domingo, 28 de agosto de 2011

Manipulações de um Protozoário


Esta semana me chamou a atenção uma noticia, olhem só o que os cientistas foram descobrir...

A noticia era sobre resultados de  uma pesquisa biológica da Universidade de Stanford (USA).  Tratava-se de uma pesquisa sobre Toxoplasmose  e os ratos, que são HOSPEDEIROS dessa doença. 

Inicialmente confundi com a “Leptospirose”  transmitida por ratos  e  que todos os que bebemos uma cervejinha na lata conhecemos bem, de tanto ouvir falar que a latinha poderia ter sido contaminada pela urina do rato e que a urina do rato transmite essa doença.

São doenças diferentes, uma é causada por uma bactéria e a outra por um protozoário. Outra  diferença  é que  a Leptospirose  pode ser  fatal e a  toxoplasmose normalmente não é problemática, exceto na gravidez. A semelhança esta em que as duas atacam seres humanos  e na sua transmissão  estão envolvidos os ratos.

Mais de metade da população mundial tem anticorpos específicos contra a toxoplasmose, o que significa que muitas pessoas estão ou já estiveram infectadas.

Feito esse esclarecimento,  a pesquisa  dizia que o protozoário ( toxoplasma gondii )   multiplica-se no intestino dos gatos, que são os  que  transmitem a Toxoplasmose aos humanos.  Isso mesmo, ele existe nos ratos e nos humanos, além de outros animais, mas o protozoário somente faz a multiplicação dele no intestino dos gatos.

Os gatos e os ratos são apenas veículos para o protozoário da toxoplasmose. Sendo que ele precisa chegar até o intestino do gato para poder se multiplicar.

Sabemos da conhecida relação entre gatos e ratos.  Antológica.

Era um fato conhecido desde o ano 2000, nos meios académicos pelo menos, que a infecção pelo toxoplasma provocava o interesse do rato "doente" pela urina do gato. A reacção foi denominada “atração fatal por felinos”.


A novidade, que faz uma diferença enorme, é que descobriram onde esta atuando a substância no cérebro dos ratos.  A pesquisa revelou que o protozoário da toxoplasmose,  quando esta no corpo dos ratos, produz uma substância que atua na mesma região cerebral do estímulo sexual.

Sabe o que significa para um rato perder o medo dos gatos? Pior do que isso, sentir-se atraído pela urina dos gatos e ficar andando por ai onde o bichano urinou ?

Quando isso acontece é bem provável que o rato vá parar no intestino dos gatos, que é  justamente o lugar onde  o protozoário  precisa chegar para conseguir multiplicar-se. 
O protozoário não chega no intestino do gato por sorte, a substância que solta no corpo do rato atua de tal maneira que o rato abaixa a desconfiança natural e mais do que isso, na pratica, é atraído pelo gato ! 

Quase não consigo acreditar nisso! Descobriram, simplesmente, que o protozoário manipula o rato para conseguir chegar ao intestino do gato. Um lugar do qual nenhum rato quer ouvir falar.



Nenhum comentário: