sábado, 30 de abril de 2011

Vegetarianos, uma ética louvável.

Tentei mudar meus hábitos e ser vegetariano um par de vezes na minha vida, seduzido pelos argumentos éticos e a filosofia dos vegetarianos, mas, acabei sempre vencido pelas costumes e tradições alimentares com as que fui criado e que predominam completamente onde eu moro, a tal ponto que o único restaurante que havia, exclusivamente vegetariano, fechou as portas.

Alguns dos argumentos a favor do não-consumo de carne são um tanto polémicos, mas, a grande maioria das razões me parecem válidas, embora impraticaveis, pelo menos no contexto atual.
Particularmente, tenho muita simpatia pela parte filosófica da questão, embora não exista viabilidade, a curto prazo, de implantar essa prática na minha vida, mas, acho que se houvesse uma maior oferta de pratos vegetarianos nos restaurantes, que tivessem um sabor muito agradável, além da parte nutricional, seria capaz de tentar de novo, apesar de gostar muito de um churrasco e ainda mais de frutos do mar. Agora que lembrei destes últimos, sinceramente, jamais serei um vegetariano fiel e convicto, onde tiver uma caldeirada de frutos do mar eu estarei fatalmente perdido rs.

O estilo buffet nos restaurantes tornou-se muito comum no Brasil, talvez por ser muito prático, oferecendo uma grande diversidade, rapidez  e boa apresentação, a um custo tão acessivel que o tornou o preferido para quem trabalha e tem um tempo limitado para almoçar.

Acredito que quando gostamos de algum alimento é porque na verdade nosso corpo precisa dele. É como se, inconscientemente, soubessemos do conteúdo nutricional e isso guiasse nossa escolha quando estamos, com o prato na mão, na fila de um buffet.
Gosto muito de saladas,assim como vegetais de todo tipo. Ultimamente, meu regime básico é de saladas,carnes e frutas. Ao diminuir drasticamente os carbohidratos, inclusive com a abolição do açúcar,  meu peso diminuiu consideravelmente. A diminuição do peso foi visível na balança e por isso estou mantendo a restrição ao açúcar e carbohidratos, mas, ao fazer esse regime estou percebendo nitidamente o efeito energético dos carbohidratos.

Finalizo com um vídeo, espero que gostem rsrs.



http://youtu.be/kBDLpMF78RE

Nenhum comentário: