sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Café Coffee Kaffee кофе Kava Caffè


Fiquei chocado ao ler no livro "A Ponte para o Sempre" de Richard Bach, na página 25 a 26, quando ele entra num estabelecimento e o empregado oferece, com uma pergunta assim: "Café ?" ele escreveu a frase: "café como  desdejum ? Essa não ! Uma  porcaria amarga... moem de casca de árvore ou algo parecido. -não, obrigado respondi."  


Minha surpresa foi por dois motivos, o primeiro porque nunca pensei que alguém bem instruído pudesse saber tão pouco a respeito do café.
Outra porque gosto desse autor, lí quase todos os livros dele e encontro muitas afinidades com o que escreve, me surpreendeu que ele não aprecie o café, questão de gostos.
Lembrei de um conhecido samba, que aproveito para colocar aqui. 

Isso foi o motivo deste breve artigo,"com sentimento", sobre sensações que o café evoca, como vocês verão.
Pretendo esclarescer com este ponto de vista alguns aspectos dessa bebida, que encanta e fascina uma enorme quantidade de pessoas.

Para falar de café quero entrar pela porta da cozinha, onde estão os aromas e os sabores.

Ao abrir essa porta encontro os profissionais que classificam o café. Sim, o café é classificado, como os vinhos, degustando o sabor e determinando a sua qualidade de bebida.
O senhor Davi Pinto Teixeira é considerado o mais experiente provador do café do Brasil, tem mais de seis décadas determinando a qualidade do café (foto no final) e na opinião dele as mulheres acabarão dominando este setor de degustação e classificação do café.

Também é feita outra classificação avaliando o grão, medindo seu tamanho (peneira) e outros parâmetros de qualidade que vão determinar o "tipo", para conhecer sua pureza e os cuidados que recebeu onde foi produzido e beneficiado.

Vamos ver agora uma belíssima estrela branca:

Essa maravilha é a flor do café. Bela ! Sua beleza alva é singela!
Ela é uma estrela, de cinco pontas, que parece abrir-se ao máximo, suas pontas agudas parecem lanças que avançam em todas as direções.
 

Ela me lembra o esquema do pentagrama traçado na figura humana do "Homem Vitruviano", que foi desenhado por Leonardo da Vinci . A flor do café tem um equilíbrio, algo sóbrio e belo.

E o cheiro ? Inesquecível !!! Lembra aroma de azahar. Intensa fragância de azahar. Muito agradável.

Um cafezal no dia da florada é uma festa alva, os ramos do café parecem nevados.
Nesses lugares onde os homens jamais, nunca, viram a neve, você pode explicar a eles a aparência da neve dizendo: Sabe, a neve é como quando o cafezal esta em flor ! então, eles exclamariam: Ahhh ! então a neve é linda!
O cafezal em flor é muito, mas muito mais lindo que a neve ! As flores soltam uma fragrância maravilhosa!
Acho que já falei. Pois é. É algo que repetiria mil vezes !
A fragrância que exala um cafezal em flor é um aroma que todo ser humano deveria experimentar nem que fosse uma vez na vida !

Obviamente, as abelhas correm, digo, voam atrás dos segredos escondidos na flor do café . Apenas as abelhas sabem. Não sei o que será, mas elas ficam loucas! Pra lá e pra cá, num zumbir incansável! Como se estivessem recolhendo ouro, pegam e guardam, voltando en seguida por mais !

A flor do café é efémera, as abelhas sabem isso também, por isso visitam todas as flores que podem. Pretendem ficar com elas todo o tempo possível, como um amor que o destino quer levar e as abelhas vão curtir enquanto existir.

Depois elas vão fazer um mel...finisimo ! Transformam em mel a lembrança da flor do café ! Que delicioso tributo prestam em homenagem à flor que perfumou os campos.

Bom, a flor vira fruto, com os sábios procedimentos da natureza, onde a abelha fez seu papel. Mas, diga-se de passagem, não é só abelha que tem no cafezal em flor, tem de tudo quanto é bichinho, uma enorme diversidade de insetos, num dia de festa para a vida.

Sim, o fruto. É parecido com uma cereja.
Ao ficar maduro vira vermelho.
Tem umas variedades que são amarelas.
Os galhos ficam cor de rubi. Lindos ! Belíssimos !
Acha que estou exagerando ?

Então, veja rubis de verdade ai ao lado.

E me diga que concorda, levando em consideração que é uma linguagem como se estivesse explicando a um cidadão que nunca na vida viu frutos do café.
Não quero comparar com tomates, nada contra os tomates. Porquê ? É que os frutos do café são preciosos, exóticos, mas, entre os rubis e o café tem outras, digamos, coincidências.

Se você quiser saber as propriedades atribuídas ao rubi, vai encontrar que auxilia na concentração e dá força mental. Considerada uma pedra de energia, que estimula a motivação e a  visualização. Parece que estou descrevendo o efeito da bebida do café. Incrível não é ?

A maioria das pessoas que trabalha na lavoura de café estão acostumados e não percebem as coisas da mesma maneira como as estou descrevendo.
Acontece com outros espetáculos da natureza.
São como pescadores na beira do mar, que não entendem como um turista do interior quase se ajoelha avistando de repente um mar azul-verde turquesa !


Ah, sigamos em frente, que temo ficar sem palavras indo neste ritmo, até chegar ao café ainda falta contar alguns segredos.

A planta de café, o cafeeiro, chega até ai.
Depois que o café esta maduro começa um processo que os homens foram aperfeiçoando ao longo de séculos.
Os países concorrem pela qualidade do café, é uma questão de honra. Influência dramáticamente no preço.
O café é muito influenciado pelas condições de temperatura e de chuvas na hora certa.
Por isso os café de certos lugares de montanha são de uma qualidade melhor.
No entanto, cafés produzidos no mesmo lugar podem ser completamente diferentes, caso tenham recebido tratamentos diferentes após a colheita.

Nossa, a colheita !
É a época em que é necessária mais gente para cuidar da produção.
São muitas as pessoas necessárias para colher o café e, dependendo do lugar, tem um impacto na economia local e regional.
Isso vai depender também do preço do café, que sempre anda num sobe-e-desce histórico.

Porque precisa muita gente ? É que o café é retirado dos ramos a mão !
Existem máquinas que podem ser utilizadas, dependendo da inclinação do terreno e outros aspectos, mas, ainda o método manual é o mais utilizado, apesar de muito oneroso.

Depois o café é levado para iniciar o proceso de secagem, isso geralmente é feito em "terreiros".

Se fosse explicar para alguém da cidade, diria que os terreiros são como grandes áreas de estacionamento rsrs, só que no lugar de carros é colocado o café espalhado no chão.
Nesses "terreiros" o café é seco com o calor do sol, de maneira natural, sendo mexido para que o que estava embaixo também pegue sol.
Essa é a maneira tradicional, mas, existe outra maneira que é o café despolpado. Nesse caso o café cereja é colocado em máquinas para separar a casca dos grãos.
Nos despolpados, depois de tirar a casca, os grãos de café ainda ficam recobertos por uma outra pelicula, denominada "pergaminho" e que parece com a casca do arroz, só que mais fina.
Não conhece a casca do arroz ? Tudo bem, vou colocar uma foto e vai ter uma boa idéia do que é esse tal de "pergaminho". 

No café de terreiro a casca, o pergaminho e os grãos vão ser sêcos no terreiro tudo junto e vai separar só depois que estiver sêco. Quando esta sêco parece um coquinho e por isso é chamado de café em coco.
Ao lado está um grão de café (crú), com parte do "pergaminho" de fora.
Lembra que o café cereja era quase esférico ? Então como é que esse ai tem uma parte plana ?
É que cada fruto de café cereja tem duas dessas, ou seja que tem dois grãos dentro daquele fruto vermelho.

Os dois grãos, quando fazem parte do fruto,  ficam frente a frente pela parte plana e o conjunto é mais ou menos ovalado, meio arredondado.

O café é exportado, principalmente, nessa forma, em grão crú.

No mercado é encontrado, geralmente, já torrado.

Depois disso, todo mundo sabe, vai ser moído e transformado no café em pó.

 
A partir daqui voltamos à cozinha, que foi onde iniciamos esta nossa volta, tentando esclarescer aspectos do café.

Quando se fala no preparo do café entramos no território dos gostos e preferências.
Existem muitas formas de preparo, cada povo tem a sua. Dai que tem o café Turco, o cafezinho brasileiro, o expresso, sem contar as misturas como o Capuccino, até ai tudo quente, mas, tem os cafés frios, que parecem milk shakes.


Um comentário:

Pimenta disse...

Gosto muito do aroma, de saborear um cafezinho, principalmente com boa conversa. Mas me deixou com vontade de sentir o perfume e ver de perto a beleza da flor. Fragrância de azahar? Terei que conhecer ainda. Obrigada pela aula. Onde compro um pé de café pra plantar no meu quintal?