domingo, 21 de agosto de 2011

Artigos Importados !

A valorização da moeda de um pais leva a dificultar as exportações e por outro lado facilitar as importações. Essa é uma equação básica.


Uma consequência dessa equação, no Brasil, era ver os artigos importados como caros. Uma herança dos tempos em que  a moeda era desvalorizada e para os importadores no Brasil saia caro o investimento, além do  produto importado ter que concorrer com um produto nacional mais barato.


Nos tempos de moeda desvalorizada, a importação de artigos de boa qualidade, deixou também  a impressão que os importados eram bons.


Os tempos mudaram, o Real esta atualmente valorizado.

Quando a moeda fica valorizada, a situação se inverte. Os importadores, agora com moeda forte, encontram muitas bugingangas, mercadoria barata. Tudo mundo sabe que preço é uma coisa e qualidade é outra.
Seria demais esperar boa qualidade.


O produto nacional fica caro em relação aos importados, com o Real valorizado, provocando uma enxurrada de importações.
A maior parte da população não faz ideia das coisas que estão sendo importadas. Tudo, praticamente tudo esta sendo importado, sem necessidade, não é falta no mercado interno, é oportunidade de negocio, uma mercadoria qualquer que pode ser comprada a um preço mais barato no exterior e vendida mais cara no Brasil.

Tem horas que fico impressionado com as coisas que estão sendo importadas. Fiz umas imagens de um artigo importado.



Vocês vão pensar que é brincadeira, pode ter um lado cómico, mas é verdade. 

Na hora que estava filmando isso tem um lance que a grua dá uma ilusão de óptica e parece que vai mandar "pro espaço" um operário, vejam neste outro a seguir:

Não há como negar a iniciativa e a originalidade do importador brasileiro, vale tudo !





Nenhum comentário: