sábado, 9 de junho de 2012

Pinhata

Piñata, leia-se Pinhata, é um artefato utilizado em festas infantis.

A piñata é feita de papel colorido e dentro dela tem um pote de barro com doces.

Ela é pendurada, num espaço amplo, de maneira que possa ser movimentada para cima e para baixo.

O objetivo é quebrar a piñata e pegar os doces.

Uma criança tem os olhos vendados, para não enxergar a piñata, fica com um pau de madeira nas mãos, desses de cabo de vassoura e, antes de começar a tentar acertar a piñata com o pau, é "girado" dando voltas para perder um pouco o sentido de orientação e depois disso começa a brincadeira.

Lógico que toda a criançada abre uma roda para não ser atingida pelo pau, enquanto gritam dando dicas para orientar quem está com o pau.

O adulto, que esta subindo e descendo a piñata, encosta ela na criança e imediatamente faz um movimento para a piñata subir, tentando escapar da paulada que no mesmo instante a criança lança no ar.

Toda a criançada esta torcendo e a cada golpe acertado na piñata estão prontos para se jogar atrás das balas e doces que vão cair do pote quebrado. É uma gritaria só, que aumenta a cada golpe na piñata e cada encostada dela na criança.

Quando o pote é quebrado é um Deus nos acuda, criança se atirando no chão e no empurra-empurra para pegar as balas e doces que estão caindo. Enquanto isso, um adulto corre para segurar o menino que está com o pau, porque ele esta eufórico dando pauladas para tudo quanto é lado.

Gente, memórias de infância. Incontáveis piñatas de inumeráveis aniversários em festas de "cumpleaños".

Hoje ao escrever isto, penso como eram alegres essas festas e me pergunto o que podem imaginar com a minha descrição os que nunca delas participaram. "Meus Deus, coisa de louco", "deixar que uma criança fique dando pauladas, pode acertar uma outra", depois "o que que é isso das crianças se jogar no chão para pegar as balas e se sujar todas ?".
Pois é, quem pensa assim eu entendo, apenas lamento porque não sabe do que estou falando.
Devo dizer que mãe é mãe, ninguém pense que tem uma criança de olhos vendados dando paulada para tudo quanto é lado e as mães estão longe, rsrs, claro que tem a turma que cuida e enquanto menor a criança mais atenta fica a mãe, veja uma cena para ilustrar.


Isso me leva a refletir sobre costumes, sobre as intimas associações com nossa maneira de ver o mundo.
As crianças que viveram o costume das pinhatas podem ter aprendido a avaliar o risco-beneficio no meio de festa, associaram a idéia de risco de uma paulada com alegria e sabiam que havia um momento certo para se jogar com tudo no chão atrás do tesouro.
Talvez estejam mais abertas ao risco calculado, ou sejam mais atrevidas.

Sei que parece loucura para quem não vivenciou isso.
Podem acreditar, é coisa boa, com os devidos cuidados.

Atualmente tem firmas especializadas até para fazer uma festa infantil, mesmo que não seja uma pinhata, elaborando cenários e temas específicos com as preferências dos heróis na moda e levando em conta os sonhos da criança, aqui em Foz tem a Central de Eventos (veja Link) e cada cidade tem, no mínimo, uma dessas firmas que se viram para realizar os sonhos das crianças (ou dos Pais).

Fiquei surpreso ao saber que a pinhata tinha uma história religiosa nas suas origens,  depois que Marco Polo levou à Europa o costume Chines utilizado nas festividades do Ano Novo, ao qual foram adaptadas simbologias. Essas simbologias enxergam os sete pecados capitais nas pontas da pinhata, assim como a força de Deus no pau que bate nela e, finalmente, os doces e balas representam graças e dotes de recompensa por superar o pecado.

A maioria das pinhatas não tem mais a forma de "estrela" de sete pontas, adotam as formas mais variadas seguindo a criatividade de quem as faz.

No Brasil não é comum, mas existe o "Quebra-Pote"(Quebra-Panela) em alguns estados do Nordeste.

Bem, com pinhata ou sem ela, o importante é celebrar a criança, que pode ser crescidinha, mas, adora uma festa !






Obs.(Esclarecimentos em espanhol)
Para quien extraña que se explique que cosa es una piñata, devo decir que en Brasil no hay piñatas. Parece que en algunos estados del Nordeste si hay, pero es tan local y restringido que de una manera general se puede decir que no hay piñatas. Si se conoce por las películas e inclusive hay algo que recuerda una piñata, que es una caja que cuelgan y la abren jalando una cuerda y con eso caen los dulces o lo que tenia la caja, que se le dice caja sorpresa.


Nenhum comentário: