sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Salsa


Um dos ritmos latinos mais conhecidos é a Salsa. Na história da música latino americana sua aparição é relativamente recente.
O disco que é reconhecido como inicio do género musical Salsa foi gravado em 1974 por Willy Colón e Rubén Blades.
A raiz da Salsa é cubana e vem de um ritmo denominado "Son Cubano".

"Son Cubano" é da primeira década do século passado (1910) e entre os nomes das bandas que se destacam na sua história deve-se mencionar o "Cuarteto Oriental" que depois deu origem ao "Sexteto Habanero", la "Sonora Matancera", "Banda Gigante" (Benny Moré) e "Casino de la Playa". O "Son Cubano" por sua vez nasceu da "Rumba".
Devido ao embargo económico imposto a Cuba, houve uma separação na evolução musical do Son tocado no continente e na ilha. Em Cuba o ritmo "Son" continuou sendo chamado com esse nome, derivando depois na "Timba Cubana" e ambos estreitamente ligados à Salsa.

Da mesma maneira que a música foi havendo modificações nas danças do "Son" e da "Salsa".
Inicialmente os pares dançavam soltos. Acima esta, em velocidade mais lenta, o principal passo da Salsa.

 Outro passo básico é esse a seguir.
No inicio, quando ainda era "Son", os movimentos eram mais exagerados que os atuais.
Depois a dança mudou para o entrelaçamento dos pares, isto foi uma influência dos franceses que estavam em Cuba.  Não eram turistas franceses em Cuba ! Tem algo interessante aqui, vamos  explicar melhor isto...

SALSA Também é Cultura
Os franceses chegaram em Cuba fugindo da revolução do Haiti (1802-1804). Depois houve imigração francesa de outros lugares, mas, no inicio foi a independência do Haiti, ex colónia francesa, que levou um grande número de imigrantes franceses a Cuba.
É interessante notar que entre os refugiados havia escravos (haitianos) que levaram o ritmo "Tumba Francesa" para Cuba.
Tumba em espanhol significa túmulo, mas não se tratava de um desejo dos escravos de ver o túmulo dos franceses (rsrs). Tumba Francesa é um ritmo que mistura som da África Ocidental com musica tradicional francesa. O nome vem do instrumento predominante, o tambor, denominado "tambours" em francês e dai para tumba não foi mais que um passo. 
Depois que os imigrantes franceses estavam instalados em Cuba, muitos foram novamente expulsos em 1808, perseguidos pela guerra entre Espanha e Francia.  
Lembrando que Espanha foi invadida (1808) pelo exercito francês de Napoleão Bonaparte e sendo Cuba uma colónia da Espanha naquela época, não facilitou a vida dos franceses por lá.
Muitos franceses expulsos de Cuba foram para Lousiana (USA), antiga colónia francesa, que já era um território onde franceses haviam se refugiado da revolução haitiana, reforçando a influência do ritmo Tumba Francesa no berço do Jazz.

Como tudo mundo sabe a Salsa tem giros. A continuação um giro simples frontal.

e outro giro simples invertendo posições, a seguir:
A Salsa, como música, esta ligada -depois de Cuba- com a cidade de Nova Iorque (New York,USA). Foi lá que os imigrantes latinos deram sua contribuição no caldeirão musical, onde foram colocados todos os temperos para a Salsa. 
Apenas para citar a origem de alguns dos famosos nomes ligados com a Salsa:
Willy Colón, nascido no Bronx, New York(USA), seus pais eram de Porto Rico.
Johnny Pacheco, originário da Republica Dominicana. Músico e criador de Fania Records, principal difusor da Salsa.
Rubén Blades, nasceu em Panamá. Autor de "Pedro Navaja", entre muitas outras.
Celia Cruz, nasceu em Cuba. Foi a cantora da banda Sonora Matancera. Uma das suas músicas é "Azúcar !"

Acima um passo de Salsa com giro da dama e abaixo um giro do par.


A  Salsa, como música, passou depois por uma fase denominada de "Balada Salsa" e depois por outra conhecida como "Salsa Romântica". As caraterísticas dessas fases refletem o esforço de sobre vivência, para se adaptar ao mercado consumidor e fazer frente aos outros estilos musicais concorrentes. 

Bem, o homem gira de vez em quando rsrs, a seguir giros de ambos.

E a salsa continua seu caminho, apesar dos saudosistas que lembram de uma percussão mais forte e maior criatividade, a Salsa continua mudando a parte da melodia, como se observa na Salsa Colombiana, e re-encontrando a versão cubana na Timba. 

Para finalizar, um passo bem legal.



OBS.:
Caso os GIF ainda não estejam na velocidade normal favor dar um tempinho e logo vão ficar bem.
No canal de Carlos Morales (rius64  no YouTube) encontram-se excelentes vídeos de dança, dos quais foram feitos os GIF aqui mostrados. Os dançarinos, de acordo com Carlos Morales, são:
Fernando e Becky, ambos vestidos de preto. Também onde Becky esta de vestido azul.
Gary e Melissa, a dama loira de vestido vermelho e também na última com vestido preto.
Gary e Becky, apenas ele de camisa vermelha, no par girando.

Nenhum comentário: