sexta-feira, 27 de maio de 2011

Uma Regra Divina

Quando era criança gostava muito de colecionar figurinhas. As figurinhas só tinham o nome das imagens, que podiam ser desenhos coloridos ou fotos de animais, plantas, minerais, ou de outras coisas como bandeiras de países, times e jogadores de algum esporte, entre outras coisas.
As figurinhas eram colocadas num álbum. O conjunto tinha uma aparência que para mim era algo assim:

Depois fiz agronomia, nesse curso passei vários anos estudando botânica, zootecnia, solos, entre outras coisas, onde sempre aparecia o nosso sistema de aprender caracterizando os diferentes e depois classificando e formando conjuntos de tudo, inumeráveis, por exemplo:




 
Talvez influenciado por isso comecei a juntar coisas que achava diferentes, tive coleção de moedas e notas (numismática), de selos (filatelia), de cartões telefónicos, pedrinhas, máscaras, entre outras coisas,  por outro lado sempre tive cachorros, já tive dálmata, pastor alemão e outros que junto com os demais formam um conjunto muito simpático.





Depois, ao estudar entomologia, descobri o baú do tesouro... Nossa, foi uma impressão pelo resto da vida, o mergulho profundo na entomologia revelou uma diversidade em todos os aspectos, principalmente de formas e cores inacreditáveis.






Outro ponto de vista foi revelado ao usar o micróscopio. Nesse nível micróscopico tem coisas maravilhosas por todos lados, até uma insignificante gotinha de água pode surpreender,  por exemplo os cristais de água, como pode ser visto nas figuras de cristais de neve, a seguir





 


Tudo isso fundamentou o reconhecimento das diferentes formas, aprendi desde cedo que uma forma diferente pode ser feia, posso não gostar, mas ela é importante porque forma parte do conjunto e sem ela o conjunto fica empobrecido. Se faltar uma figurinha o álbum esta incompleto.

Como homem comparto com os homens as inclinações comuns do género, sendo heterosexual me sinto atraído pela alma feminina, gosto muito do sexo feminino, me fascina mais do que a entomologia rs, diria que sou um heterosexual convicto. No entanto, respeito com maior convicção ainda o direito de cada um escolher o que quer ser.

 As mulheres me lembram de rosas.....................................................................e  de gatas


Acredito em Deus, cresci dentro das tradições católicas, conheci profundamente o espiritismo, tive uma forte influência da biologia mostrando a evolução que para mim é outra Regra Divina, devo ter amigos ateus, gostaria de ter amigos muçulmanos, budistas e de todas as religiões e seitas, desde que não queiram me converter, respeito todos os credos, porque vejo todos fazendo parte de um conjunto.

O mundo é rico porque é diverso, é lindo porque é variado, é interessante porque tem coisas diferentes, é na diversidade que está a beleza e o fascinio.

A diversidade deve ser balanceada para que exista harmonia. O equilíbrio não é sempre quantidades iguais, uma  composição musical equilibrada não depende de quantidades iguais de todas as notas musicais, nem um  quadro fica equilibrado pelo uso de quantidades iguais de muitas cores. O equilíbrio biológico não depende de quantidades iguais de espécies, depende da existência da diversidade. Enquanto maior é a diversificação maior é a estabilidade, na natureza é assim, se houver perca de espécies pode ocorrer um desequilibrio. 

A natureza é diversificada, em alguns lugares do planeta mais e em outros menos, no reino animal mais do que nos outros reinos, mas a vejo como uma regra, a diversidade , Uma Regra Divina.


2 comentários:

*Laudi* disse...

Admiro um colecionador, o colecionador é uma pessoa sensível, que vê beleza onde há, mas nós não conseguimos enxergar esta beleza, pois não nos interessa 'juntar' bobagens, é isso, o que prá nós seria bobagem, para o colecionador tem um valor inestimável. Quanta descoberta Dan fez por ser um colecionador, oportunidade esta que para nós, são conhecimentos que passam despercebidos.

*Laudi* disse...

Estas fotos das coleções são magníficas, lindas mesmo.