quarta-feira, 29 de junho de 2011

O Poder da Vulnerabilidade


Brené Brown fala da conexão/ligação e o que isso tem a ver com sentir vergonha, mostrando como as pessoas com um forte senso de merecimento e de pertencer lidam com a vulnerabilidade de maneira diferente daquelas que  sempre duvidam se são boas o suficiente para merecer e pertencer, exatamente porque as primeiras acreditam que merecem esse amor e merecem fazer parte.

O medo de não fazer parte e de não ser merecedor da ligação afasta as pessoas de conseguir isso.

O entusiasmo é a chave para conseguir, entendido como coragem, no sentido original de contar quem você é do fundo do coração e em outras palavras ter a coragem de se aceitar com suas imperfeições, tendo compaixão com se mesma e tratando-se com doçura, sendo gentil com você, sendo autentica e como resultado conseguindo a conexão/ligação.

A vulnerabilidade sentida como uma necessidade, era outra caraterística dessas pessoas, além da coragem. 

Expor o sentimento e mostrar a vulnerabilidade antes de existir garantias, dispostas a investir num relacionamento sem a certeza que vai funcionar, superando o medo e a vergonha para conseguir o merecimento.

Na vulnerabilidade reside a fonte da criatividade, do sentimento de fazer parte e do amor. 

Descreve a luta de todos nós contra a vulnerabilidade, como a tentamos paralisar de maneira selectiva, porém sendo uma emoção não a podemos desconectar sem deixar também de sentir felicidade, gratidão e emoções que gostamos de sentir.




O caminho que sugere, depois de anos de pesquisas entrevistando pessoas e dela mesma ter passado por terapia para entender e aceitar os resultados,  mostra que a vulnerabilidade pode nos levar a desfrutar da alegria e gratidão, acreditar que somos o bastante é fundamental para conseguir ser bondosos e gentis com os demais e consigo mesma em primeiro lugar.





É só clicar no link em baixo, tem legendas em português. Deve aguardar um pouquinho após aparecer a tela preta, demora uns instantes, mas assistir a palestra directamente vai ser mais fácil de entender que o resumo feito acima rs.

Brene Brown. O poder da vulnerabilidade. | Video on TED.com

http://www.ted.com/talks/lang/por_br/brene_brown_on_vulnerability.html

Um comentário:

*Laudi* disse...

O segredo está em se lidar com vulnerabilidade. A auto-aceitação, auto-estima, segurança, auto-confiança, faz com que tenhamos uma vaga percepção de que não somos vulneráveis, mas sim, como seres humanos, passíveis de erros e imperfeitos somos vulneráveis, amiúde, mas a vulnerabilidade pode ser sentida de maneira positiva, por exemplo, sem medo de correr riscos e ir em frente; ou negativa, com medo de tentar, essa é a grande falha dos fracassados.