circular pelas estradas do interior de Bonaire você tem a sensação de que existe muito território desabitado, sensação que é intensificada pela natureza da ilha, onde predominam cactos e plantas do semiárido. 



Comparativamente, em Aruba, apesar de ter o mesmo tipo de vegetação, você mais pessoas por todos lados, que lembram aquele dado estatístico da elevada densidade populacional da ilha, a qual possui mais habitantes\km² que o Japão, Índia ou Bélgica (Veja aqui link com lista de Países por Densidade Populacional).

Falemos mais sobre Aruba.
Aruba tem muitos hotéis de excelente categoria e para começar os turistas podem escolher entre os hotéis de Eagle Beach ou de Palm Beach. 

Os hotéis de Palm Beach são maiores, bem mais altos do que os de Eagle Beach que fica mais próxima da capital Oranjestad, dai porque Palm Beach fica na "High Rise Hotel Area" e Eagle Beach fica na "Low Rise Hotel Area".
As  praias também são um pouco diferentes, embora o mar seja igualmente lindo e muito calmo, a praia de Eagle Beach tem uma faixa maior de areia e pequenas ondas.
Encontram-se muitos turistas tanto nas praias de Eagle Beach quanto na de Palm Beach, mas nesta última chama a atenção a grande quantidade de chapéus de sol à disposição dos turistas, que lotam a praia deitados nas inúmeras espreguiçadeiras com as quais os grandes hotéis à beira mar inundaram as praias.
Veja uma foto de Palm Beach: 



Por esse motivo a praia de Eagle Beach parece ter maior faixa de areia e ser mais tranquila do que Palm Beach.
 Veja fotos de Eagle Beach:



Tanto na capital de Aruba, Oranjestad, como no shopping e no comércio de Palm Beach vi muitas joalherias e lojas com artigos sofisticados que dão uma ideia do tipo de consumidor que os lojistas de Aruba aguardam descer dos enormes navios que atracam em Oranjestad.

As praias de Aruba são visualmente lindas, devido aos tons de azuis e verdes do mar Caribe. 
É um espetáculo que poderíamos passar horas apreciando. Na frente dos grandes hotéis (Palm Beach) o mar é bem calmo, praticamente sem ondas. 
Bom lugar para ficar olhando o mar, ler um livro, tomar um drink, andar de Jet-Ski, ir em barzinhos, cassinos e se quiser andar um pouco mais encontra lojas e um Shopping Center.

Aconteceu comigo que, ao nadar em Palm Beach (Aruba), na frente dos grandes hotéis, senti o fundo com uma consistência pouco arenosa e mergulhei para pegar um punhado de areia, quando o levei até a superfície percebi um cheiro desagradável e a soltei na hora.
A impressão do cheiro ruim da areia do fundo foi suficiente para me fazer sair imediatamente da água.
Enquanto estive na praia não percebi nada desse fedor, foi só ao pegar a areia do fundo e ver que parecia uma lama com odor desagradável, isso acabou com a vontade de entrar nessa praia de novo. 
Imaginei que fosse pela pouca movimentação da água, não sei a razão, só sei que é algo que não combina com o resto.
Porém, não pretendia desistir facilmente daquele mundo de azuis e comecei a perguntar aos empregados do hotel qual era considerada a melhor praia da ilha. Procurei a que fosse considerada a melhor praia e de preferência que tivesse ondas. 
Queria entrar em contato com um mar de fundo limpo e nadar, não apenas tirar fotos. 
As pessoas me indicaram duas praias consideradas as melhores de Aruba, vi as fotos das duas e descartei "Baby Beach", que fica no sul da ilha, não tanto por ter uma refinaria de petróleo que aparece como fundo nas fotos, mas por ser um lugar sem ondas, dai o nome do lugar, que é bem adequado para crianças. 
Sobrou a praia de Arashi, ao norte da ilha, perto de um farol, fui lá. 

Que alivio! Fundo arenoso limpíssimo, cheiro de mar delicioso, ondas de tamanho médio, a praia de Arashi (Aruba) tinha até coqueiros e era de fácil acesso. 
Sem defeitos, a não ser porque tem uma inclinação maior que não permite andar muito longe, pois antes dos dez metros da beira da praia a profundidade já pode atingir dois metros ou mais. Se bem que estive num momento de maré cheia e acho que na maré baixa deve ser diferente e melhor nesse sentido.
Falando de sentido, todos os sentidos ficam plenamente satisfeitos desse contato com o mar azul, cristalino e puríssimo, a sensação é de paz com Aruba e com o resto do mundo.
Vejam Arashi:





 Ai sim...


Falemos um pouco mais de Bonaire.
Um detalhe curioso é que Bonaire foi chamada inicialmente Ilha de Brasil. Ainda hoje existe um lugar com esse nome que fica ao noroeste, perto de Karpata e do Parque Nacional Washington-Slagbaai.
A intenção da maioria dos turistas que visitam a ilha é mergulhar. Essa é a principal atividade da ilha, em termos turísticos, mas também existem boas condições para a prática do Wind Surf, principalmente em Lac Bay.
Ao andar em Bonaire você vai perceber que a atividade do mergulho deixa uma marca na cidade. 
Uma marca que tem a ver com a facilidade para mergulhar, começando pelas muitas escolas de mergulho e pelos hotéis com infraestrutura para facilitar a vida dos hóspedes que mergulham. Até no aluguel de veículos, onde sempre tem a camioneta cabine dupla e que permite carregar o equipamento (veja foto), tudo voltado para a prática do mergulho. 


Os mergulhadores emprestam um certo espírito à cidade, talvez por eles ser pessoas que aprenderam nessa atividade a manter a calma, a respirar com sossego e conhecer seus limites, a cidade acaba contagiada com esse ar descontraído e sossegado.
Os mergulhadores realmente são muito tranquilos e em Bonaire você encontra eles por todos lados.
É engraçado que tem placas de trânsito avisando aos motoristas que podem atravessar mergulhadores e de fato acontece...

A finalidade do mergulhador em Bonaire é simplesmente apreciar a beleza da vida marinha, eles são apreciadores da natureza e quando vão lá embaixo da água ficam maravilhados com Bonaire. Certamente, o mundo subaquático em Bonaire tem muitos lugares que a grande maioria dos cidadãos gostariam de ver pessoalmente.
Cada mergulho é uma imersão total no azul marinho.
As pessoas que passaram o dia mergulhando, depois de estar em contato com esse azul maravilhoso e a riqueza da vida marinha de Bonaire, circulam pelas ruas da cidade com uma cara que reflete sua felicidade, parecem satisfeitas e talvez um pouco pensativas, de bem com o mundo e com o Universo. 
Essas pessoas espalham essa aura pela capital, Kralendijk, e até o mais desatento percebe um espírito de simplicidade e tranquilidade na cidade, seja de dia, ao entardecer ou de noite.




Em relação aos hotéis, o pessoal que mergulha prefere alugar apartamentos e essa é a maneira mais comum de hospedagem.
Em Kralendijk encontra facilmente restaurantes, tem um atrás do outro na rua que fica frente ao mar (Kaya Craane, fotos acima, inclusive a do Pôr do sol).
Encontra restaurantes por todos lados, alguns bem simpáticos, como esse que chama Chibi Chibi, veja:

 O meu lugar favorito não era bem um restaurante e sim um café e "gelateria"(sorvetes), o
Gio's, um lugar de visita obrigatória, eu quase todo dia estava lá, algumas vezes para tomar um café, mas quase sempre para experimentar diferentes sabores de sorvetes e doces, é um lugar que não preciso dizer onde fica, pergunte e tudo mundo sabe, combina muito com a ilha toda, bom para refrescar no verão e na ilha é sempre verão, mas com um toque diferente, no sabor, na decoração, na simplicidade. 
É fácil conhecer toda a ilha, em parte porque é pequena e por outro lado suas estradas permitem percorrer ela com facilidade. Pelo menos para ter uma noção, é possível conhecer a ilha toda, e ter uma boa ideia dos pontos de mergulho, que são 60 e mais 26 de Klen Boanaire.
Falando de Klen Bonaire, essa é uma pequena ilha na frente de Kralendijk e é completamente deserta. Para ir lá tem lanchas que fazem esse percurso em horários definidos saindo da "Marina" na Kaya Craane.

 Acima uma foto da ilha Klen frente a Kralendijk
  
Bonaire e um dos melhores lugares para quem gosta de mergulhar ou para quem quer aprender, isso por muitas razões, entre as quais destaca-se o fato de ter muitas escolas e boa infra estrutura básica para a prática de mergulho, além de mais de sessenta sítios, para a pratica desse esporte.
Um diferencial dos sítios de mergulho em Bonaire é que, numa grande quantidade deles, pode-se ter acesso a partir da praia, sem precisar usar barco. 
Todos os sítios são sinalizados por letreiros bem singelos, pintados em pedras com a cor amarela, vejam alguns dos mais famosos:



Como era a primeira vez que estava na ilha comecei alugando uma bicicleta no primeiro dia, para me orientar melhor e andar fotografando com mais calma.

O aluguel de uma bicicleta durante um dia inteiro custava aproximadamente doze dólares (US $ 12,00) e podia pegar a bicicleta num dia e devolver no dia seguinte pagando esse valor por 24 horas de uso.

Andando de bicicleta num dia dá para conhecer toda Kralendijk. Pode ir de bicicleta, por exemplo, numa praia que fica na frente do aeroporto, "Eden Beach" é uma pequena praia, muito bonita e boa para a pratica de snorquel.
Vejam fotos de Eden Beach:




Indo um pouco além da praia Eden Beach uns 150 metros, aproximadamente, seguindo pelo Boulevard EEG, ainda na frente da pista do aeroporto, tem uma pequena orla onde as pessoas vão lá para apreciar o pôr do sol. Tem até uns banquinhos e depois de ver um pôr do sol você entende o porquê.
Veja um pôr do sol nesse lugar:





Nos dias seguintes aluguei uma moto (scooter) e percorri Bonaire de uma maneira bem tranquila, porquê não há muito tráfego de veículos e os motoristas são muito respeitosos.
É a maneira que gostei mais de andar pela ilha. Devo dizer que existem poucos postos de abastecimento e o melhor é não descuidar do combustível, mesmo que ande de moto. Achei engraçado que em Rincon, segunda maior cidade da ilha, tive que esperar que o único posto abrisse depois do almoço.

Falando de Rincon, lá fica uma fábrica de licor que vale a pena conhecer. Fazem licores diversos, mas o que chama a atenção é feito de um cactos da região, chamado Cadushi, e que me disseram ser extraído de maneira sustentável. 
Também perto de Rincon fica um sítio com pinturas rupestres, onde os nativos pintaram as estrelas que observavam nas noites perdidas no tempo.



A praia do lado de Rincon é completamente rochosa e as ondas quebram com força. Perto dai tem usinas eólicas. 
Veja fotos de Rincon e dos arredores que citei acima.









 

Algo que me chamou a atenção foi o idioma, ou devo dizer os idiomas, porque em Bonaire e Aruba se fala holandês e papiamento, além do inglés e também algo de espanhol, mas, se você dizer que fala português vão te dizer que o papiamento é uma língua que também tem algo de português.
Tudo bem, é verdade que reconhecemos o português no papiamento, mas algumas coisas ficam engraçadas. Vejam essas fotos de uns letreiros para você mesma tirar suas conclusões.







Em Bonaire há uma grande área de conservação que é Parque Nacional Washington Slagbaai. Foi criado em 1969 e possui 5.600 hectares, o que corresponde a uma quinta parte da ilha. 

 Bonaire tem uma aura de aventura, imperdível para quem gosta de mergulho, a revista especializada ‘Scuba Diving Magazine’ conferiu a Bonaire o prêmio do primeiro lugar  nas categorias ‘Melhor destino’, ‘Melhor vida marinha macro’, ‘Melhor vida marinha’, ‘Melhor mergulho de praia’, ‘Melhor Snorkelling’ e segundo lugar em ‘Ambiente marinho mais saudável’. 

Tudo em Bonaire é interessante, mas o que fascina mesmo esta embaixo da água.



Nenhum comentário: