domingo, 20 de novembro de 2011

Viagem ao Oeste

Nosso planeta gira do ocidente (oeste) para oriente (leste). 
O sol sempre sai mais cedo nos países e lugares que estão ao leste de onde nos estamos. 
Por essa direção do movimento de rotação, o sol, a lua e todas as estrelas, "nascem" sempre no ponto oriental (leste).

Os fusos horários são diretamente influenciados por essas posições relativas.

Quando fazemos uma longa viagem indo para o sentido oeste "somem horas". 
Ao comparar o nosso relógio e os relógios do local do destino, existe uma diferença que marca como se tivéssemos existido e o tempo não tivesse sido contado.


Vamos supor que numa viagem a um lugar que fique ao oeste deixemos nosso relógio como esta e que a viagem seja de 6 horas e para facilitar vamos supor que também sejam 6 horas a diferença entre os fusos horários entre os locais de origem e de destino. 

Nessas condições, ao chegar a esse destino nosso relógio estaria marcando 6 horas a mais e todos os relógios do local do destino estariam marcando a  mesma hora em que iniciamos a viagem. 

Caso tivéssemos saído à meia noite, ao chegar nesse lugar seria meia noite do mesmo dia que saímos. Nosso relógio estaria marcando 6 horas da manhã. Como se tivéssemos vivido e o tempo que passou não tivesse sido contado.


É uma coisa mágica !   Ainda que entendamos todas as explicações.


Continuando nessa nossa viagem, ao chegar no aeroporto verificamos que nosso relógio esta com uma diferença e mudamos ele, para que marque a hora certa do local. 
Vamos nos hospedar e como esta de noite vamos para a cama. Dormimos mais ou menos, estamos cansados pela viagem mas um tanto agitados. 
Quando amanhece estamos com fome, acordamos cedo. Porque ? Porque nosso relógio biológico não foi desligado e para ele é hora do almoço.


A partir dai é um desencontro de horários entre nosso relógio biológico e os relógios do local. 

Acordamos de manhã cedo com fome, não temos apetite no almoço e de noite queremos ir dormir cedo. Porém, as pessoas desse local  não acordam tão cedo para comer, nos convidam para almoçar e querem conversar e passear de noite.
Como já sabemos o que esta acontecendo, passamos a colaborar para acertar nosso relógio biológico e começamos a comer menos de manhã e mais na hora do almoço, nos distraindo de noite para não dormir cedo, assim aos poucos vamos vencendo o Jet Lag. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Jet_lag).

Para fazer a adaptação do relógio biológico, supõe-se que é necessário um dia para cada hora de diferença no fuso horário, mas o Jet Lag só vai aparecer em viagens onde as diferenças de fuso horário sejam acima de 4 horas.

Caso a viagem tenha sido nas férias, pode ser que depois de estar acostumado esteja na hora de voltar.


Para amenizar o Jet Lag sugere-se ir se adaptando aos horários do local de destino antes de viajar.


Imaginem agora a tripulação dos aviões comerciais, como vai fazer um piloto de avião para controlar o Jet Lag ? Obviamente que se houver desconforto vão ter que tomar algo para regular.


Quem regula esses ritmos em nosso organismo é a glândula pineal. Ela produz a "Melatonina" e essa substância tem tudo a ver com a regulação do sono e dos ritmos circadianos. Escrevi sobre ela há pouco tempo, porque fiquei impressionado com o que li a respeito.

Conheci uma pessoa que usa, um colega meu de quase 70 anos, mas que desenvolve um trabalho até depois da uma da manhã e tem o sono atrapalhado.
Ahh, lembrando que a Melatonina apenas é produzida pelo nosso organismo durante a noite.
Se não dorme, não é  produzida ! esse meu colega sofria pesadelos e acabaram quando começou a usar a melatonina, conseguindo dormir bem depois disso.


Particularmente durmo tarde da noite, de madrugada, mas, durante a semana de trabalho tenho que acordar cedo, com isso as horas de sono são quase 5. É pouco e são de qualidade inferior que as que teria se fossem 7 ou 8  horas continuas durante a noite, porque a melatonina produzida foi pouca e não deu tempo aos outros processos.
No final de semana acontece de ir dormir mais tarde, uma vez que não tem que ir no trabalho no dia seguinte. A quantidade de horas de sono pode ser compensada, porém agora sei que a Melatonina não foi produzida, porque apenas é produzida na escuridão.
Com isso cria-se um círculo, durante o final de semana, de dormir tarde e acordar tarde. O círculo é quebrado quando chega a segunda-feira. Parece com um Jet Lag.


Bom, no Brasil não tem a Melatonina a venda. Moro em Foz, aqui é a região da triplice fronteira. Estou com ela e vejo que tem 2 formulações, produzidas pela Sundown nos USA.
Depois lhes contarei. Com um detalhe, não tomo nem aspirina. Sou totalmente contra ao uso de "remédios".
Esta seria uma exceção. Porque ? Bem, os Crop Circles para mim são algo muito especial. Quem não esta entendo o que isso tem a ver, explico: a molécula da melatonina apareceu no Crop Circle do dia 23 de julho deste ano (2011). Para não repetir tudo aqui peço para ver o que esta neste blog no dia 10/11/11.

Depois tem outras coisas, a glândula pineal produz serotonina de dia e melatonina de noite. Depois que a melatonina é produzida outras substâncias passam a ser produzidas, entre elas a pinolina. 
São nomes engraçados. 

Hoje não esta funcionando bem o carregamento de vídeos do Youtube para este blog. 
Talvez teria colocado um que trata da Pinolina. Tudo bem, apenas para aquelas pessoas que se interessam, primeiro acessem o You tube, depois coloquem para pesquisar todas as seguintes palavras: pineal serotonina melatonina pinolina. Não tem erro. É um vídeo sobre a importância do sono (em espanhol). Tem uma abordagem esotérica. 

Já que não posso colocar esse vou colocar outro sobre lustres de hotel.
O que tem a ver tudo isso com lustres de hotel ?
Vejam:



Pois é, não parece parte de um sonho ?






Nenhum comentário: