sábado, 21 de janeiro de 2012

O Garoto e o Tio Fester

O Garoto(The Kid, 1921) é um filme de Charlie Chaplin e o papel do garoto é feito pelo ator mirim John Leslie "Jackie" Coogan Jr., mais conhecido como Jackie Coogan.






Vou mostrar uma cena do filme, antes é bom lembrar que os filmes de Charlie Chaplin, como esse de 1921, não tinham o auxilio da voz e do conteúdo que pode ser transmitido com o significado da palavra.



A linguagem do cinema mudo é o gesto, a mímica, o movimento do corpo, o olhar, o sorriso, as mãos que falam, enfim, apenas lembrando... Outra coisa, Charlie Chaplin é um comediante, todos sabem, certo, ahhh e claro, estão atuando (rsrs risos), são atores.



Tudo bem, então olha esse menino, Jackie Coogan, nesta interpretação de uma cena de "O Garoto"(The Kid, 1921):





 Não olhe muito, se não você vai chorar (rsrs).

Aqui entre nós, que coisa fantástica ! Que menino ! Mesmo sabendo que esta atuando, não dá para escapar da emoção que passa nos gestos, comove até às pedras !


Vamos deixar o garoto, Jackie Coogan, nessa interpretação de cortar o coração e vamos procurar outros atores mirins em alguma cena engraçada, para equilibrar o pranto (rsrs).


Bem, para arrancar o riso da plateia existem vários tipos de comédia, a comedia pode ser do tipo "Pastelão", muito bem utilizada por Charles Chaplin com suas perseguições e situações embaraçosas que provocam facilmente o riso das pessoas.

Encontrei dois atores mirins numa cena que representa um outro tipo de comédia, bem longe da comédia pastelão, eles eram os dois filhos de um casal bem original e toda sua família era, digamos, diferente: "A Família Addams"
No seriado de tv, faziam parte do elenco original três atores mirins, um era Lisa Loring, no papel de Vandinha (Wednesday Friday Addams) , outro era Kenneth Weatherwax como seu irmão Feioso (Pugsley Addams), ambos eram os filhos de Morticia Frump Addams (Carolyn Jones) e Gomez Addams (John Astin).
O seriado de TV abria com esta musiquinha:
A letra da abertura (chamada) em português vou ficar devendo rsrs


O papel dos meninos é opacado pelo dos seus pais.

Gomez e Morticia, são um casal exemplar, apaixonados, onde o amor entre eles deixa tudo bonito, leve, num contraste com o terror ou horror que é intrínseco ao papel que eles estão representando e que nós só conseguimos aceitar com um riso.
Somos obrigados a rir, não dá para levar a sério, fica cômico e o riso é automático.
Porque acontece ? Sei lá, esse é outro território onde a razão não deve entrar, nunca deve ser explicada uma piada.
Foi engraçado, ótimo, é assim mesmo, vamos rir e pronto.



Veja esta cena romântica de Gomez e Morticia, no cementério, no quintal da casa deles rsrs 



Tio Fester é engraçado só de ver. Ele tem a estranha habilidade de conduzir a eletricidade.
Olha e me diz se não é engraçado:
Tenho uma surpresa para você. 
Ele é o terceiro ator mirim da Família Addams. 
Sim, é um pouquinho crescido para ser considerado ator mirim, mas, ele é Jackie Coogan

Jackie Coogam, aquele mesmo garoto com Charlie Chaplin. Ele, assim como Shirley Temple, serão sempre lembrados como atores mirins.

Depois, nos filmes que foram feitos para o cinema, o Tio Fester foi representado por outro ator, na verdade dois atores, porque Christopher Allen Lloyd fez ele nos dois primeiros filmes e depois Patrick Thomas fez o terceiro filme. 

O Cristopher Lloyd você conhece de outros filmes, é o mesmo que fez o professor Emmett Brown na trilogia "Volta ao Futuro", no carro convertido em máquina do tempo.

Ahh, as viagens no tempo... vamos deixar para o futuro. 
Até mais.


Obs.
Fiquei  imaginando o menino Jackie Coogan numa viagem ao futuro, andando com a mãe dele dentro de um supermercado do século XXI, de repente, o garoto quer uma coisa bem cara, a mãe ignora e puxa ele bem devagarzinho, chamando a atenção dele para uma outra coisa qualquer lá na frente, ele, com muita experiência, abre o berreiro, aquele berreiro,rsrsrs...
Acho que você talvez tenha lembrado de uma cena familiar, rsrs você deveria ter filmado, um ator mirim existe dentro de cada criança, não é verdade ?
Até mais.

Nenhum comentário: