terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

"A Arte de Amar "

 Instruções aos Homens
"Não despreze também as corridas onde rivalizam os cavalos dos nobres. O circo, com seu numeroso público, oferece múltiplas ocasiões. 
Sente perto daquela que lhe agrada, bem perto, nada o impede; aproxime seu corpo o mais perto possível do dela; felizmente, o tamanho dos lugares obriga as pessoas, queiram ou não, a se apertarem, e as disposições do lugar obrigam a bela a se deixar tocar. 
Procure então entabular uma conversa que servirá de traço de união, e que suas primeiras palavras sejam banalidades. De quem são os cavalos que vem lá ? pergunte com atenção, e, imediatamente, o cavalo favorito dela, qualquer um, deve ser o seu.
Se, como é comum, a poeira vier a cair sobre o peito da bela, que seus dedos a removam; se não houver poeira, remova do mesmo modo a que não existe: tudo deve servir de pretexto aos seus cuidados. O manto, muito longo, arrasta-se pelo chão? Segure a ponta e, com dedicação, levante-o do chão imundo.
Olhe também todos aqueles que estiverem sentados atrás de vocês: que os joelhos deles não venham se apoiar com força contra as delicadas costas dela. Pequenas atenções conquistam essas almas sutis"...

 IMAGINE O LUGAR ONDE ISSO ACONTECE
 O circo romano era a maior das instalações destinadas a divertir o povo. A arena, era dividida em dois pela spina formando duas ruas por onde corriam as quadrigas. Era destinada a corridas, espectáculos e representações que comemoravam os acontecimentos do Império. JúlioCésar expandiu o Circo  por volta de 50 a.C., aumentado a pista para, aproximadamente, 600 metros em comprimento, 225 metros de largura, permitindo acomodar cerca de 250.000 espectadores.



















QUANDO FOI  ESCRITO
Ars Amatoria, "A Arte de Amar", um manual de três livros sobre sedução e intriga, foi datado de 2 d.C.
Escrito nos tempos de Caio Otaviano, depois conhecido como César Augusto, considerado o primeiro imperador do antigo Império Romano. Ele mesmo decretou o exílio do autor por supostas questões políticas.

O AUTOR 
Publius Ovidius Naso, conhecido como Ovídio
Nasceu no ano 43 ac e morreu no ano 17 da nossa era.  Consta na Wikipédia que foi autor de Heroides, Amores, e Ars AmatoriaMetamorfoses, Fastos, e Tristia e Epistulae ex Ponto foi também autor de várias peças menores, Remedia Amoris, Medicamina Faciei Femineae, Íbis e de Medeia.

"A Arte de Amar"
A "Arte de Amar" se divide em três livros.
O Primeiro é dirigido aos homens e trata da sedução, incluindo onde encontrar as mulheres na Roma antiga, tais como o Pórtico de Pompéia, os fóruns, teatros, circo, nos festins; O texto no início desta postagem faz parte do primeiro livro.
O Segundo livro é dirigido ao amante e trata sobre como conservar e fazer durar o amor. Prefiro tratar dele na próxima postagem, em breve.


O Terceiro é dirigido às mulheres.
Deterei-me mais nele, a seguir estão os capítulos e trechos de alguns deles.
  1. Os Cuidados com a Pessoa
  2. O Penteado
  3. A Roupa
  4. Outros Meios de Ser Bela
  5. Não se Deixar Ver Durante a Toalete ..."porque mostrar uma obra inacabada? Há muitas coisas que convêm que um homem ignore"
  6. Meios de Remediar os Defeitos Físicos
  7. Outros Artíficios..."De qualquer forma deixe descoberto, do lado esquerdo, a extremidade do ombro e a altura do braço. Isto fica bem principalmente numa pele branca como a neve: esta visão me dá vontade de cobrir de beijos o que vejo"
  8. A Voz
  9. Conhecer as poesias Elegíacas
  10. Praticar a Dança e os Jogos... "Pratique mil jogos; é vergonhoso que uma mulher não saiba jogar; graças ao jogo, muitas vezes nasce o amor"
  11. Não Ocultar seus Encantos ..."O que se esconde fica desconhecido; o que é desconhecido não desperta nenhuma paixão"..."O acaso desempenha seu papel em todo lugar: jogue sempre o anzol na água em que você menos espera pegar um peixe, haverá um ."
  12. Evitem Certas Categorias de Homens ..." Mas evitem os homens que fazem exibição de sua elegância e de sua beleza e em quem cada fio de cabelo tem lugar determinado. O que lhes dizem, dizem a mil outras: seu amor vagabundo não se detém em parte alguma." ..."Entre esses homens , há uns que se insinuam com a enganadora aparência de um amor, e que, por esse caminho, só buscam um lucro vergonhoso"
  13. As Cartas de Amor..."Espere um pouco antes de responder. A espera aguilhoa sempre o amor, senâo durar muito tempo. Nâo se mostre muito fácil aos pedidos de um enamorado, mas não recuse duramente sua proposta"
  14. A Expressão do Rosto
  15. Peça a Cada Um o que Pode Dar ..."Examinem qual habilidade cada um de nós possui e designem a cada um a função que lhe convém. O homem rico dará presentes; o jurisconsulto ajudará com seus conselhos; o advogado irá muitas vezes defender a causa de sua cliente; nós que fazemos versos, nos limitaremos a enviálos. Nosso grupo, mais do que tudo, sabe amar;"
  16. Não Tratar da mesma maneira um Novato e um Homem mais Experiente
  17. Como Agir para ser Amada muito Tempo ..."Favores concedidos facilmente não ajudarão a nutrir muito tempo o amor"... "Eis a razão que impede as mulheres legítimas de serem amadas; é que seus maridos as vêem quando eles querem."
  18. Como Iludir a Vigilância 
  19. Desconfiar das Amigas
  20. Deixar seus Amantes Acreditar que são Amados
  21. Não Acreditar Facilmente na Existência de uma Rival
  22. Maneira de se Comportar nos Festins... "Chegue tarde e que sua beleza só faça sua aparição à luz das lamparinas: a espera aumentará seu valor; ...Mesmo feia, você parecerá bela aos olhos turvos pelo vinho, e a noite bastará para cobrir com um véu suas imperfeições"
  23. No Leito.   
 

Ovídio. "A arte de amar" tradução de Dúnia Marinho da Silva.  Coleção L& PM pocket, vol.248. L&PM Editores

Nenhum comentário: