segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Um Casamento Moderno

Fui num casamento ontem. 

O convite que recebi era bonito, grandão, naquele papel especial de convites de casamento, desenhado naquela letra manuscrita. Foi uma das coisas tradicionais, assim como o vestido branco da noiva, o juramento e o beijo, que continuam como sempre. Além do brinde e o tradicional  ritual das alianças.


Outras coisas receberam a influência dos tempos modernos, a começar pelo lugar e o rito, que não foi numa igreja ou templo e sim no mesmo salão onde depois aconteceu a festa. 
Acho que foi porque ele era divorciado, principalmente, mas poderia também ter sido porque não quiseram fazer dentro de uma determinada religião.
Os convidados assistiram tudo como se estivessem bem perto, porque estava sendo filmado ao vivo e transmitido em 6 telões distribuídos no grande salão. Podiam ser vistas com detalhe as expressões dos noivos.Graças a isso percebi o que mais me emocionou nessa cerimonia, depois conto.

Uma coisa que achei bem moderna foi enviar o presente pela internet, pelo menos no meu caso e de alguns amigos que entramos no site da companhia de viagens e lá estava a lista de casamento, era só escolher o valor da cota e concluir, com a chance de enviar uma mensagem desejando felicidades. 

Algumas músicas no meio acredito que não são novidade, além de citar versos de poemas que tem tudo a ver.
Depois que a cerimonia acabou os convidados continuaram onde estavam, os recém casados se retiraram e depois voltaram, devidamente apoiados pelo protocolo e músicas apropriadas.

Deu tudo tão certo que não tenho dúvidas que ensaiaram muito. Alias, como sou observador, reparei num  momento em que o novo casal estava de saída e caminhando a passo lento, atrás deles vinha a pequena dama de honra, uma menina talvez de uns 4 ou 5 aninhos, que ficou separada deles pela longa cauda do vestido da noiva. A daminha de honra andava com muito cuidado para não pisar na cauda, que avançava a um paso na frente dela e que acabou escapando.
Sem muito ensaio acho que ela pisava encima da cauda rsrs.

A ceia foi no sistema de buffet, precedido de uma pequena apresentação e no final de tudo os recém casados foram em cada uma das mesas. Depois começou o baile, mas eu tive que me retirar antes e não posso dar mais detalhes.


Sim, um casal moderno sem dúvida, já tinham a casa montada e moravam juntos, pouco tempo antes, digamos, menos de um ano. 


Sinceramente, a cerimonia e tudo foi tão perfeito que não teria me tocado emocionalmente, se não fosse por um detalhe, em duas ocasiões, quando estavam junto ao altar, os lábios dele disseram "Te Amo" em silêncio. Vi nela uma surpresa e a seguir sorriu encantada.
Para mim, era o toque que faltava.


Nenhum comentário: