quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

"A Arte de Amar "



A Arte de Amar
Livro 2

Para ser amado, seja amável, pois não é suficiente a beleza dos traços ou do corpo.
Se você quer conservar sua amiga e não ter nunca a surpresa de ser abandonado por ela, una os dons do espírito às vantagens do corpo.

A beleza é um bem frágil: tudo que se acrescenta aos anos a diminui; ela murcha com o tempo; nem as violetas nem os lírios com a corola aberta estão sempre em flor,e, a rosa uma vez caída, o espinho se ergue sozinho.
Eduque agora o espírito, bem durável, que será o apoio de sua beleza; só ele subsiste até a fogueira fúnebre. Portanto, quem quer que você seja, desconfie de uma beleza enganadora, e além disso, dos atributos físicos, assegure-se do que é mais precioso.

O que cativa sobretudo os corações é uma condecendência hábil: a rudez provoca a raiva e as guerras cruéis. Longe de nós as discussões e os duelos de uma lingua mordaz; doces palavras, eis o alimento do terno amor. 
A amiga, esta, deve sempre ouvir as palavras que ela deseja. Não é uma lei que os reuniu num mesmo leito; a lei de vocês é o amor. Apresente-se com ternas carícias e palavras que encantam o ouvido, afim de que sua amiga se alegre com sua chegada.
É para os pobres que eu componho esse poema, porque, pobre, eu amei; quando eu não podia dar presentes, dava belas palavras. 
O pobre deve ser circunspecto em seu amor; ele deve afastar toda palavra inconveniente; ele deve suportar bem as coisas que um amante rico não suportaria.
Contra os enemigos, a guerra, mas com nossa amiga, a paz, a diversão e tudo o que possa excitar o amor.



Aconselho-o a não dar à sua amiga presentes suntuosos; que eles sejam modestos, mas escolhidos e oferecidos com habilidade.




Se o seu amor tiver uma acolhida pouco carinhosa e pouco afável, suporte tudo e tenha calma; logo ela se suavizará. Seguindo com precaução o curso da água, atravessamos um rio a nado, o que não conseguiríamos se nadássemos contra a corrente.
Se sua amiga o contradisser, ceda; é cedendo que você sairá vencedor da luta.
Ela lhe diz:"Encontre tal endereço", corra para lá, deixando tudo, e que a multidão não atrase sua marcha. 
À noite, quando ela retornar para casa, após um festin, se pedir um escravo, ofereça-se. 
Ela esta no campo e lhe diz: "Venha". O amor detesta qualquer atraso: se você não tem carro, faça o caminho a pé. Nada deve detê-lo, nem o mal tempo, nem a canícula que dá sede, nem a queda da neve que, com seu lençol branco, cobre o caminho.

O amor é uma espécie de serviço militar. Para trás, homens covardes; não são os homens pusilânimes que devem levar os estandartes. À noite, o inverno, as longas estradas, os cruéis caminhos, todas as provas, eis que suportamos no campo do prazer. 
Se você não tem um caminho seguro e fácil para encontrar sua bem-amada, se encontra uma porta trancada, ótimo ! Deixe-se deslizar, caminho perigoso, pela parte do teto aberta; uma janela aberta lhe oferece também um caminho furtivo. Sua amante ficará transbordante de alegria e saberá que ela é a causa do perigo que você correu. Esta será a prova segura de seu amor.



Você prometeu a liberdade a um dos seus escravos; procure fazer que ele solicite isso através de sua amiga. Que a vantagem seja sua, mas deixe-lhe a honra: você não perderá nada em dar-lhe o papel de uma pessoa todo-poderosa.

 Se você deseja conservar o amor de sua amiga, se esforce para fazê-la acreditar que esta maravilhado com sua beleza. Ela brilha com o ouro? Diga-lhe que a seus olhos ela é mais importante do que o ouro.Se ela escolheu um tecido espesso, elogie o tecido que ela escolheu. Se ela aparecer só de túnica, grite: "Me abrace"; mas timidamente peça para ela se proteger do frío. Ela esta penteada com simples fitas ? Elogie as fitas. Ela enrolou os cabelos à ferro? Você deve gostar de cabelos enrolados. Admire seus braços quando ela dança, sua voz, quando ela canta e, quando ela parar, lamente que ela tenha acabado. Seus abraços e tudo que lhe traz felicidade, você poderá festejá-los, e que as volúpias secretas sejam saboreadas à noite.

Possa sua amiga continuar bem saudável. Mas, se, doente, ela sentir a maligna influência do céu, que ela sinta então seu amor e sua dedicação! Semeie o grão que mais tarde você colherá.

Faça com que sua bela se acostume com voçê; nada é mais poderoso do que o costume;para criá-lo, não recue diante de nenhuma dificuldade.Que sua amiga o veja sempre; que ela o escute sempre; que a noite e o dia mostrem o seu rosto para ela.

O amor enfraquece por falta de uma rival.

Não pergunte sua idade, principalmente se ela não estiver mais na flor da juventude.

Detesto a mulher que se entrega porque deve se entregar, e que, não sentindo nada, pensa em seu tricô. O prazer que me concedem por obrigação não é agradável; eu não quero o dever de uma mulher. Quero ouvir palavras que traduzam a alegria que ela sente, me pedindo para ir mais devagar e me conter.



Observação:  Na escolha das frases foi sacrificado o vasto conteúdo mitológico desse livro. Todo o texto acima são frases selecionadas do livro "A Arte de Amar"escrito dois mil anos atrás por OVíDIO , conforme constam na edição e tradução citadas na postagem anterior.

Nenhum comentário: