quinta-feira, 30 de junho de 2011

A Arte de Escolher


Escolher é dificil, quanto mais alternativas pior, quanto mais importante e mais definitivo, como nossa futura profissão, mais dificil é a escolha, porém, preferimos sempre ter a oportunidade de escolher do que não ter a opção de fazer nossa própria escolha. Não aceitamos que alguém escolha por nós numa decissão que sabemos que é importante em nossas vidas.
Isso não é assim para todas as culturas. No discurso de Sheena vamos perceber que nossa maneira de ver as escolhas é muito próxima da maneira como é vista pelos americanos. Talvez seja uma influência dos filmes de Hollywood.
Outros povos entendem as escolhas de maneiras diferentes.

Sheena Iyengar: A arte de escolher | Video on TED.com

http://www.ted.com/talks/lang/por_br/sheena_iyengar_on_the_art_of_choosing.html

Clicando em qualquer um dos links acima vai acessar a palestra sobre as escolhas, que certamente é uma contribuição interessante a um tema sobre o que existe muito para falar.
Lembrando que após clicar nos links vai aparecer uma telinha preta que fica um certo tempo antes do video iniciar, aguarde uns instantes que logo dá inicio. Lembre-se que o vídeo esta "ligado" quando aparecem dois quadradinhos, estando "desligado" se aparece uma setinha rsrs. se estiver com a setinha, clique nela e vai começar. Desculpe pelo básico, mas, já aconteceu comigo de ficar esperando e nada...rs

Um comentário:

*Laudi* disse...

O vídeo me lembrou do filme "A escolha de Sofia": dilema de "Sofia", uma mãe polonesa, filha de pai anti-semita, presa num campo de concentração durante a Segunda Guerra e que é forçada por um soldado nazista a escolher um de seus dois filhos para ser morto. Se ela se recusasse a escolher um, ambos seriam mortos. Muitas vezes, agindo por impulso ou precipitadamente fazemos escolhas que nos levam à frustração, mas ao mesmo tempo, eu acho, que aprendemos a não agir por ímpeto. Lembrando do chá verde e do café, sou do tipo que como 'cachorro quente' com pratinho, garfo e faca, porque me lambuzo toda, eu escolho assim, solito e sou atendida, mas é uma escolha simples, que ser ou não atendida não vai afetar a minha vida em nada, o máximo que vai acontecer é sujar toda a minha roupa...rs. As escolhas podem afetar em muito nossas vidas, muitas vezes levando-a a um final indesejável, cheio de frustrações, mas... como eu penso que é errando que se aprende, jamais me culparei por ter feito uma escolha errada, afinal, serviu de aprendizado.