domingo, 4 de dezembro de 2011

Jeitinho Brasileiro


Como explicar para um estrangeiro, que não mora no Brasil, que o "Jeitinho Brasileiro" não significa obrigatoriamente corrupção ?
Para quem é brasileiro é fácil entender a diferença, mas, vamos tentar explicar rsrs.
É necessário dizer que no Brasil tem lei para tudo, algumas leis "não vingam", simplesmente "não pegaram", mas existem. Diga-se de passagem, além das leis federais e das leis estaduais, no Brasil existem 5.565 municípios e todos tem         câmara de vereadores criando leis.
Muitas leis são inconstitucionais, aliás é recorde mundial a quantidade de leis federais que o Supremo Tribunal Federal (STF) declara inconstitucionais.
Considerando a nova constituição, no período de 1988 a 2008 foram questionadas pelo STF nada menos que 3.994 leis .
Comparando um mesmo período, no México foram consideradas inconstitucionais 21 leis e no Brasil foram 600 leis. Sem ir ao extremo de comparar com os USA, onde em toda a história americana apenas 25 leis foram consideradas inconstitucionais. (veja: "Brasil é recordista em número de leis federais inconstitucionais").

Esse é nosso contexto, lei para tudo. Conforme o Promotor de Justiça Dr. João Gaspar Rodrigues, em 2002 eram mais de um milhão de leis em vigor ! (veja: "A Inutilidade das Leis").
No link do vídeo a seguir tem um exemplo sobre as leis que não são cumpridas e a opinião dos senhores vereadores do Município, que as estão criando, entre elas uma sobre o uso do cerol na linha das pipas!(http://youtu.be/_LFug_DuOiA
Ninguém discorda que colocar cerol nas linhas das pipas é perigoso para os motoqueiros, mas, precisa uma lei ?  é por isso que tem tantas !


O "Jeitinho" algumas vezes significa driblar o excesso de legislação e, principalmente, as leis inconstitucionais.


Sabemos, pela TV, que há muitas situações em que "dar um jeito" envolveu dar propina para alguma autoridade.
Isso é corrupção, é suborno. Não é sinonimo de "Jeitinho Brasileiro".


A expressão "Jeitinho Brasileiro" também não é sinonimo da maneira de ser dos brasileiros. O cidadão brasileiro tem um jeito de ser, o "Jeitinho Brasileiro" não é sinonimo disso, embora é claro que esta dentro da maneira de ser do brasileiro, mas, não é uma "maneirinha" de como é o brasileiro. 
Se fosse assim, o "Jeitinho Brasileiro" seria ser alegre e gostar de música e futebol, além de ser multiracial e ter origens africanas. Não podemos confundir a expressão "Jeitinho Brasileiro" com a maneira de ser do brasileiro. O brasileiro é tudo isso, mas o "Jeitinho" é um comportamento bem específico.



Vamos comparar o jeitinho com a corrupção.
Você infringiu uma regra de trânsito e de repente tem um policial na sua frente, ele pede documentos, você sabe que esta errada, a multa vai ser muito salgada e você tenta ser simpática, humilde e conta a parte emocional do contexto do ocorrido, talvez citando a urgência por uma emergência familiar ou cordialmente buscando um ponto comum, algo a maneira de desculpa e pede: "Será que não poderia dar um jeitinho"...
Neste caso é óbvio que esta querendo ser perdoada na sua falta, com a possibilidade de "agradecer" até com dinheiro o perdão da multa caso a autoridade sugira algo a respeito.

O exemplo anterior envolve uma fase do "Jeitinho".  Por favor veja os destaques: é um pedido, mostrando uma razão emocional, sendo simpática e humilde.
Pode ser que não consiga e receba a multa, mas o policial vai avaliar seu pedido, isso significa que seu pedido abriu uma brecha na execução pura e simples da norma.
Caso o policial perdoe sua multa e por muito azar do destino, num futuro, volte a acontecer desse policial pegar outra infração sua, dessa outra não vai escapar, a não ser que você seja um mar de simpatia ou de fato tenha uma emergência, caso contrário é bem provável que seja multada. 

A diferença entre o "jeitinho" e a corrupção seria que, nessa mesma situação, alguém diga ao policial: "Olha, vamos acertar isto de uma outra maneira". Isso é um inicio de suborno e, dependendo do policial, vai querer que seja mais explícito o pagamento de propina. Ai pode complicar.
Não tem nada de humildade nem simpatia, esta querendo pagar propina para se ver livre da multa.
Vamos supor que a autoridade seja corrupta e aceite, o sujeito escapou da multa. De fato pode acontecer e para provar isso tem casos que aparecem nos noticiários de TV e jornais.

Isso não é o legítimo "Jeitinho", embora tenha dado um jeito na multa.
Dependendo da autoridade a coisa poderia ter se complicado e ter levado não apenas uma, mas também outra por tentativa de suborno, ou então a autoridade começar a procurar tudo que tem de errado no veículo para "compensar" ter sido considerado corrupto. Não tem cordialidade. Muito diferente do "Jeitinho".

Caso consiga pagar propina e se livrar da multa, por meio da corrupção, na próxima vez que acontecer com esse mesmo policial  vai existir esse antecedente que vai levar ao novo ato de corrupção. Muito diferente do "Jeitinho" onde um caso não estabelece facilidade para a próxima, nesse tipo de situações.

Fica claro que existem diferenças entre o "Jeitinho" e a corrupção.
O "Jeitinho" nem sempre envolve dinheiro, mas sempre existe cordialidade.
Na corrupção sempre tem dinheiro, além de gerar um antecedente que facilita novo ato semelhante e no "Jeitinho" isso não acontece.
Portanto, o "Jeitinho" não é sinônimo de expressões usadas em outros países para a corrupção, não é a mesma coisa que "Mordida" nem"Coima", nem "Pay off", isso é propina, suborno e corrupção.


A diferença é bem clara para os brasileiros e muito sutil para os demais.
A filósofa Fernanda Carlos Borges em seu livro A Filosofia do Jeito, aborda da seguinte forma: "...a especificidade do jeitinho é priorizar a afetividade em algumas circunstâncias, apesar da norma. O jeitinho não é conseqüência de um “atraso” por não sermos indivíduos imparciais. Ele envolve uma outra visão de homem e organização humana. Só damos um jeitinho para quem sabe pedir com um jeito: com humildade, simpatia, urgência diante de uma imprevisibilidade. Diante de um jeito superior ou arrogante não damos um jeitinho, invocamos a lei. Portanto, ele revela um critério ético e uma axiologia sobre um modo de ser no mundo: este modo de ser aceita a participação da imprevisibilidade, da fragilidade, da afetividade e da invenção dentro das organizações".


Uma outra caraterística do jeitinho é apresentar uma solução criativa, usando improvisação e flexibilidade.


Quando tem um problema com o carro, por exemplo, vai a uma oficina e o mecânico diz: "Não se preocupe, vamos dar um jeito".
Dependendo do tamanho do problema que tinha, vai ficar menos preocupada, primeiro porque encontrou o que parece ser a solução, em segundo lugar sabe que não esta mais sozinha com seu problema e agora tem alguém também querendo resolver ele.
Como é um profissional e foi procurar ele na oficina, é obvio que você vai pagar.

Por outro lado, pela maneira de falar dele, a solução parece que não vai ser muito ortodoxa.(rsrs)
Provavelmente não esta falando em trocar uma peça e colocar uma outra original.
Se ele disse que vai dar um jeito, é melhor você  entender que tipo de gambiarra ou "quebra-galho" pretende fazer no seu carro.(rsrs)

Vamos supor uma outra situação, para explicar o "Jeitinho Brasileiro".
Imaginemos que o seu pneu furou. Para sua sorte você esta no centro da cidade, muita gente passando, você tenta resolver  mas não consegue, falta aquela peça ou ferramenta que é necessária.
Alguém para, pergunta se pode ajudar, você aceita e a pessoa diz que "vai dar um jeito"para conseguir a peça ou ferramenta. Sei lá o que ele vai fazer, vai pedir emprestado ou ir pegar no carro dele, mas ele vai conseguir e a usa para trocar seu pneu.

Basicamente é uma situação semelhante, nesses exemplos do carro, alguém disse que ia "dar um jeito" e significa que vai procurar a solução do seu problema.

Depois que o pneu é trocado você intenta pagar e a pessoa diz que não, imediatamente você percebe que se trata de um favor e não insiste, apenas agradece.
Neste caso quem "deu um jeito" não aceitou pagamento. Foi um favor.

Neste casos "dar um jeito" é ser solidário na busca da solução de uma situação problemática, ainda com a  caraterística de inventar algo, improvisando, para chegar na solução.

São inúmeras as situações onde as pessoas desconhecidas são solidárias na solução de um problema seu e não querem dinheiro em troca.

Na foto acima a ex BBB Priscila recebeu ajuda de um moço desconhecido, flagrado pelos paparazzi.

Pode acontecer também com pessoas conhecidas.

O que esta sendo "dado" em troca é o "dever um favor" e isso significa que a pessoa tem um crédito, que talvez nunca jamais vai usar, mas ela ganhou isso ao ajudar de graça. Claro que você vai tentar quitar o débito de alguma maneira.


Quando você diz para você mesma que "vai dar um jeito" significa que vai resolver algo, usando improvisação, flexibilidade, seja como for, mas vai resolver.
Sempre "dar um jeito" é buscar uma solução certa para um problema seu. Mesmo que seja uma solução provisória em função da improvisação utilizada.

Vamos supor que decide que vai dar um jeito de ter um computador em casa, está feito, seja como for. (rsrs)
Claro que isso é brincadeira.(rsrs).


Temos suficientes palavras em português para corrupção, e o "Jeitinho" não é uma delas, porque o jeitinho é algo próprio e único, fruto da história e da evolução da sociedade brasileira, por isso não se diz apenas jeitinho, se diz: o"Jeitinho Brasileiro".
Uma coisa que os estrangeiros não vão entender fácil e para quem quer explicar é pior, muito pior que tentar explicar "saudade".

O "Jeitinho Brasileiro" é sempre uma solução, com um toque de improvisação e criatividade.

Nenhum comentário: