segunda-feira, 18 de junho de 2012

Carl Jung

Carl Jung (1875-1961), dedicou-se à psiquiatria nos primórdios do século XX e foi o fundador da Psicologia Analítica ou Junguiana.
C.Jung foi contemporâneo de Sigmund Freud (1856-1939), fundador da Psicanálise, com o qual manteve grande interação através de cartas e eventuais encontros pessoais, dos quais o primeiro durou 13 horas.
Assistí recentemente o filme "Um Método Perigoso", que trata com muito detalhe da relação entre esses dois grandes psiquiatras.
O filme é baseado em fatos reais.


Jung tem uma abordagem da espiritualidade, como explica para nos Leonardo Boff, que fala também do encontro entre C.Jung e S.Freud e seu entendimento sobre a felicidade, neste vídeo a seguir:


C.Jung abordou temas que são atuais, por exemplo, a sincronicidade.
A sincronicidade, na definição de Jung é a experiência de ocorrerem dois (ou mais) eventos que coincidem de uma maneira significativa para a pessoa (ou pessoas) que a vivenciaram, cujo significado sugere um padrão subjacente.

A sincronicidade difere da coincidência, pois não implica somente aleatoriedade das circunstâncias, mas sim esse padrão subjacente ou dinâmico expresso através de eventos significativos.
Para entender melhor esse conceito anexei o vídeo, a seguir, onde tem um exemplo de sincronicidade e o conceito de emaranhamento quântico.


Bem, na verdade agora preciso puxar algo da Física Quântica rsrs, sinceramente não é tão complicado quanto o nome parece.
Para começar isto é Física, ou seja ciência, objetiva e "concreta" rsrs.
O vídeo tem alguns erros na super posição da dublagem,  mas, é interessante, vejam:
Isso é algo fantástico, essa relação de sincronicidade que a Física Quântica de certa maneira "endossa", deixa os mais cépticos com dificuldade de se mostrar descrentes, afinal, como ser descrente de uma ciência exata como a Física ?
Fico fascinado pelo encontro da Física com conceitos postulados nas religiões ou como neste caso da sincronicidade, um conceito desenvolvido por Jung.

Alguma aplicação prática? Bem, calcula-se que 30 % do Produto Nacional Bruto do mundo(neste link)  seja devido ao conhecimento de como as partículas sub-atômicas se comportam, as quais são o campo exclusivo de estudo da mecânica Quântica.

Nenhum comentário: