sexta-feira, 24 de junho de 2011

Pingüins gostam do Frío, certo ?

Quero contar para você uma coisa que achei engraçada nessa última viagem. 

Quando fui para Ancud vi os mapas locais e me chamou a atenção um lugar chamado "Pingüineras", nos "Islotes de Puñihuil". No hotel me disseram que as agências de turismo organizavam passeios para visitar o local e avistar os pingüins.

Nesse local é onde os pingüins moram e fazem seus ninhos.


Na primeira oportunidade que tive perguntei, numa lojinha de turismo que ficava na Rodoviária, a respeito dos passeios para ir lá. A moça me disse que sim, faziam passeios só que tinha que formar um grupo ou caso contrário teria que pagar um preço bem maior por ir sozinho. Nesta época do ano é difícil formar grupo, disse ela, porque é inverno e tem poucas pessoas interessadas em ir quando os pingüins não estão lá. 
Mas não é la que eles moram ? perguntei, e ela respondeu: "sim, mas nesta época do ano é muito frio e eles vão para o norte, mas dá para ver as cavernas e os buracos onde fazem os ninhos".  Ah, sim, falei, melhor vou deixar para outro dia, obrigado.


Pensei... o quê? aqui esta tão frio que até os pingüins foram embora?

Maaas...pingüim não gosta é do frio? 

Foi algo que me deu vontade de rir,  imaginei que estava na pior época possível.  Até os pingüins migravam para um lugar menos frio, enquanto isso eu saía do Brasil e ia para lá.

A chuva, o vento, tudo nublado, frio. Entrei numa cafetaria, chamada "Café El Embrujo", pedi um café expresso bem quente e uma torta de amoras que ficou piscando para mim.
Bebendo meu café e apreciando o sabor das amoras não pude evitar de ouvir o comentário sobre "los flamencos" e entendí que estavam perto da cidade, num lugar ao que sempre chegavam.
Obviamente, me informei a respeito dos flamingos  e fiquei sabendo que estavam num grupo de uns 15 a 20 numa lagoa perto da ponte Pudeto, ai mesmo em Ancud. 

Bem, se os flamingos estavam em Ancud, sendo que eles podiam voar distâncias enormes e conheciam os lugares mais tropicais do planeta,  isso significava que Ancud tinha algo importante que os atraia. Como é possível que os pingüins vão embora na época mais fria e enquanto isso chegam os flamingos ?

Não sei.  Talvez não seja parecida a uma explicação simplista que dei para alguém que sentou ao meu lado numa viagem de ónibus voltando de Quellon, tentando explicar a razão que leva uma pessoa a deixar um clima ameno e ir num lugar onde o clima é muito mais frio, sem contar a chuva e o vento... Explicava que é mais ou menos assim: as pessoas que moram nos lugares quentes procuram os lugares frios e querem brincar no meio da neve, enquanto isso as pessoas que moram nos lugares frios procuram o calor e querem pegar sol nas praias. No final todos querem experimentar as condições que são diferentes para eles.


Enquanto isso, pensava comigo mesmo que eu não estava ai para sentir frio e sim para comer mariscadas, não porque não houve-se mariscos no Brasil, mas porque a diversidade de frutos do mar no Chile é muito maior. Melhor nem falei, para não complicar mais minha explicação.


Depois começou a fazer sentido esse pensamento, quem sabe meus motivos não eram parecidos com os das flamingas ? 
Porque "Flamingas"? Lembra que disse aqui no blog ("Oi Queridas..." de 23 de Abril/11) que uma ave que se "veste" de cor-de-rosa e adora um espelho só pode ter alma feminina ? Para mim todas são flamingas.  Salto alto, cor-de-rosa, aquele estilo todo, só querem saber de uma "piscina"...são todas flamingas, não me enganam rs. Além do mais, já viu do que fala uma com a outra ? Olhe:






Talvez as flamingas estejam também desfrutando das mariscadas de Chiloé.


Inacreditável, mas as flamingas não são as únicas aves visitando Ancud, os cisnes-de-pescoço- negro são assíduos visitantes...é, isso esta virando o paradoxo das aves migratórias.

Por falar em aves fiz uma pesquisa sobre os pingüins. Em Ancud a espécie que faz os ninhos e depois migra durante o inverno, é o pingüim de Humboldt (Spheniscus humboldti); na ilha também aparece o pingüim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus).  Pode ser que a explicação para a migração dele mais ao norte também esteja ligado com o alimento, pois eles se alimentam de pequenos peixes que dependem da corrente de Humboldt. Que o nome já diz, é uma corrente, que circula no sentido do sul do Chile para o norte do Perú e é uma das principais responsáveis pela abundância de peixes naquela região.


No final podemos estar todos nos fazendo movimentos migratórios atrás das nossas preferências alimentares.


E você...até onde é capaz de ir atrás do seu prato favorito ?











Nenhum comentário: