quarta-feira, 27 de março de 2013

O Primeiro Elemento

A água é indispensável à vida como a conhecemos.
Todos sabemos que ela faz parte do nosso corpo numa alta percentagem (70% a 75 %) e cobre a maior parte da superfície de nosso planeta (71%).

Você sabia que ela, no Universo, está ligada ao nascimento das estrelas ? Segundo Gary Melnick do Harvard-Smithsonian Center (Veja Link): "O nascimento das estrelas é acompanhado por um forte vento de gás e poeira. Quando esse fluxo de material impacta o gás circundante, as ondas de choque que são criadas comprimem e aquecem o gás, produzindo água."
A água está presente no Universo em quantidades muito grandes, por exemplo, na Constelação de Órion, a quantidade de água detectada seria suficiente para encher um milhão de vezes todos os oceanos da terra, de acordo com o professor David Neufeld, da Universidade Johns Hopkins (Departamento de Física e Astronomia)(Veja Link).

Em todas as religiões a água esta presente em rituais de purificação ou de passagem para uma nova vida espiritual.
A porta da entrada na religião católica, por exemplo, é o bautismo na água.
No Islamismo as orações diárias somente podem ser feitas após a lavagem do corpo com água limpa.
Em diversas religiões, como por exemplo no Cristianismo, Islamismo, Hinduísmo e Judaísmo, a água esta presente desde o momento do nascimento até no ritual póstumo.

No "Popol Vuh"(Veja Link), livro dos Maias, a água foi a fonte de origem do universo e a alma da terra. 
Consta nesse livro: “Não se manifestava a face da terra. havia apenas o mar calmo e o céu em sua totalidade.” 
“Não havia nada que estivesse de pé. Só havia a água em repouso, o mar manso, sozinho e tranquilo. não havia nada dotado de existência.”

Mas, por que a água?
O que é que a água tem ?
Quimicamente a água é Oxigênio e Hidrogênio.

O que sabemos desses dois elementos ?


Sobre oxigênio, sabemos que quando o fluxo dele é interrompido a pessoa perde a consciência em apenas 10 segundos. Caso as células do cérebro fiquem sem oxigênio durante 4 a 6 minutos, elas são destruídas.
O cérebro é quem consome mais oxigênio no corpo, apesar de ter cinco por cento (5 %) da massa do corpo, ele consome 20 % do oxigênio que o corpo precisa.
Por isso, na falta de oxigênio, o primeiro que sofre danos imediatos é o cérebro.

Você sabe que o sangue é vital para nós, o coração é importantísimo porque dele depende a manutenção do fluxo sanguíneo, mas, você lembra porquê é que o sangue é tão importante? 
A principal função do sangue é levar o oxigênio.
O sangue têm outras funções, mas, vimos que sem oxigênio o cérebro morre, embora a defesa, nutrição e "limpeza" sejam funções muito importantes, a que leva ao colapso mais rápido é a falta de oxigênio.

Tudo no reino animal é semelhante, todos os animais precisam do oxigênio.
No reino vegetal também, o processo da fotossíntese, que transforma a energia solar em energia química, é a Rainha do reino, mas o CO2 é o cetro e o O2 a coroa, sem eles não há reinado. 

Outra molécula do oxigênio é o Ozônio (O3), como todos sabemos ele protege a terra da radiação ultra violeta do Sol. O filtro vital da vida no planeta.

O oxigênio foi descoberto em 1771. Parece algo tão recente, tendo em vista a sua importância, isso nos dá uma idéia de quanto avançamos nos últimos dois séculos, ou do pouco que soubemos durante tanto tempo.
Será esse o elemento chave da composição da água ?

Vejamos o outro elemento da água, o Hidrogênio.
Ele é o elemento mais simples que existe, tem apenas um único elétron circundante, é o primeiro elemento da Tabela Periódica.
O Sol é formado, principalmente, por Hidrogênio, que representa 92 % do seu volume e 74% da massa solar. 
O segundo elemento no Sol é Helio, junto com Hidrogênio representam 99 % do volume e 98% da massa da nossa estrela.
O terceiro elemento mais abundante no Sol é oxigênio, que representa 1% da massa solar (Fotosfera). 
Para maior informação sobre o Sol acesse este Link.

A luz e o calor do Sol, entre outras coisas, são o resultado da fusão do Hidrogênio.

O que ocorre no Sol não é algo único. 
Na verdade o Hidrogênio é o elemento mais comum no Universo. Representa 75 % da massa do Cosmos.
Apesar disso, na terra ele está longe de ser o mais comum, ocupa o decimo lugar. É um gás muito leve, mas tão leve que a força de gravidade do nosso planeta não consegue segurar ele.
Tudo isso é importante, mas, o que mais impressiona do Hidrogênio é que, de acordo com os cientistas que estudam a Cosmogênese, origem do Universo, o Hidrogênio foi o primeiro elemento conhecido a existir, vindo a seguir o Hélio e o Lítio. 
Por que isso impressiona ?
Estamos falando da origem do Universo, num momento quando nem sequer existiam os outros elementos, nada, o Hidrogênio foi o primeiro. 
Ele continua sendo a maioria do Universo até hoje. 
Hummm, não sentí muita empolgação.  

Vou fazer uma proposta: Vamos ver isso com a imaginação.
Imagine a matéria que compõe o quarteirão de onde você mora. Comprima ela no espaço da cabeça de um alfinete. Sim, com sua imaginação isso é possível.
Nessa cabeça de alfinete comprima agora toda a massa do bairro inteiro, casas, carros, prédios, tudo, sim, pessoas também, não vão passar mal, e agora, comprima a cidade inteira.
Acrescente o país todo, o planeta todo, mais Vênus, Mércurio e Marte, todos na cabeça do alfinete. 
Sua imaginação é boa ? Vamos ver, comprima todo o Sistema Solar, incluindo o Sol, agora mais rápido, toda a Galaxia da Via Láctea e sugue tudo, como um imenso buraco negro, colocando os 80 bilhões de Galaxias, cada uma com 400 bilhões de estrelas, não interessa, comprima tudo.
Pronto ?
Conseguiu ? Façamos de conta que sim. 
Nessa cabeça de alfinete esta tudo e ela tem toda a massa do Universo, pois bem, é hiper denso, infinitamente denso, agora, mantendo tudo, diminua o tamanho da cabeça do alfinete até ser tão pequena que não é mais visível. Mais pequeno ! Mais !
Você agora chegou no ponto em que os cientistas acreditam.
É isso que eles juram, afirmam, publicam livros e trabalhos, fazem palestras e discutem sem parar, aliás isso para eles é ponto pacífico, o que está em discussão é o que aconteceu nos primeiros momentos quando, numa explosão que nem sua imaginação consegue ver, numa velocidade impensável, daquele ponto invisível tudo foi criado.
Daquele ponto invisível altissimamente denso, que detinha toda a matéria e massa do Universo e inclusive o próprio tempo, tudo volta numa explosão a criar nuvens cósmicas, aglomerados e a seguir galaxias, estrelas em formação... sabe qual foi o primeiro elemento a ser criado ?
Hidrogênio.



Seria mágico você ter o primeiro elemento que existiu no Universo? 
Você pode ter.   
Pegue água, ele está lá. O mesmo, desde o primeiro instante!  
Beba Ele !!!
Saúde e Paz.





Nenhum comentário: