domingo, 11 de dezembro de 2011

Ilusão Solar

Todos sabemos. Mas, o que foi que aprendemos ?
Foi a maior ilusão que a humanidade descifrou.
Era uma charada difícil, para todo mundo ver, todos os dias, até hoje.
O sol, a cada novo dia amanhecendo , percorrendo o céu e no ocaso dando lugar à noite.


Qualquer ser humano teria apostado sua fortuna, sem piscar, a favor de que o Sol se movia ao redor da terra.

Era óbvio, ele sempre nascia no leste, fazia o percurso pelo céu e o por-do-sol era sempre no oeste.
Qualquer um que raciocina-se deduzia que para aparecer no outro dia de novo no Leste, era óbvio, que tinha dado a volta !


A humanidade inteira acreditou nisso -sem ao menos duvidar-, era ponto pacífico, mais do que isso, era uma verdade incontestável, com prova à vista diariamente desde sempre, até o ano de 1633.
Foi a crença defendida por Reis e Imperadores, sábios, cientistas da época, o Papa, e não UM Papa, mais de 230 Papas até o Papa Urbano VIII (1623 -1644). O que tem a ver a Igreja com isto ?


Eram tempos da Inquisição, o julgamento de Galileu Galilei foi  realizado pela igreja católica, em tribunal precedido pelo próprio Papa Urbano VIII; nesse tribunal Galileu Galilei foi declarado culpável de heresia e condenado a abjurar das suas ideias publicamente e à prisão perpétua.
 
Até sua morte ele viveu enclausurado e vigiado pela igreja sem poder publicar o que escrevia, morreu em 1642. Trezentos e cinquenta (350) anos depois a igreja católica, em1992, retirou a acusação de heresia contra ele.


Sim, mas o que foi que Galileu fez que foi considerado heresia ?
Ele sustentou que a terra não era o centro do universo !
Ele afirmou que a teoria Heliocentrica de Copérnico estava certa, ao contrário da visão geocêntrica do filosofo Aristóteles.
Não chegou a essa conclusão apenas filosofando, dedicou boa parte da sua vida a observar os céus com telescópio.



Telescópios que ele mesmo fez e aperfeiçoou. Foi contemporaneo de Lippershey, inventor do telescópio(1608). Galileu é considerado o primeiro homem a usar o telescópio para investigações astronômicas.
Observou que a Lua tinha montanhas e calculou sua altura. Ao afirmar que a Lua tinha crateras, "mares" e montanhas foi de encontro contra a crença de Aristóteles que afirmava que os corpos celestes eram  esferas perfeitas e imaculadas.


 
Realizou estudos sobre aceleração. Ficou famosa sua experiência lançando dois objetos desde o topo da Torre de Pisa, para verificar que o tempo que demorariam para chegar no chão era igual, independente do peso. Isso também contrariou teorias de Aristóteles.


A verdade acabou prevalecendo. As ideias de Aristóteles deixaram de ser a verdade absoluta.

O homem abriu mão de considerar a terra o centro do Universo!  Ainda se acha a única civilização com inteligência...  Apesar dos telescópios modernos, como o Hubble, terem fotografado infinitas estrelas e centenas de galaxias, a versão oficial é que a vida inteligente na terra é uma coisa única.
O resto do universo deve ser só para que o homem estude as estrelas e as contemple de noite.


A igreja católica, em defesa de um mundo regido pela visão Aristotélica, por meio do Tribunal do Santo Ofício, acusava a destra e sinistra de heresia pessoas inocentes e após torturas medievais as condenava à morte pelo que elas pensavam !


Um desses mártires foi Giordano Bruno. Um filosofo, estudou teologia na ordem dos Dominicanos. Publicou muitas obras.
Bruno foi além da teoria heliocentrica. Em pleno século XVI afirmou que o Universo era infinito no espaço, eterno no tempo, incessantemente mudando. Era demais para seus contemporaneos. Foi excomungado pelas Igrejas Católica, Luterana e também pela Calvinista.
Na cosmologia de Giordano Bruno existiam  incontáveis estrelas, também existiam planetas onde, assim como na terra, poderia haver vida inteligente.
Isso antes de Galileu Galilei.
Foi queimado vivo por ordem do Santo Oficio, no dia 17 de fevereiro do ano 1600.


Galileu Galilei escapou de ser condenado à morte não porque era um devoto fervoroso, que ia todo domingo à missa, mas porque tinha conhecido durante sua vida homens influentes e com poder, inclusive o próprio Papa e vários que faziam parte da inquisição.



Fico imaginando a cena de quem foi contar a novidade para os povos indígenas rsrs e chegou lá tentando explicar o movimento de rotação e de translação da terra e depois de muito malabarismo, equilibrando as crenças indígenas, conseguiu chegar à conclusão que a terra girava ao redor do Sol.

O pajé e o Cacique devem ter se olhado entre si e ter dito para ele: Isso já sabíamos ! rsrs

Que frustração ver a ciência ser massacrada pela parte do mundo dito civilizada do século XV e XVI, principalmente, em defesa de dogmas religiosos e manutenção do "Status quo".

Estamos no seculo XXI e os favorecidos pelas atuais condições intentam manter a tudo custo o Status Quo, não adianta que tenha ovnis por tudo quanto é canto, não adianta divulgações e relatos, tudo é balão atmosférico ou fraude de photoshop.

A nossa galaxia, a Via Láctea, tem entre 200 a 500 bilhões de estrelas.
Será que a humanidade ainda é capaz de acreditar que no universo de 100 bilhões de galaxias (80 bi a 120 bi), cada uma com mais de 100 bilhões de estrelas, ou seja, num total de estrelas na quantidade de 100 bilhões multiplicado por 100 bilhões...a terra, único planeta abençoado com a vida inteligente !

Até quando atingiremos o ponto crucial da revelação dos contatos com as civilizações extra terrestres ?
Quais os esforços que as religiões estão fazendo para desmistificar tudo ? recebemos filmes que nos acostumaram com a idéia, desde antes de "Guerra nas Estrelas" até um sem-fim de versões mais atuais.
Estou impaciente por esse momento !

Lembro de Friedman, um cientista com muitos anos de trabalho na NASA e um curriculum vitae a toda prova, com livros publicados... aparecendo na TV, com página na internet... incansável na divulgação de tudo que ele sabe, e nada... 
Talvez se o Santo Oficio estivesse ai para pegar e montar um tribunal para julgar o Friedman, quem sabe assim mudaríamos !



OBS
Alguns errinhos de ortografia devem estar passando, mas no português LUSO esta cheio deles, desculpem, ok ?

Nenhum comentário: