terça-feira, 24 de maio de 2011

Tolerar ânsia


Ânsia é definido como: s.f. Aflição, angústia, com sensação de aperto na região precordial. Em sentido figurado significa: Tormento de espírito, causado sobretudo por sentimento de expectativa e incerteza.Desejo ardente.
Em sentido figurado usa-se a expressão "sentir ânsias" e no Brasil entende-se que a pessoa está com náuseas, com possibilidade de vómito.

Um significado, não usual, para "tolerar ânsia", poderia ser aguentar para evitar vomitar, segurar para não sujar tudo e também porque isso acabaria sendo violento para o próprio organismo.

Salvo os casos de eventuais intoxicações, por álcool ou outras substâncias, o melhor é aguentar. Em alguns casos, dependendo da substância, mesmo tóxica, não se deve provocar o vómito para evitar danos ao aparelho digestivo.

Quero tratar sobre a "Tolerância", parece que não tem muito a ver com "Tolerar Ânsia"; vamos descobrir as   coisas parecidas que tem entre ambas, além do som.

Tolerância é algo considerado nobre.


No livrinho das atitudes¹ consta : "Uma força interior vem em nosso auxílio quando optamos por uma atitude tolerante diante de desafios importantes. São esses desafios que nos fazem crescer e perceber que é preciso continuar por mais algum tempo, sem criar oposição ou resistência antagónica a alguma situação vigente. Quando uma atitude tolerante se instala dentro de nós é porque queremos suportar alguma coisa por mais um tempo, pois esse tempo irá dar-lhe uma nova e mais elevada perspectiva. Ser tolerante é ser capaz de responder corretamente às circunstâncias, sem se ferir ou magoar, porque o poder interior que vem da alma é reconhecido".

Entendo que tolerância é aguentar com um propósito. Ao sentir que nossos limites estão sendo testados e sabendo isso escolhemos tolerar o incomodo, o desconforto, a situação à qual poderíamos reagir, segurando nossa reação por um bem maior.

As situações que pedem por tolerância estão por todos lados nas nossas vidas.

Toleramos familiares, vizinhos, colegas de trabalho, amigos, conhecidos e desconhecidos.

Quando a capacidade de tolerância é muito baixa, ao não tolerar mostra-se um lado interior pouco vistoso, um tanto áspero, pouco polido, agressivo, que deixa em dúvida aos demais quem foi aquele com a atitude mais ignorante. A baixa tolerância serve também para conhecer algo dentro de nós que percebemos que deve ser trabalhado.

Quando nossa capacidade de tolerância é média, ao não tolerar podemos lançar mão de ironias e um humor ácido que serve para ganhar o apoio dos demais e deixar o agressor cada vez mais isolado. As críticas à pessoa que causa o desconforto não são um sinal de tolerância.

Quando nossa capacidade de tolerância é grande, queremos contribuir para que os outros sejam pessoas melhores. Geralmente temos dificuldade de sentar em cadeiras com respaldo alto, que ferem as asas rs.

Não devemos confundir tolerância com permissividade.

Também não devemos confundir com frases sobre "Tolerância Zero".

A "Tolerância Zero", é um modelo de segurança pública, aplicado com êxito pelo prefeito Rudy Giuliani em Nova York, com a meta de instaurar o hábito à legalidade e que conseguiu reduzir drasticamente os índices de criminalidade. Esta baseada na estratégia denominada"Broken Windows" de autoria de James Q. Wilson's


No Brasil, um quadro cómico usa a mesma expressão, quando são feitas perguntas muito óbvias o Sr. Saraiva responde com "Tolerância Zero" (Sr. Saraiva no salão de beleza http://youtu.be/1M0v8ZFYExo).

A tolerância é explorada em quadros cómicos de pegadinhas, são antológicas as pegadinhas do Ivo Holanda, no conhecido programa do Silvio Santos (SBT-Brasil), onde as pessoas perdem a paciência com as provocações dele. Vejam esta rsrs...


A falta de tolerância pode até ser cómica, esta relacionada sempre com algo ao que damos um valor relativamente alto; No dia-a-dia a falta de paciência é característica marcante da falta de tolerância.
Mais uma da falta de paciência com as provocações de uma pegadinha, vejam na farmácia...

A intolerância é um pouco diferente e esta relacionada com preconceitos. Assume proporções de ódio que historicamente conduziram a guerras e genocídios. A base da intolerância é o orgulho. A crença de se considerar superior e personificar a maldade no outro.

O julgamento é um componente importante da intolerância. Julgar que o outro é mau, é indigno, é malvado, é ruim, é desmerecedor da vida, é inferior...
Perder a tolerância é vomitar, talvez porque estamos intoxicados de preconceitos, talvez porque faltou paciência para segurar o que temos dentro e acabamos sujando os espectadores daquele momento da nossa vida. Não existe um organismo que sobreviva a vómitos frequentes, a vida nos obriga a mudar, a vida nos obriga a tolerar a ânsia, a ser tolerantes para sobreviver. Antes, sejamos tolerantes para que os demais sobrevivam, a paz depende disso.
É necessário semear a tolerância. As sementes da tolerância devem estar na aceitação da diversidade de credos, na aceitação das diferenças, na aceitação das diversas nacionalidades e etnias, devemos ensinar as nossas crianças para que elas sejam tolerantes com os amiguinhos delas, que exista paz.
Sim, a tolerância conduz à paz.

A tolerância num relacionamento é essencial, fundamental, completamente necessária.

Algumas vezes existem pessoas com uma apresentação melhor, que você pensa que estão disponíveis para você, mas, você prefere uma outra que tem "defeitos" aparentes. Por que ? 

Acredito que é pela mesma razão pela qual as pessoas preferem produtos orgânicos, que tem uma apresentação inferior aos produtos não-orgânicos, mas, são produtos harmonizados com a filosofia e a maneira de pensar desse consumidor, que tolera as imperfeições na aparência por um bem produzido sem utilizar agrotóxicos e que acredita será melhor para sua saúde.

Tolerar a quem amamos devia ser a tolerância  mais fácil do mundo. 


Exercitemos o mais fácil, sejamos tolerantes com os mais próximos, tolerância máxima.









¹ O Livro das Atitudes. Ed. pensamento,SP. Sónia Café. Ilustrado. 147 p.

P.S. Versão preliminar com erros a serem corrigidos...

Nenhum comentário: