terça-feira, 11 de dezembro de 2012

12/12/12 Asteróide 4179 o Mais Próximo da Terra

Um asteróide denominado "Asteróide 4179 Toutatis", que mede aproximadamente três milhas de largura, foi avistado em rota de aproximação da Terra e sua órbita nos próximos dias o deixará muito perto da terra.

De acordo com os cálculos não há perigo de colisão, pois no dia 12 de dezembro deste ano (12/12/12) quando vai chegar na sua posição mais próxima da Terra, ainda vai estar a 4,3 milhões de milhas, aproximadamente dezoito vezes a distância entre a Terra e a Lua. 

Em termos astronômicos isso é perto, para entender melhor e ter uma idéia da proximidade veja o esquema a seguir e repare que o Asteróide teria cortado a órbita da Terra  em duas oportunidades no período de um mês e meio. A situação real é menos arriscada do que o esquema mostra, porque não ocorre no plano bidimensional do esquema e sim em três dimensões, o que significa um espaço muito maior.
Veja o esquema neste video:


Mesmo que não haja perigo, tenho a impressão que a mídia internacional deu um destaque muito pequeno ao "evento".

Isso mexe com minha imaginação, veja bem, estamos deixando o fato real para iniciar a partir desta linha uma pequena viagem imaginária, certo ?

O Asteróide 4179 Toutatis, no dia 12/12/12 pela manhã, estava sendo acompanhado pelos telescópios dos observatorios astronômicos do mundo inteiro, quando começou a se dividir em dois ! 
Os físicos não conseguiam entender, isso não era previsto, mas, o fato que foi observado era que uma parte maior continuava na rota prevista e uma parte menor desprendeu-se e começou a afastar-se da parte maior do Asteróide.
Programas de computador dos principais observatórios astronômicos receberam os dados disponíveis e calcularam a trajetória do pedaço menor, que parecia estar ficando para atrás, enquanto a parte maior do Asteróide continuava na rota que tinha sido prevista, o que criou questionamentos de como isso era possível uma vez que tinha perdido massa com a divisão.

Alguns jornalistas que acompanhavam a passagem do asteróide no Observatório Europeu Austral (ESO) no Cerro Paranal, no Chile, foram os responsáveis pela noticia inicial, que logo foi divulgada a nível internacional como uma curiosidade ligada com a data do 12/12/12.
As medições da posição do pedaço menor, feitas pelos principais observatórios mundiais, foram unânimes ao admitir o impossível: o pedaço menor vinha na direção da Terra, sem dúvida nenhuma, porém o tempo do impacto estava sendo difícil de prever pelas controversas a respeito da velocidade de deslocamento.
A noticia já tinha vazado, o mundo inteiro ligou-se nas informações da TV.
As perguntas que todos faziam eram: Em quanto tempo vai atingir a Terra, qual o tamanho dele, onde vai cair?
Para ter uma noção do impacto que teria os físicos eram categóricos em afirmar que não seria uma catástrofe completa, mas, o Tsunami seria provavelmente o maior já visto e o abalo corresponderia a um terremoto de grande magnitude e afetaria muito vários países ao mesmo tempo.

Em poucos minutos as questões mudaram completamente, ao ficar notória a perda de velocidade, algumas igrejas saíram dizendo que era um milagre delas, os fanáticos dos UFO's afirmavam que era uma grande nave aproximando-se, enquanto os astro-físicos fechavam-se em reuniões de especialistas e os exércitos das grandes potencias faziam cálculos de interceptação com mísseis.

Umas horas mais tarde apenas dois grupos continuavam eufóricos: os militares, preparando tudo que tinham, e os ufólogos !

Os astro-físicos foram unânimes em declarar que não era um asteróide, era um objeto constituído de uma liga metálica desconhecida, de tamanho aproximado a 50 campos de futebol, com velocidade cada vez menor, aparentemente velocidade controlada, mas, sem dúvida nenhuma, os cálculos indicavam que não haveria impacto, tudo parecia indicar uma trajetória para entrar em órbita da terra.

O que aconteceu depois ?
Mudamos.
Reconhecemos.
Crescemos.
Tomamos consciência.
Soubemos.


 FIM















Nenhum comentário: