sexta-feira, 29 de julho de 2011

Meia Noite em Paris

Conheci um lado mágico de Paris no filme: "Meia Noite em Paris", dirigido por Woody Allen.  A parte mágica fica por conta da trama envolvendo viagens no tempo, com um portal que se abre à meia noite perto de uma escadaria, numa estreita rua de Paris. 

A cidade revelada no olhar de Woody Allen  mostra um lado fascinante da cidade luz.

Grandes escritores (Ernest Heminway, Scott Fitzgerald e Zelda Fitzgerald, T.S.Elliot, Gertrude Stein), pintores (Pablo Picasso, Salvador Dali, Paul Gauguin, Henri de Toulouse-Lautrec e Henri Matisse ), músicos (Cole Porter, Joséphine Baker), cineastas e fotógrafos (Luis Buñuel, Man Ray) que moraram em Paris, encontram-se nesta viagem mágica, durante momentos casuais das vidas deles entrelaçadas no cenário de Paris à noite e em dias de chuva. Isso é pura imaginação !!!

Nada de máquinas do tempo e tecnologia. Pura magia do lugar, onde se abre a passagem para o Paris do passado, quando batem os sinos da meia noite. 

Não haveria mais nada a dizer. Estaria perfeito. Mas, ainda tem mais, passa uma mensagem clara sobre a ilusão de que uma época passada teria sido melhor que a atual. Nos leva a pensar que nosso presente pode ser, no futuro, considerada uma época maravilhosa para viver e acompanhar o que aconteceu nela.

Os atores fazem um bom trabalho, começando pelo protagonista Owen Wilson, sendo interessante o curto papel de Carla Bruni. 

Tudo salpicado de fino humor e diálogos inteligentes.  Será que gostei do filme ? Para ser mais exato diria que fiquei encantado pela magia e a imaginação.


O trailer não pega as melhores partes, mas dá uma ideia do contexto geral.

Tantos nomes famosos da literatura e artes, que aparecem no filme, nos deixam uma informação a mais e também despertam a curiosidade para pesquisar sobre alguém menos conhecido por nós. O fino humor de algumas cenas onde aparecem os famosos escritores e artistas podem ser melhor apreciadas se sabemos algo deles.







A safra de filmes 2011 ainda não esta muito boa, tenho assistido poucos filmes que possa comentar. Uma exceção é o filme sobre o assalto à agência do Banco Central.

"Assalto ao Banco Central" é um filme nacional sobre um caso real, portanto fica limitado quando comparado com filmes de assaltos imaginários, que podem seguir a criatividade do autor, mas, considerando que esta baseado em fatos reais é surpreendente a capacidade de executar o túnel que permitiu entrar no cofre.

As cenas que mostram a crueldade desencadeada entre os assaltantes ofuscam muito o lado inteligente e audacioso do assalto.

Considerando ele como um registro artístico de um fato real esta muito bom, muito interessante.

O trailer é muito bom. Não mostra as cenas mais cruéis.

2 comentários:

*Laudi* disse...

Francamente não gosto de filmes nacionais. Este filme, em particular, como quase todos os outros, deixa muito a desejar em qualidade. O que as novelas ganham em qualidade, os filmes perdem, os diretores gostam de 'enfeitar' e tendem ao exagero. Gostaria de ter assitido ao filme Jesus. Com certeza este valeria a pena.

*Laudi* disse...

Em se tratando do filme "Meia noite em Paris", gostaria de ter tido a oportunidade de ter assistido. Quem sabe!