terça-feira, 5 de março de 2013

Carlos Mejía Godoy

O músico e compositor Carlos Mejía Godoy tem uma obra que acompanha a história moderna de Nicarágua, na qual predomina o conteúdo social.

Uma das suas músicas mais conhecidas é a seguinte:



O conteúdo social não precisa ser triste. Um dos personagens que cita nas suas apresentações é Clodomiro, tema da música "Clodomiro el ñajo" e que coloca em situações consideradas cômicas.

Nas músicas de Carlos Mejía Godoy encontramos uma musicalidade diferente, bem caraterística e que é reconhecível em várias das suas músicas.

Usando palavras derivadas da língua indígena misturada com um espanhol falado por pessoas simples do campo, fez esta música engraçada:

Carlos Mejía Godoy nasceu em Somoto (Nicarágua), várias das suas músicas cantam a pátria com orgulho nacionalista, como por exemplo "Soy puro Pinolero", "Nicarágua Nicaragüita" e "Yo soy de un pueblo sencillo".
Essa última, que canta Nicarágua de ponta a ponta, a encontrei numa versão interpretada por um cantor americano na Russia, cantada com leve sotaque num espanhol perfeito, acompanhado não por um conjunto de mariachis e sim por uma orquestra e ainda legendada em russo, uma combinação interessante, veja:



Carlos Mejía Godoy (1943-  ) foi candidato à vice presidência da Nicarágua pelo partido MRS (Movimento Renovador Sandinista), nas eleições de 2006.
Entre as músicas que ele compôs tem várias explicando o funcionamento de armas e munições, que se encaixam dentro do contexto da revolução pela qual passou seu país.
Mais informações sobre sua biografia podem ser vistas neste "Link".

Nenhum comentário: