segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Equipe de Trabalho

Os trabalhos em equipe são necessários. Na equipe tem pessoas diferentes, o que naturalmente significa esforços diferentes de acordo com as suas capacidades. O que naturalmente aceita-se bem na teoria, ou seja, tudo bem, cada um faz o que pode, desde que cada um faça igual a todos.

Nunca acontece de todos fazer um determinado mínimo satisfatório, sempre tem um ou outro que esta aquém do mínimo. Aliás, o mínimo suficiente é algo que deveria ser colocado objetivamente, em termos quantitativos.

Uma coisa fundamental é distribuir tarefas, como se fosse uma linha de montagem industrial. 
Algumas vezes é possível dividir em etapas o trabalho. Ao considerar a distribuição desse tipo de tarefas deve ser levada em consideração a capacidade de cada um. Não adianta deixar uma tarefa de informática para alguém que não esta habilitado a operar um determinado sistema. 
 A melhor imagem que tenho é partir o bolo, sendo que aquele que o dividir será o último a pegar seu pedaço. A ideia é que ele divida de maneira muito uniforme, caso contrário o menor pedaço vai sobrar para ele. 
Assim sendo as tarefas devem ser estabelecidas antes e depois escolhidas as pessoas. Para melhorar isso pode-se usar um sistema de rodízio.

Qualquer equipe de trabalho tem aquele que é mais eficiente e o serviço dele rende mais. 

Tem sempre aquele outro que apresenta as justificativas mais incríveis para faltar ao trabalho, ou sair após uma ligação em que recebe a noticia que sua presença é imprescindível, imediatamente, num outro lugar qualquer.

Soube de um funcionário que tinha um cachorro bravo em casa, que só obedecia ele. Um belo dia, recebe uma ligação que o cachorro escapou na rua. Lógico que ele tem que ir imediatamente, antes que a fera pegue alguém na rua ! 

Essa do cachorro tem a variante de alguém entrar em casa, onde tem uma única empregada, para fazer serviços eléctricos ou encanamento -sempre coisas fundamentais- e o cachorro bravo conseguiu escapar do canil, ninguém explica como, mas o eletricista escapou entrando na casa e esta lá sem poder sair e tem outros compromissos. Imaginem o cachorro na porta esperando que ele saia. Óbvio que o dono (colega de trabalho)  vai ter que ir lá prender o cachorro !

Esse funcionário recebeu uma ligação, um outro dia, que a casa do vizinho foi assaltada e os ladrões escaparam pulando o muro da casa dele e a polícia esta no local. Meu Deus ! Lógico que tem que ir imediatamente ! 
Alguém quer perguntar: cadê o cachorro na hora que os ladrões pularam o muro ?  Vai ficar sabendo que ele aumentou o muro do canil porque o outro dia escapou, lembra ? (como esquecer ?)

Sem contar outras mais comuns, nos casos femininos. A única empregada falta inesperadamente, algumas vezes por situações bem dramáticas; Os filhos tem sempre que fazer um exame médico daqueles bem complicados;  Aliás ninguém entende como crianças que fazem tanto tratamento médico vivem aprontando, sempre tem ligação da escola porque o menino brigou e acertou o outro ou foi agredido por outra criança e claro tem que ir lá para atender a situação. A vida de algumas pessoas é muito complicada !

Deve ter gente se perguntando: como é que alguém consegue se manter no emprego ?
Esse é outro assunto.
Talvez seja funcionário público. Claro que dependendo da empresa não conseguiria manter-se no emprego.

Qualquer desculpa do colega da equipe de trabalho por chegar atrasado ou ter que sair antes soa meio estranha para os demais membros da equipe, mas é aceita sem questionamentos. (Lei do Dan)

O pneu que fura saiu de moda, raramente alguém usa, agora, sair antes porque tem que ir fazer fisioterapia, de todo quanto é tipo, é muito comum.

Isso os que falam alguma coisa, outros simplesmente saem à francesa e voltam no dia seguinte como se nada. Pode estar associado com um eventual serviço externo.

Até na linha de produção ! onde tempo representa volume de produção, tem alguém que larga o posto. Sempre por um motivo, nem que seja para ir no banheiro. Olhem a foto (GIF, foto em movimento:) ai em cima e reparem que à esquerda vai sair um e o colega do lado vai perguntar o que foi e ao ouvir o motivo assente com um gesto de mão pouco convincente.




OBS.  UFA !  Tive que dar uma volta e tanto para chegar no ponto que a imagem do GIF mostra rsrsr.
Essa foi uma visita que fiz numa empresa que trabalha com carne, são impressionantes os cuidados com a higiene.






Nenhum comentário: