quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Sua Mala de Viagem

A vida pode ser comparada com uma viagem. O Grande Tour pode nos levar a muitos lugares diferentes e na medida que avançamos vamos ganhando experiências.


Todo viajeiro precisa de uma mala. Pelo menos uma mochila. Mostra-me tua mala e te direi como és !


Algumas viagens parece que são definidas pelo lugar de destino, mas na verdade é sempre o objetivo da viagem que a define. Tem pessoas que vem fazer turismo em Foz do Iguaçu, outras vem a negócios. Uma vai querer ir conhecer as cataratas e a outra quer atravessar a PIA (Ponte Internacional da Amizade) e ir comprar no Paraguay.
As duas podem dizer que estiveram em Foz, mas, como os objetivos eram diferentes, ao perguntar para elas o que conheceram e o que fizeram, vai chegar à conclusão que estiveram em lugares diferentes.


A vida é assim também. Estamos no mesmo planeta, no mesmo momento da história, podemos ter muitas coisas em comum, mas, se os objetivos forem diferentes, vamos ir ao encontro de vivências diferentes, que aguardam por nós em lugares diferentes. 
Sei de gente que nunca esteve em Foz e veio aqui durante 5 dias. Foi embora satisfeita com a sua viagem e nem foi conhecer as Cataratas. 
Isso seria impensável para um turista que vem do Japão, muitos ficam apenas 2 dias em Foz e  voltam para a longínqua terra deles. Só de pensar fiquei cansado. Pode ter certeza que levam apenas lembranças e MegaBytes de imagens das Cataratas do Iguaçu.

Qual é seu objetivo nesta viagem ao planeta  terra ?

 Sei que é difícil saber.  Talvez descubra se pensa no que você faz. Um turista tira fotos das Cataratas, alguém que veio a  negócios vai de compras nas lojas de Cidade do Leste. O que você faz  esta diretamente relacionado com seu objetivo de viagem.

Esta aqui para apreciar a beleza da natureza ou é uma viagem de negócios ?
São apenas exemplos, devem existir inúmeros objetivos no Grande Tour.


Outra coisa que ajuda a descobrir seu objetivo, nessa viagem, é a sua mala.


Como em quase todas as viagens, iremos com nossa mala. Ela será um apoio durante a viagem.
Em cada aeroporto, ou rodoviária, teremos o re-encontro com ela e com as coisas que escolhemos para nos dar apoio.


Dentro dela tem o que consideramos essencial para auxiliar nossa viagem. O resto pode ser muito importante, mas ficou lá na sua casa. 
Na mala tem coisas aparentemente triviais, a maioria é vestuário, incluindo abrigos e calçados. Essa parte é importante, tem gente que coloca bermudas e sandálias, outros colocam abrigos e botas. Tirando o vestuário ficam pequenos objetos que não estão ai por acaso.


As bebidas são uma parte com significado. Se estiver levando chá pode ser um viajante oriental. Agua mineral da sua preferência dentro da mala revela um viajeiro que desconfia da água do lugar de destino ou talvez valoriza muito o que ingere. 

Quase todos nós já colocamos bebidas nas malas. As bebidas que mais viajam são os vinhos. Como viajam os vinhos ! Percorrem o mundo nas malas, sempre protegidos. Podemos chegar ao destino e colocar no armário. 
Talvez colocamos uma garrafa na mala pensando em dar ela como presente e acabou  ficando em casa. 
Poderia lhe dizer que fazer isso significa isto e aquilo, mas, me diga se lembra: qual era o vinho que levou na sua última viagem ? Lembrou ? e do sabor será que lembra ? ah é ? Me diga, qual era a sequência de números do código de barras ? Esta vendo... a gente esquece dessas coisas, mas, lembramos da garrafa. Não lembra ? Pelo menos deve ter uma vaga lembrança, ou será que andou comprando mais garrafas ultimamente ? Melhor pular essa parte.


Na mala de uma gaúcha tem que arrumar lugar para uma cuia e uma garrafa térmica. Não pode faltar aquela outra peça que parece um "canudinho" de metal, mas a palavra dele é proibida onde as malas circulam. rsrs Se dizer para alguém do aeroporto que tem isso na sua mala, vão chamar o Esquadrão Anti bombas.


Um raio X de uma mala pode revelar um gaúcho, na mais simples das observações. Sim, porque tem coisas que se destacam no conteúdo de uma mala.


As malas levam presentes e voltam com lembranças.
Quem não leva presentes, na viagem da ida, é porque vai num lugar onde não conhece ninguém.
Quem não traz lembranças, na viagem de volta, é porque ficou muito pouco tempo e o motivo era trabalho e não lazer.
Se não trouxer brinquedos ou doces, muito provável que não tenha crianças pequenas.

 O espaço é curto para falar só do conteúdo.


Atualmente as malas tem rodinhas e um puxador. Isso revela a característica fundamental de uma mala, foi feita para ser puxada e deve facilitar seu esforço. O contrário de tudo isso é a famosa mala sem alça. Diga-se de passagem, sem rodinhas nem puxador.


Isso leva a uma comparação inevitável com um companheiro ou companheira na viagem da vida.


As rodinhas e o puxador continuam necessários. Nem pensar alguém que ofereça resistência ao seu esforço. Ele (Ela) deve deslizar suavemente para onde você esta indo. É um destino comum. O objetivo de ambos é o mesmo. Por ai desconfio um pouco daquele ditado de "os opostos se atraem", em relação a objetivos.


O conteúdo ao comparar malas de companheiros de viagem, depois daquelas coisas triviais e comuns, deve ser equivalente.
Bermudas em ambas malas significa que os dois vão para um lugar parecido.
Agora, uma mala com protetor solar e biquíni, acompanhada de outra com cachecol e luvas para o frio, sinalizam claramente que estão indo para um lugar de termas cercado de neve ou para lugares diferentes.


Quem acha esquisito esse costume de tudo mundo ficar bebendo na mesma "bomba" (aquele canudinho de metal), não faz sentido que na mala leve uma cuia. Então, veja bem como é importante, uma cuia revela toda uma estrutura !


rsrs...


Sabe, tem casos de malas trocadas. Como tem !  Você olha aquele conteúdo e logo sabe que a mala não tem nada a ver com aquele viajante. Parece que a mala tem outro destino e que em algum momento, quando o viajante decidir ir para aquele outro lado, ela vai "empacar".  A mala quando "empaca" parece que grudou no chão, igual mula que não quer andar. Sabia que em espanhol fazer a mala é "empacar" Simples informação, não fique confusa, calma, calma. rsrs


Ah, fazer o que, pior do que andar com uma uma mala trocada e ter sua mala extraviada.


Você esta lá na frente da esteira rolante e já confirmou duas vezes que é esse mesmo o lugar onde deveria estar rodando a sua mala, mas ela não chegou.
Que Deus a proteja desse momento e nunca na sua vida você experimente a sensação de ter que descrever para a funcionária da linha aérea como era sua mala.


Encontrar a mala é sempre algo tranquilizador.
Se a mala pudesse nos ver iríamos sinalizar para facilitar o encontro com ela.   
Algo assim :




Gente, cheguei no GIF, agradeço sua atenção.  Desculpe a brincadeira. 

Só para finalizar: No meio de tudo isso, tem uma mensagem para você...sabe que nada é por acaso.



Nenhum comentário: