sábado, 12 de novembro de 2011

Envesgar para ver 3D

Talvez nunca antes na sua vida ouviu a palavra "envesgar".
Sabe o que é "Vesgo"? A pessoa que tem estrabismo, que é estrábico, quando os olhos não tem o paralelismo normal.   O estrábico pode ser convergente, divergente e vertical. 

Pois bem, o estrábico convergente é aquele que tem um olhar como se suas pupilas estivessem vendo a ponta do nariz. Envesgar é imitar esse olhar.

O que acontece quando isso é feito é que aproximamos o ponto focal. Imagine que esta olhando uma fotografia a 30 cm (12 polegadas) de distância, ao olhar ela envesgado vai trazer o ponto focal para menos do que isso, vamos supor para 20 cm (8 polegadas) ou menos.

Para que fazer isso ?   Pode fazer para brincar e tirar foto, sempre vai ser interessante, mas, tem uma outra utilidade, inacreditável, que é conseguir ver em 3D. 

Quando olha envesgado 2 imagens idênticas, colocadas uma ao lado da outra, vai aparecer uma terceira imagem no meio das duas. Sem beber nada, apenas envesgando rsrs

É muito interessante. Vai acontecer que a linha do meio que separa as duas imagens começa a se abrir e dá lugar à terceira imagem. Só fazendo para acreditar rsrs

Como é uma questão de treino, a não ser que você seja um felizardo estrábico convergente, deve começar por umas imagens simples, antes de tentar com as imagens duplas. Nas imagens simples o que acontece é que se tem 3 objetos vai enxergar 4, se tem 4 vai enxergar mais do que 4. Sem beber nada !rsrs

A seguir tem várias figuras simples para um treino inicial, pode pausar o vídeo e parar a figurinha, tente o olhar envesgado e o sinal que já conseguiu é quando veja mais elementos dos que tem na figura original. Depois das figurinhas simples vai aparecer uma em movimento, essa você deixa correr sem pausar, ela parece com um tubo espiralado e no meio dele estão atravessando "coisinhas".



Agora que já conseguiu com as imagens simples, vamos para as duplas das que falei.
   
 



Isso é apenas o começo mas é tudo que precisa para continuar sozinha, depois que consiga envesgar pode viajar em imagens que são algo assim como fractais coloridos e que supostamente estimulam regiões específicas do cérebro.
Essas imagens (vídeos) pode encontrar no Youtube, abaixo coloquei um link e ao ver um encontra outros.

O vídeo de onde tirei isso foi produzido pela Fundação Soliris, em espanhol e com a finalidade de exercitar a glândula Pineal. O link é o seguinte:  http://youtu.be/-55hWGPAhzI

As imagens feitas especificamente para usar óculos 3D e que normalmente tem camadas de cores diferentes (vermelho e azul), não mudam olhando elas envesgado, porque estão baseadas em outro principio, o mesmo se pode dizer de outras técnicas, como a que mostra as imagens com pulinhos de lado (Efeito Pulfrich). Outros tipos de óculos existem (obturador ativo). Há uma tendência de conseguir a visão 3D e muitas técnicas estão sendo inventadas nos aparelhos de TV.  No meio disso tudo, é interessante saber que podemos conseguir a 3D olhando envesgado para um par de fotos rsrs.




OBS.
Estou em Curitiba-PR para o casamento de Aline e isso me esta levando a filosofar... acho que vai ser como um oásis, no meio da aridez e o desencanto de tantos desencontros e divórcios, assistir à cerimonia comemorando o amor e ver dois amigos celebrar sua união.



Nenhum comentário: