sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Triptofano e Serotonina

Imagine uma substância real, que não fosse uma droga e que deixa-se você feliz, bem humorada, e ao tomar ela o estresse e a ansiedade virassem nada, sumindo aos poucos e deixando você tranquila.
O único requisito para que ela funciona-se seria que você não estivesse em guerra, odiando ou lutando contra alguém.
Você acredita que exista uma substância, que não seja uma droga, que possa afetar nosso comportamento?
Gosta de chocolate? Se você gosta de chocolate fica mais fácil acreditar numa substância que possa mudar o comportamento.
Gosta de vinho? Se você aprecia um bom vinho, já deve ter desconfiado que  não é o álcool que dá essa sensação tranquila de relax.

O vinho e o chocolate tem muitos seguidores, talvez você seja um deles, mas, porque tanta gente gosta deles ? 

Talvez o segredo cativante do vinho não esteja principalmente no álcool, se fosse só pelo álcool as outras bebidas alcoólicas seriam igualmente cativantes, quem sabe tem a ver com o atrativo e sempre tentador chocolate ?

Você sabia que  o vinho e o chocolate possuem uma substancia em comum que tem uma ligação bem intima com mudanças comportamentais? Estamos falando do Triptofano, presente nessa dupla tão especial.

Lembremos que o Triptofano é um aminoácido essencial, daqueles que devemos obter dos alimentos, que é fundamental para que o Sistema Nervoso Central (SNC) produza Serotonina.

A Serotonina, 5-Hidroxitriptamina ou 5-HT, é um neurotransmissor que se acredita ter um papel importante na manifestação do comportamento "normal" das pessoas.
Os neurotransmissores são poucos, mas entre eles a Serotonina sempre me chamou a atenção pela sua relação complexa com os estados de humor.
Na verdade não apenas por isso, também por alguns dados curiosos, por exemplo, sabia que após o orgasmo (ou ejaculação) aumenta a concentração de Serotonina no cérebro e isso provoca uma sensação de prazer ? (Veja Link) e mais: Sabia que o Ecstasy (MDMA) e também o LSD atuam especificamente nos receptores de Serotonina? 

Acho muita coincidência que o prazer sexual, o vinho e o chocolate tenham todos algo a ver com os níveis de Serotonina, sem contar o Ecstasy e o LSD.
Afinal, como atua a Serotonina?  

Não é fácil entender como atua a Serotonina, basicamente ela é um neurotransmissor, atua ao nível de sinapse entre os neurônios, como se fosse uma ponte química que permite que o estímulo seja transmitido entre neurônios, mas afeta diversas funções no organismo.
Uma das funções importantes da Serotonina esta relacionada com a motilidade do intestino, com a realização dos movimentos peristálticos, por isso que a maior quantidade da Serotonina (90%) é sintetizada numa parte do trato intestinal, nas células entero cromafim, de onde é armazenada nas plaquetas (sangue).
Obviamente, não é a Serotonina que fica no intestino e sim a que é sintetizada no cérebro a que está envolvida no comportamento.
Você pode estar se perguntando: por que a Serotonina que é sintetizada no intestino não pode circular pelo sangue e ir atuar no cérebro? Boa pergunta, vamos ver isso daqui a pouco quando falarmos da Serotonina que existe nas plantas.
Tem remédios que afetam a Serotonina no cérebro, são os "Inibidores Seletivos da Recaptação da Serotonina" (ISRS ou SSRI), uma classe de remédios que atuam aumentando a concentração de Serotonina.
Esses ISRS são receitados pelos médicos para o tratamento de transtornos de personalidade, ansiedade e síndromes depressivas (Veja mais neste Link).

Ao saber que certos fármacos, que conseguem aumentar a concentração de Serotonina no cérebro, são utilizados por médicos para tratar pacientes que sofrem ansiedade, depressão, enxaqueca ou esquizofrenia, nós temos uma boa ideia do efeito da Serotonina.
Dai que ao perceber que no tratamento para a depressão e outros transtornos do humor são receitados remédios ISRS (SSRI), que vão atuar mantendo bons níveis de Serotonina, logo pensamos: Como é que posso fazer para melhorar meu nível dessa substância? No final de contas, onde encontro ela? 
Ela existe em grande concentração nas plantas(veja Link), mas ela não consegue atravessar uma barreira que existe no cérebro, a barreira hematoencefálica (veja link), e com isso toda a Serotonina que seja consumida vinda dos vegetais, a fito-serotonina, ou de outras fontes alimentares, só vai ter a função que a Serotonina exerce no intestino, atuando na motilidade intestinal e não no aspecto comportamental comandado pelo cérebro. 
Sem contar a mudança comportamental devida a ter o intestino mais solto, não adianta comer muitas nozes, chicória, ameixas, quiwi, banana ou tomate, vegetais que contêm dez vezes mais Serotonina que os demais, pois essa Serotonina não vai conseguir atravessar a barreira hematoencefálica e entrar no cérebro, vai ter apenas o efeito no trato gastro intestinal.

Infelizmente não podemos ingerir Serotonina e conseguir que ela tenha efeito no cérebro, ela pode ser ingerida, mas vai ter efeito só no intestino e isso não vai favorecer muito nossa felicidade. 
Já que não podemos colocar Serotonina diretamente no cérebro, poderíamos talvez aumentar sua produção e ao pensar nisso a substância mais óbvia é o Triptofano, que é a base para que seja sintetizada Serotonina no cérebro.

A boa noticia é que o Triptofano sim consegue passar pela barreira hematoencefálica e ele pode atuar efetivamente como um precursor fundamental para que seja sintetizada a Serotonina, nesse caso dentro do cérebro. 

Resumidamente: O  caminho, para chegar ao bem estar que a Serotonina oferece, não é direto, se quisermos aumentar ela no cérebro só resta usar o Triptofano para favorecer sua síntese, a fabricação dela, no cérebro. 
Sem ele não temos como influenciar no aumento da Serotonina no cérebro, pois caso a ingiramos diretamente podemos até aumentar ela no intestino, mas dai ela não consegue atravessar a Barreira Hematoencefálica e não é atingido o objetivo principal.

Bom, agora sim queremos saber como é que conseguimos o tal do Triptofano.
Pois bem, é um aminoácido, um dos vinte que fazem parte do código genético, ele é considerado essencial, isso significa que o corpo humano não sintetiza ele, não fabrica, e devemos obter dos alimentos.
Conseguir não é difícil, entre os alimentos que possuem mais Triptofano estão: carnes, peixes e aves, ovos, leite, cereais integrais, aveia, abóbora, amaranto, grão de bico, gergelim, tâmaras, sementes de girassol e de abóbora, banana, amendoim, chocolate e vinho.
Então, é só comer isso e pronto? Mais ou menos, acontece que a passagem não é tão simples, porque não é apenas o Triptofano que está nesses alimentos, por sinal bastante ricos em outros dos aminoácidos essenciais, e aí ele vai entrar na fila como todo mundo, na concorrência normal para atravessar a Barreira Hematoencefálica.
Isso é tudo que podemos fazer? Nutricionalmente acredito que ao tentar fornecer Triptofano vamos estar satisfazendo os demais elementos necessários, por esse lado, dentro de uma alimentação balanceada, não imagino mais nada a fazer.
O que sim poderia ser feito seria tentar administrar psicologicamente o que nos irrita mais no dia a dia. 
Isso para não gastar Serotonina à toa, porque vimos como é complicado de ser sintetizada pelo nosso cérebro e é melhor usar para o prazer ao invés do que para equilibrar as irritações e o estresse com o trânsito, com o que disse ou fez a anta da(o) colega do trabalho ou em como esta indo a situação econômica do país. Por sinal algumas das coisas que eu ando, ultimamente, tentando controlar.
Então, se ainda não é fã de sementes de abóbora, tâmaras, Homus (Grão de bico com tahine), experimente, e acompanhe com amendoim sua bebida favorita, sem nenhuma culpa ao desfrutar do chocolate ou, eventualmente, ao apreciar um cálice de vinho, porque conseguir Triptofano é um verdadeiro "Trip to fun".

 
 

Nenhum comentário: