terça-feira, 9 de outubro de 2012

Um Pouco sobre Barcelona

Barcelona é a capital da região da Catalunha, Nordeste da Espanha.
A Catalunha é o principal destino turístico da Espanha.
Fala-se o espanhol (castelhano) e o catalão, ambas como línguas oficiais, além do Occitano no Vale de Aran.
É formada por quatro províncias: Lerida (Lleida), Tarragona, Barcelona e Girona.
Tarragona e Barcelona são também os principais portos da Espanha e de todo o mediterrâneo.
Barcelona foi sede dos Jogos Olímpicos (1992).

Andei fazendo uma pesquisa sobre a cidade e quero compartilhar com você o que achei sobre os principais pontos turísticos dela, que são os seguintes:

Bairro Gótico  É o bairro mais antigo, no século II a Barcelona romana tinha seu centro no Monte Taber, que é pouco perceptível pois tem apenas 16,9 m de altitude e situa-se em pleno Bairro Gótico.


Na medida que se avança sobre o conteúdo turístico de Barcelona percebe-se a necessidade de entender o que foi o "Modernismo".

O "Modernismo" é a chave para entender Barcelona, pois as obras daquela época são hoje os principais pontos turísticos da cidade.
O Modernismo Catalã (veja Link) foi um movimento cultural e artístico do final do século XIX e início do século XX, aproximadamente de 1880 a 1930, que também observou-se em outros países (Art Noveau na França e Belgica; Jugendstil e Secession na Alemanha, Secessionstil na Aústria-Hungria), mas, na Catalunha teve implicações nacionalistas  e está no coração da Renacensa (Reinaixença Catalã).
Esse estilo inspira-se nas figuras da natureza, como libélulas, ervas, flores, dragões e ondas caraterizadas na linha curva.
Em Barcelona esse estilo manifesta-se, principalmente, na arquitetura, mas, também na escultura e pintura.
Na pintura entre os representantes catalães de maior destaque do Modernismo encontram-se Ramon Casas e Santiago Rusiñol i Prats.

O Modernismo é o grande denominador comum daquela época em Barcelona, que era discutido e celebrado num bar: Els Quatre Gats. Esse bar é um lugar ao que todos gostaríamos de ter ido beber uma cerveja, desfrutando do seu ambiente boêmio e da presença dos músicos, pintores -entre eles Picasso- que frequentavam suas tertúlias e exposições artísticas, duas das quais do frequentador Pablo Picasso.
Ficou pouco tempo ativo, apenas seis anos, de 14 de junho de 1897 até 1903.
Foi recuperado e atualmente funciona como bar e restaurante. Na internet encontrei comentários de turistas queixando-se do atendimento dos garçons. Quando for lá acho que não vou ligar muito para o serviço deles, é um lugar que o primeiro cardápio foi desenhado por Picasso.
A conotação do nome equivale a dizer: quatro gatos pingados.
Também faz referencia ao Le Chat Noir ( O Gato Preto) em Paris, no qual foi inspirado.

Relacionei a continuação as obras de arquitetura, destinos certos de qualquer turista em Barcelona, com os links (Português, espanhol ou Catalã) e uma imagem de algum detalhe, não do principal.

Obras de Antoni Gaudí
Casa Vicens (1878-1880)Templo Expiatório da Sagrada Família (1884-1926) e Escolas da Sagrada Família;Palácio Güell (1885-1889); Colégio Teresiano de Barcelona (1888-1890); Casa Calvet (1899-1904); Parque Güell (1900-1914);Casa Batlló (1905-1907);Casa Milà (La Pedrera) (1905-1907)e um pouco mais afastada Cripta da Colónia Güell (1908-1914).

Miniatura da Casa Vicens

Detalhe da abóbada (teto) do Templo da Sagrada Família

Arcos Parabólicos no Colégio Teresiano de Barcelona

 Tribuna principal da Casa Calvet 

O Parque Güell recebe a visita de quatro milhões de turistas a cada ano

A Casa Batlló

A Casa Milà ou La Pedrera

============================================================= =============================================================
Obras de  Lluís Domènech i Montaner
Hospital da Santa Cruz e São Paulo construído em duas etapas (1902/1913) e (1920/1930).


Bem isso já dá uma idéia, mas, a quantidade de obras é grande.
 ===========================================================

Além dessas construções e do Bairro Gótico, todos os turistas andam pela famosa "La Rambla".

La Rambla é uma grande avenida arborizada que vai desde a Praça da Catalunha até o mar.
Pode ser dividida em várias Ramblas, conforme aparece na figura anterior, denominadas de R.das Calhas (Canaletes), R.dos Estudos, R.de São José ou das Flores, R.dos Capuchinhos ou do Centro, R. de Santa Mônica e Rambla do Mar.
Sem contar mais de trinta museus (veja Link), faltam três grandes áreas de Barcelona, citadas em todos os guias turísticos, que são:
Montjuic 
É um morro que chega até 150 m. de altitude, com passeios e jardins, bem perto do mar e por isso têm um farol e uma fortaleza que fazia parte das defesas antigas da cidade (século XVII).
Foi o principal local da Segunda Exposição Universal de Barcelona (1929), por ocasião da qual construíram-se pavilhões e palácios, entre quais o Palácio Nacional, onde fica o Museu de Arte Catalã.  Além de outros palácios, utilizados para realizar as Feiras de Barcelona, também ficam lá as instalações esportivas onde foram realizados os Jogos Olímpicos de 1992.

Parc de la Ciutadella  Foi projetado para realizar a Exposição Universal (1888). O Museu de Arte Moderna  e o Zoológico ficam lá, assim como o Parlamento de Catalunha e o Museu de Geologia.

Tibidabo
Um morro mais elevado (500 m) onde têm um parque de diversões e o Museu do Autômato. O Parque de diversões é o mais antigo da Espanha e o segundo mais antigo da Europa.
Têm uma torre que é um mirador e permite vista como essa a seguir:

Além do Bairro Gótico, têm os bairros do L'Eixample, Gràcia, La Sagrada Família, El Raval, El Born, La Barceloneta,  Vila Olímpica e El Poblenou que são todos bairros com diversas atrações turísticas, conectados por linhas de ônibus e Metrô (no Link têm o mapa do Metrô).

Comercio e Serviços
Nos guias turísticos têm uma grande oferta de cafeterias, bares, restaurantes, lojas, e muitas coisas que parecem interessantes, mas, como ainda não as visitei só poderei dar as dicas depois.
Minha lista para verificar é meio grande e ainda vou para outros lugares, dai irei a Logronho, é um nome que talvez não seja muito familiar, agora: La Rioja, esse sim reconhece pelos vinhos, pois a capital de La Rioja é Logronho. 
Depois continuo até San Sebastian, no País Basco. Tenho referências da culinária lá e tenho visto fotos lindas da Bahia de la Concha. Depois vou colocar as dicas, com certeza.
Já que falei, deixa mostrar logo a Bahia de la Concha.

Nenhum comentário: