domingo, 3 de março de 2013

Mercedes Sosa

Mercedes Sosa ao interpretar a"Cancion del Derrumbe Indio" levantou a plateia do Quinto Festival Folclórico de Cosquin (Arg.), foi a revelação desse Festival e na verdade foi convidada a subir ao palco por Jorge Cafrune sem constar da programação do evento.

Ela sempre considerou essa apresentação como decisiva na sua carreira artística, porque foi um êxito que a levou a ser contratada pela Philips e a seguir fez a gravação de um álbum pela Polygram.

Esse álbum, intitulado "Yo no Canto por Cantar"a tornou famosa, apesar de não ser o primeiro e sim o terceiro que ela gravava.

A música "Cancion con Todos" incluído no disco "El Grito de la Tierra" a seguir:


No álbum "Homenagem a Violeta Parra", no Chile, gravou algumas das suas músicas mais conhecidas: "Gracias a la Vida" e também "Volver a los 17" e que são tão conhecidas que não vou repetir aqui, mas sim colocar uma bela música com um ritmo um pouquinho diferente, vejam:


Fez várias turnês internacionais, na primeira foi para Europa e Estados Unidos (1967), dois anos depois fez sua primeira apresentação no Chile, país com o qual tinha fortes laços.

Durante a época da ditadura na Argentina ficou exilada, a partir de 1979, na França e Espanha, só retornando à Argentina em 1982.

Para finalizar, no seguinte vídeo canta uma das suas músicas mais conhecidas, durante uma apresentação em Viña del Mar (Chile) e ao seu lado León Gieco, veja:

No seguinte link encontra todos os álbuns e a obra de Mercedes Sosa.

Nenhum comentário: