segunda-feira, 28 de março de 2011

Entender o Amor

Entender a  razão do amor, me parece tão sem sentido como procurar os sentimentos da razão. 
A razão e o amor utilizam métodos diferentes, os procedimentos são diferentes, tudo é diferente.

A razão analisa partes para entender melhor as coisas complexas. O amor é algo muito complexo. A razão vai destrinchar e criar categorias, classificar e colocar as partes nas devidas repartições. Isso me lembra uma autópsia. As autópsias são feitas em seres sem vida.

Jamais a razão conseguirá explicar o amor. Ninguém quer que o amor explique e justifique a razão. Mas tem gente querendo "entender" o amor. 

Tudo bem, o método racional o utilizamos para entender o mundo físico em que vivemos, com ele entendemos nossa realidade. Fizemos classificações e nomenclaturas botânicas, biológicas, minerais, a tudo demos nomes e agrupamos por semelhança. Posso ver uma planta de tomate e saber que pertence às solanaceae e que a batata e o tabaco também são dessa família. Isso sim pode me ajudar a entender o mundo físico.

Agora, classificar o amor em: Amor Passional/Romântico; Amor Pragmático/amor-companheiro/amor conjugal; Amor Altruísta. Conceituar: intimidade, paixão, comprometimento...analisar as sete possíveis combinações, considerando-os sete tipos de amor... isso tem algo a ver com sentir ?

Acho que é melhor eu colocar umas músicas...

Nenhum comentário: